Giba Um: Estadão já foi vendido para a Globo

Não sou adepto do Ctrl+C, Ctrl+V "na íntegra". Aliás, detesto quem faz só isso! Antes dez textos diferentes, mesmo que uns oito não sejam tão bem escritos, que dez iguais em sites ou blogs diferentes. Texto igual não acrescenta nada, só faz volume!

Mas vou abrir uma exceção nesse caso, porque é um assunto que tem poucas informações: a suposta venda do Estadão para as Organizações Globo.

Segue texto integral da coluna do Giba Um de hoje:

Estadão vendido
Confirmando notas que já vinham sendo dadas pela coluna, nas últimas horas o jornal O Estado de S.Paulo e demais veículos do grupo já teriam sido vendidos para o grupo Globo, do Rio de Janeiro. Cada um, dos seis principais integrantes da família Mesquita receberiam R$ 90 milhões e o grupo Estado teria se comprometido a deixar o passivo trabalhista zerado (as demissões já começaram, a partir dos jornalistas mais veteranos e de maiores salários). Antes, o grupo Estado conversou com os grupos Folha e Abril: não quer ser acusado de monopólio e enfrentar uma guerra. O Jornal da Tarde seria fechado para não conflitar com o Diário de S.Paulo. E um detalhe: há meses, Ricardo Gandour, que dirigia o Diário de S.Paulo transferiu-se para o Estadão.

A reportagem do Portal Imprensa tentou apurar o fato. Abaixo parte do texto disponibilizado no site:

Procurada pelo Portal IMPRENSA, a assessoria do Estadão não confirma a venda. Alega que a informação não procede, e que a posição da diretoria é negar o boato. As demissões também não teriam relação alguma com a suposta venda; seria um plano de demissões voluntárias relacionadas a uma questão estrutural da empresa.

A assessoria das Organizações Globo também negou, e disse que a informação sobre a compra do Estadão não procede.

No espaço para comentários do Portal Imprensa, o leitor Ary lembrou que "onde há fumaça, há fogo" e que "a fumaça nesse caso está ficando cada vez mais espessa". Mas por que, a essa altura, as duas partes estariam negando?

Eu espero que não seja verdade! Acho o Estadão muito parcial (já até postei aqui sobre isso), mas também acho que a grande mídia já é muito concentrada mesmo com o Estadão sendo independente. Imagina como extensão da Globo!

SAIBA MAIS
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/06/06/imprensa20019.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas