Rádio Agência anuncia Oi FM em São Paulo

A chegada da Oi FM em São Paulo é o principal destaque de hoje do site Rádio Agência. A reportagem afirma que a rádio deve estrear no mês de julho e que "todas as informações obtidas apontam para o prefixo 94,1 MHz" como freqüência a ser ocupada. Atualmente, é transmitida em 94.1 a programação popular da Rádio Atual FM, do político e empresário José de Abreu (irmão de Paulo Abreu, da Rede Mundial - ex-CBS).

ENTRA OI...
A Oi FM é uma iniciativa pioneira na tal da "customização de rádios" e está no ar há três anos. Atualmente, é sintonizada em seis praças (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Recife, Fortaleza e Uberlândia), sendo a maioria das freqüências arrendadas. O site especula que, em São Paulo, "os valores negociados no contrato podem chegar a 5 milhões de reais ao ano".

A programação musical equilibra músicas novas e antigas numa mistura diferenciada de pop, rock e MPB, chegando a reservar espaços específicos para reggae, música eletrônica e até jazz! Tudo isso com plástica de rádio "jovem" (sem as meninas estridentes, por incrível que pareça) e, pelo que ouvi, sem o tradicional emocore (ou punk pop) de bandas como Fresno, CPM 22 ou NX Zero, obrigatórias em rádios jovens. Bem diferente da programação de "time que está ganhando" das concorrentes... E bem legal!

Mas a programação musical nem é o foco da Oi, que aposta no rádio para impulsionar a popularidade (e venda) de seus celulares, buscando convergência entre os dois meios através da divulgação de serviços da operadora e do uso de ferramentas de interatividade, como, por exemplo, a escolha entre duas músicas pelo envio das palavras ADORO ou ODEIO via SMS. É verdade que as ferramentas de interatividade são mais velhas que andar pra frente ("Transa a Três" e "Triplicidade" que o digam), mas funcionam para associação de marca. E devem funcionar bem, se não a rede não teria crescido nesses três anos a ponto de chegar em São Paulo com o contrato milionário que estão falando!

Não é de hoje que a vinda da Oi FM para São Paulo é notícia. Em abril os sites Tudo Rádio.com e Brasil Rádio News haviam divulgado que a Oi estava procurando uma emissora interessada em firmar a parceria e que esperava atingir o mercado paulistano ainda neste ano, sempre apontando a previsão de estréia para o segundo semestre. O Radio Base também já havia comentado "há muito tempo" sobre o assunto, como eles lembraram hoje.

E SAI ATUAL!
A Atual é uma rádio popular, que atualmente mescla forró e música sertaneja em sua programação musical. Em AM já esteve no ar pelos 1370 KHz (atual Rádio Dacidade) e 1230 KHz (atual Rede Boa Vontade).

A estréia em FM aconteceu na segunda metade da década de 90, usando o nome Apollo e tocando axé music em todos os horários. Era o auge do axé na mídia, com todas as dancinhas possíveis tomando conta das rádios populares e até de algumas jovens, e a Apollo resolveu se especializar no gênero. Foi arrendada pela igreja Deus é Amor num período de decadência do ritmo, mas voltou em 2005 com programação semelhante, dessa vez direcionada ao público jovem.

Em 2006, resgatou a marca "Atual" e resolveu investir no público popular. Teve um período interessante, com programas como "O Som do Barzinho", que tocava clássicos da "MPB de videokê" no final do horário comercial. Chegou a ser anunciado um projeto que deixaria a gestão da rádio a cargo da produtora Conteúdo Radiofônico, mas parece que o negócio não emplacou. Pra falar a verdade, nem sei se a parceria acabou ou mesmo se chegou a ser concretizada. Se existiu, não foi da forma como haviam prometido: a Atual receberia um grande investimento, mudaria para a sede da Conteúdo Radiofônico e seria "transformada" numa rádio popular forte para concorrer de igual pra igual com Nativa ou Transcontinental.

"GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA"
A notícia faz sentido, primeiro por falar sobre a freqüência de uma rádio que ninguém lembra quando lança um boato desse tipo, e segundo porque a Atual não está em seus melhores dias (já teve uma programação bem mais "entusiasmada" e, por conseqüência, mais criativa e atraente). Pra completar, tanto o site da Rádio Atual quanto o site da Conteúdo Radiofônico estão em branco. Antes, pelo menos no radioatual.com.br havia uma mensagem dizendo que o site estava em manutenção.

Mas a gente sempre lê esse tipo de notícia com um pé atrás porque de vez em quando aparece alguma especulação sobre uma rádio nova/famosa no lugar de alguma emissora existente. Se dissessem que a Oi estrearia em 107.3, nem me daria ao trabalho de postar nada sobre o assunto, ainda que ficasse na dúvida.

Caso a mudança se confirme, não vai ser o motivo da morte da Atual. Paulo Abreu (o irmão) tem umas 350.000 freqüências por aí! Quem sabe a Atual não volta aos 1370 KHz com a programação dos anos 90...

Comentários

  1. BOa noite,gostaria de pedir a gentileza de me informar se a radio atual votar em outra frequencia,achei um derespeito com ouvintes e principalmente funcionarios,bom mais vindo de politico não podia se esperar menos que isso.Pois a visão deles em se tratando de respeito basta alguns milhoes no bolso que não se fala mais nisso.Nem ao menos então idiotas a radio vai sair do ar e pronto.Bom desculpe a ignorancia mais gostava dessa radio sei p q para muitos e brega mais eu assumo sou brega e com muito gosto,Desde ja fico grata.

    ResponderExcluir
  2. katia,

    obrigado por ler o blog e pelo comentário! assim que souber alguma coisa sobre a atual, vou postar aqui!

    quanto à rádio ser brega, acho que cada público merece seu espaço. mil vezes uma atual que 20 emissoras copiando a jovem pan, por exemplo! com tantas emissoras e tanta gente em são paulo, acho que tem públicos que poderiam ser atendidos ou melhor atendidos e não são, da mesma forma que tem muita repetição desnecessária!

    mas, como vc falou, o que manda é o dinheiro (não só no caso atual/oi)!

    abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas