Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2008

184 emissoras de rádio e TV funcionam com concessões vencidas

A Folha de São Paulo de hoje traz como destaque do seu caderno Brasil um tema que não é novidade: o funcionamento de emissoras comerciais de rádio e televisão sem outorga. Segundo a reportagem, “há casos de emissoras que estão com as concessões expiradas há mais de 20 anos e cujos pedidos de renovação de outorga ficaram emperrados no Ministério das Comunicações e no Congresso Nacional”.

As famílias dos ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor estão entre os proprietários das mais de 180 estações que funcionam nessa situação, conforme quadro publicado na Folha Online (reprodução abaixo).


Os proprietários procurados pela reportagem de Elvira Lobato afirmaram que a documentação para renovação foi entregue no período previsto por lei. O texto do jornal informa que muitos pedidos foram arquivados por tramitarem por tempo superior ao período de renovação solicitado.

O Ministério das Comunicações declarou que a situação é legal, que as empresas podem continuar funcionando sem outorgas (ou c…

Prédio da Bloch sem compradores

Mais um capítulo da última e mais duradoura novela da Manchete - a que envolve o pagamento das dívidas do Grupo Bloch aos ex-funcionários - aconteceu na semana passada. O desfecho do capítulo tem cara de reprise, mas o registro é válido, até pra não deixar a informação passar batida por aqui.

Em 26 de agosto comentei uma notícia sobre novo leilão do edifício sede da Bloch Editores, marcado para o último dia 17. O lance mínimo previsto era de R$ 39,9 milhões.

A tentativa de venda ocorreu na data marcada, mas terminou sem compradores. O leiloeiro Fernando Braga disse ao Comunique-se que "25 empresas de grande porte demonstraram interesse, mas nenhuma apresentou proposta", devido à "indefinição da crise no mercado americano".

A reportagem informa que o valor mínimo não seria capaz de saldar as dívidas nem dos processos trabalhistas já julgados, uma vez que estes totalizam R$ 15 milhões em débitos e que a Fazenda tem prioridade no recebimento de R$ 25 milhões. Ex-funcioná…

Texto inédito na coluna do Tele História

A minha coluna desta quarta no site Tele História explora um tema recorrente, mas longe de ser esgotado: a Igreja Mundial na Rede 21. O texto é, basicamente, uma compilação de coisas publicadas aqui desde agosto, de forma mais resumida. Há quase dois meses da "estréia" do apóstolo Valdemiro em quase todos os horários, serve como um balanço da nova Rede 21.

A igreja da Rede 21 - ou a Rede 21 da igreja

O assunto não é mais novo, mas a polêmica que causa parece ainda estar longe de acabar. E não é sem motivo: a ocupação de 22 horas diárias da programação da Rede 21 pela Igreja Mundial do Poder de Deus "divide" a opinião pública desde o momento em que o fato foi noticiado pela primeira vez, na coluna "Canal 1" de 02 de agosto (disponível aqui na TH).

Uma "divisão" com merecidas aspas. De um lado, fiéis da Igreja Mundial, a locatária do espaço, e uma parcela de evangélicos entusiastas da programação religiosa ilimitada no rádio e TV. Do outro, telespect…

Aimoré: "Quem escuta ondas curtas hoje?"

O post da quarta-feira passada sobre o arrendamento dos canais da Rádio Globo do Rio de Janeiro e São Paulo em ondas curtas, reproduzido no dia seguinte no Radio Base, gerou comentários lá e aqui. A maioria dos leitores recriminava o abandono da Globo à faixa de freqüência e a priorização do uso das concessões como fonte de renda garantida. Mas um comentário do Dionisio Codama, o Aimoré dos arquivos sonoros, chamou especialmente a atenção.

Segue o texto:

"Olá Anderson Diniz, faço-te uma pergunta:
Quem escuta ondas curtas hoje?
Eu digo: Um em um milhão.
Quem gosta de ouvir barulho ionosférico (chiado)? Quem suporta desvanecimentos da onda (ela some por alguns segundos, fica distorcida por inversão de fase)? Quem aprecia ficar ouvindo o ruído causado pelas lâmpadas fluorescentes? Quem gosta de ouvir rádio com interferência das fontes chaveadas de aparelhos eletrônicos (computadores, carregadores de pilha)? Os níveis de ruído aumentarão com a internet via rede elétrica. É por isso que o …

Oi FM expande em SP e operadora planeja TV

A Oi FM inaugurou nesta semana sua afiliada no litoral sul de São Paulo (102.1 MHz - Peruíbe), dois meses após a estréia da primeira retransmissora no estado (os 94.1 MHz da cidade de São Paulo, como noticiado aqui na ocasião). A Oi FM Litoral substituiu a programação da CBN na freqüência.

A mudança aconteceu na manhã da quarta-feira (17/09), mas no dia anterior já não existiam mais noticiários locais na CBN, enquanto "algumas vinhetas com os dizeres 'Oi FM Litoral 102 ponto 1' estavam presentes na grade de programação", de acordo com informações do Tudo Rádio.com.

Nos próximos dias, a região de Ribeirão Preto deverá receber nova afiliada da rádio, provavelmente em 94.1 MHz (atual Melody FM). O www.oifm.com.br/sp chegou a anunciar a freqüência como pertencente à operadora na região, desenvolvendo, inclusive, um site específico para a mesma, provisoriamente fora do ar.

E quem pensa que a expansão da Oi na mídia eletrônica vai ficar só no rádio está enganado: na terça-fei…

Observatório do Direito à Comunicação: Poder econômico determina quem ganha licitações de canais

Segue reprodução da matéria de Jonas Valente para o Observatório do Direito à Comunicação, explicando os critérios para as licitações dos canais de rádio e TV. O texto detalha como o Estado - independente de que partido esteja no governo - alimenta a concentração da propriedade no setor de radiodifusão beneficiando as empresas que têm mais dinheiro, ao mesmo tempo em que continua mantendo brechas para que as concessões "educativas" sejam usadas com finalidade política.

Poder econômico determina quem ganha licitações de canais
Jonas Valente – Observatório do Direito à Comunicação
10.09.2008

O uso de outorgas de radiodifusão como moeda de troca é fato largamente estudado por acadêmicos e investigado por reportagens de veículos de imprensa. O episódio histórico mais emblemático envolveu o presidente José Sarney, que distribuiu 257 concessões apenas no mês que antecedeu a promulgação da Constituição Federal, setembro de 1988. O mandatário agraciou 91 deputados constituintes e obteve…

Sistema Globo de Rádio retransmite Igreja Deus é Amor em ondas curtas

Estava ouvindo, outro dia, o prefixo da Rede Universo de Rádios (da Igreja Pentecostal Deus é Amor) e notei algo curioso: a inclusão da Rádio Globo de São Paulo Ltda. e da Rádio Globo S.A. na relação de "afiliadas" da igreja. E constatei que as rádios não são homônimas às tradicionais emissoras do Sistema Globo de Rádio em OC. São elas, mesmo.

Um comentário de Dionisio Codama num post do Radio Base sobre a suposta venda do Grupo Estado para a Globo (27 de junho), esclarece que "a Rádio Globo de São Paulo alugou dois transmissores de ondas curtas - 49 m e 31 m e a rádio Globo do Rio de Janeiro alugou os dois transmissores de ondas curtas - 49 m e 19 m para a Igreja Pentecostal Deus É Amor". No início desse mês o jornalista Célio Romais, que mantém um blog com notícias sobre ondas curtas (tema sobre o qual é pesquisador) confirmou a informação, "conforme José Moacir Portera de Melo, de Pontes e Lacerda (MT)".

O "abandono" da Globo e a tímida repercu…

Rádio Dacidade estréia site

Entrou no ar na semana passada o site da Rádio Dacidade (AM 1370 KHz - São Paulo), desenvolvido pela AgênciaDot. Comunicação. A AgênciaDot. é responsável pelo desenvolvimento das páginas de diversas rádios, incluindo boa parte das emissoras da Rede Mundial de Comunicação (Kiss, Scalla, Mundial, Tupi FM e Terra FM).

O endereço é o www.amdacidade.com.br.

O site fala um pouco sobre a rádio na página institucional e no blog, disponibiliza podcasts de alguns programas e tem como diferencial a seção "Bairro a Bairro on-line", onde o ouvinte cadastrado pode criar tópicos para reclamar dos problemas de seus bairros em grupos de discussão divididos pelas regiões de São Paulo.

A Rádio Dacidade está no ar desde 25 de janeiro de 2007 com um posicionamento diferenciado: a prestação de serviços. Alguns programas têm ingredientes de AM popular (como horóscopo, receitas ou notícias sobre o meio artístico), mas a maioria das atrações é voltada à “utilidade pública”. Seu melhor ponto está na pro…

TVGD é lançada oficialmente

A TVGD - TV Geração Digital, projeto do jornalista Pedro Paulo Carneiro já comentado aqui e na coluna do blog no TeleHistória, vai ter seu lançamento oficial (ou o "coquetel de lançamento da pedra fundamental") para a imprensa e convidados hoje.

A festa vai acontecer a partir das 22h na MELT, no Rio de Janeiro. Na ocasião os convidados irão conhecer a programação do canal TVGD, assistir um show da banda Os Impossíveis e gravar ao vivo depoimentos no sistema FunClick.


Recentemente foi lançado o site da TV, desenvolvido pela INTERATIA Sistemas de Informação, com apresentação mais detalhada de todos os programas previstos para ocupar a grade a partir de março de 2009, incluindo alguns programas não apresentadoos no blog anterior. O endereço do site é o www.tvgeracaodigital.com.br.

Continuamos acompanhando. Qualquer novidade, publico aqui!

SAIBA MAIS
http://midiaclipping.blogspot.com/2008/07/vem-a-tvgd-tv-gerao-digital.html
http://www.telehistoria.com.br/thnews/colunas_integra.asp?id=…

2º Encontro Nacional Rádio e Ciência

Divulgado no blog da Magaly Prado, com informações extraídas do site do evento:


O II Encontro de Rádio e Ciência, realização do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal de Minas Gerais, acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2008, no Campus Pampulha UFMG, em Belo Horizonte. A programação prevê palestras, mesas redondas, painéis de experiências, oficinas e espaço interativo para troca de informações. Um dos objetivos do Encontro é estimular o uso do rádio como veículo de educação científica, contribuindo para a formação de profissionais e interessados por meio de conhecimentos qualificados e da troca de experiências. Por isso, o Encontro busca reunir profissionais das rádios educativas, universitárias, comunitárias e das rádios públicas em geral, além de professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em divulgação científica por meio radiofônico. O II Encontro Nacional de Rádio e Ciência acontecerá no Prédio da Reitoria, no Campus Pampulha da UF…

Parece, mas não é

Falando sobre comentários, acabei de habilitar a opção do Blogger que envia e-mails quando algum post é comentado. Antes só dava uma olhada nos posts mais recentes, o que fazia "perder" algum comentário de um post mais antigo.

E o feedback aqui tem pouca quantidade, mas muita qualidade. Em 20 de agosto, um post do leitor Marcio esclareceu uma dúvida minha comentada num post de 20 de junho sobre a Metropolitana FM. No texto comentava sobre a semelhança das vozes padrão de várias emissoras:

"Parece que as vinhetas da Metropolitana criaram um novo padrão nas rádios jovens! As meninas histéricas gritam também na 89 ("primeiro na Metropolitana") e a voz do locutor é idêntica ao da 89 até ao da nova Clube FM dos Diários Associados - e não duvido que seja o mesmo nas três."

Segue o texto do comentário:

bom a respeito das vinhetas o locutor da 89 é o waguinho voz padrão,ja a voz das vinhetas da metropolitana é do windson clay e a voz das vinhetas da Clube é do Caio C…

Erro no comercial do TSE. Não é que tem mesmo?

O Rodney Brocanelli, do Rádio Base, achou um erro de continuidade no filme "Círculos", criação da W/Brasil para o TSE já citada aqui.

E só agora, revendo o post de 25 de agosto sobre a campanha, vi comentário dele resumindo o erro: "Existe um erro de continuidade nesse comercial. Na cena do elevador, quando é feito o corte para a expressão do acensorista, ela está com pastas na mão. Porém, no plano geral, ela está apenas com a bolsa a tiracolo."

Tem mesmo, e é fácil de perceber! Quem quiser conferir pode ver o comercial aqui ou no Radio Base.

Record e Globo: conversa por comunicados

Confira os textos integrais dos comunicados das redes Record e Globo, enviados na última sexta-feira à imprensa e comentados no post anterior:

RECORD

"A direção da REDE RECORD DE TELEVISÃO irá avaliar se fará a inscrição, pelo terceiro ano consecutivo, de reportagens, obras e representantes de seu elenco na próxima edição do International Emmy Awards. A direção da emissora entende que não é interessante para a RECORD participar da premiação cujo PARTNER seja a TV Globo, conforme está comprovado nitidamente no site www.iemmys.tv .

É no mínimo uma atitude parcial da organização do Internacional Emmy Awards aceitar o patrocínio ou parceria da TV Globo, que concorre em distintas categorias, quando num mesmo país existam outras emissoras inscritas. Além disso, a Globo possui dois representantes de sua diretoria como membros da organização, sr. Flávio Rocha e sr. Ricardo Pereira. Nenhuma outra emissora brasileira está representada.

No EMMY americano a realidade é outra. Atualmente em sua 6…

O carnaval desnecessário da Record

Na semana passada todo mundo falou sobre o mais novo barraco da Record, envolvendo o Emmy e, claro, a Rede Globo.


A história é simples e repercutiu bem mais do que deveria: na última quinta-feira foi publicada a lista dos semifinalistas regionais do Emmy Internacional. A Record havia inscrito três de suas "excelentes" produções (as novelas "Caminhos do Coração" e "Amor e Intrigas", o humorístico "Show do Tom" e três programas jornalísticos), segundo informações de Daniel Castro na Folha de São Paulo de 05 de setembro. O que acontece, e que todo mundo deve ter sabido, é que nenhum dos programas da Record foi selecionado pela Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências (IATAS), organizadora do prêmio e entidade da qual a Globo é parceira.

Certos de que as produções semifinalistas da Globo não tinham qualidade superior às suas produções inscritas (a Globo concorre com a novela "Paraíso Tropical", com os programas "Malhação&qu…

Veja entrevista de Fernando Barbosa Lima na TV Câmara

Em virtude da morte de Fernando Barbosa Lima, a TV Câmara reprisou entrevista concedida pelo jornalista ao programa "Personalidade", exibido originalmente em março deste ano. Com apresentação de Paulo José Cunha, o programa contou com a participação do professor da USP e apresentador do programa "Ver TV", Laurindo Leal Filho e do professor do UniCEUB e jornalista da Agência Câmara, Roberto Seabra.

Fernando Barbosa Lima falou, entre outros assuntos, sobre o "Jornal de Vanguarda", TV pública, IBOPE, a situação política brasileira e a TV digital.

Segue reprodução do programa na íntegra, que também está disponível para download gratuito no site da TV Câmara.

1ª PARTE


2ª PARTE


3ª PARTE

A morte de Fernando Barbosa Lima

Na última sexta-feira morreu o jornalista Fernando Barbosa Lima (foto), vítima de falência múltipla dos órgãos, após 15 dias de internação no Hospital Pró-Cardíaco de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Fernando Barbosa Lima foi um dos nomes mais criativos da televisão brasileira. Em 50 anos de trabalho foram concebidos, aproximadamente, 100 programas. E muitos fizeram História (com H maiúsculo): entre suas criações estão o "Jornal de Vanguarda" (Excelsior), "Abertura” (Tupi), "Canal Livre", "Cara a Cara" e "Preto no Branco" (Bandeirantes), "Sem Censura" (TVE), Conexão Internacional, Persona, Diálogo e Xingu (Manchete).

Em 2007, lançou pela Ediouro o livro "Nossas Câmeras São Seus Olhos", falando sobre sua experiência na TV e "suas reflexões sobre o veículo que foi a principal fonte de informação do século XX".

Elmo Francfort, em artigo publicado nesta segunda-feira no site TeleHistória, conta mais detalhes sobre a biogr…

Lula aceita convite para ser colunista do jornal Meia Hora em 2011

Foi manchete dos jornais de ontem a declaração do presidente Luís Inácio Lula da Silva favorável ao fumo "em qualquer lugar", dada anteontem em entrevista coletiva. Mas outra declaração, bem mais simpática que "na minha sala sou eu que mando", passou batida pelos jornais, com exceção do Portal Imprensa.

Na entrevista que reuniu oito jornais populares, o presidente falou da lei contra o tabagismo, de futebol e, no final, foi convidado para ser colunista do Meia Hora, tablóide carioca ligado ao jornal O Dia. E aceitou!

"Eu topo! Gosto de falar pro povão", disse Lula ao editor-chefe do jornal, Humberto Tziolas. O texto do Portal Imprensa diz que, "após aceitar o convite, o presidente posou para fotos folheando o Meia Hora e usando um boné da publicação".

Brincadeira ou não (e nem duvido que seja pra valer - Lula já disse em outras ocasiões que quer descansar quando deixar o Palácio do Planalto), a capa do Meia Hora de ontem anunciava o novo colunista,…

"Casos de Família" baixa o nível e Regina Volpato se desculpa em blog

Tem coisas na televisão que vejo mais pela qualidade com que são feitas do que pelo conteúdo. Hoje, por exemplo, vi uma cena de "Pantanal" em que a personagem da Natália Thimberg aparecia bêbada, explicando o que era folclore para alguns peões da fazenda do Zé Leôncio (Cláudio Marzo). A cena não tinha a menor importância para a trama, mas tive que parar pra ver. A dona Mariana bêbada não lembrava em nada os bêbados caricatos dos programas humorísticos (e de muitas novelas, também). Em alguns momentos cheguei a pensar na possibilidade de a atriz estar realmente bêbada, tamanha naturalidade da cena. Foi perfeita!

Classifico como outro exemplo, nesse sentido, o trabalho da Regina Volpato no "Casos de Família". Não sou de visitar blogs de artistas/celebridades, mas fui no blog da Regina Volpato depois de ver uma nota no blog da coluna Canal 1, do Flávio Ricco, que comentava a insatisfação da apresentadora com os rumos que seu programa está tomando no SBT.

O post, publica…

Estadão cria banco de dados dos candidatos a vereador de São Paulo

Faltando praticamente um mês para o primeiro turno das eleições municipais desse ano, muitas pessoas ainda estão indecisas quanto ao voto para vereador. Se esse é o seu caso, e se você vota na cidade de São Paulo, tem uma ferramenta para ajudar na decisão. O Estadao.com.br lançou no último dia 21 o projeto Vereador Digital, um banco de dados online com informações dos mais de mil candidatos a vereador da capital paulista.

No site, o eleitor pode conhecer a ficha de cada candidato, com ocupação, grau de instrução e bens declarados ao TSE, entre outras informações. Os candidatos ainda foram convidados a gravar um vídeo de três minutos falando de sua plataforma política e a apontar sua opinião sobre o principal problema de São Paulo, político favorito, ídolo na vida pessoal, time, região de atuação e site oficial (as informações são dispostas em coluna ao lado do vídeo de cada político).

O banco de dados possui ferramenta de busca e organização por ordem alfabética ou por legenda. Segundo …

Com 84 anos de história, Rádio Clube B2 de Curitiba "chega ao fim"

O Tudo Rádio.com anunciou ontem que o departamento de jornalismo da Rádio Clube B2 de Curitiba, terceira emissora mais antiga do Brasil e mais antiga do Paraná, havia sido extinto. A demissão dos funcionários transformou a freqüência em mera repetidora da Eldorado AM de São Paulo.

Segundo a reportagem do site, a B2 foi uma das rádios mais ouvidas de Curitiba, chegando à liderança de audiência. Ocupou a terceira colocação entre as AMs da capital paranaense até outubro de 2007, quando se tornou afiliada da Rede Eldorado. A nova programação deixou a tradicional emissora nas "últimas colocações em audiência, oscilando entre o 15º e 17º lugar".

Hoje o mesmo site publicou outra matéria, dizendo que "a rádio curitibana segue em cadeia com a paulista provavelmente até dezembro, quando será definido o futuro da freqüência AM 1430".

Confesso que não tenho muito contato com o rádio paranaense, por só ter conhecido alguma coisa depois da Internet. Além do mais, estive um bom perí…