Rápidas da semana (08 a 14/06/08)

PANTANAL DOBRA AUDIÊNCIA DO SBT
A reprise de Pantanal no SBT gerou resultados positivos em audiência: a estréia teve pico de 8 pontos e média de 7 na Grande São Paulo (o dobro da audiência da semana anterior) e o segundo capítulo cresceu 46% em relação ao primeiro, chegando a picos de 12 pontos.
O SBT ficou satisfeito, tanto que repetiu os 5 primeiros capítulos no sábado, estendendo a produção da Rede Manchete até a madrugada do domingo.
Além de audiência, Pantanal continuou gerando polêmica: Daniel Castro publicou na quinta-feira que a Justiça negou liminar à Globo contra a exibição da novela, enquanto Silvio Santos revelou que as fitas que comprou foram adquiridas em leilão da massa falida da Manchete pela JPO Produções (que fez Colégio Brasil e Dona Anja no SBT).

TIMÃO Ê Ô / FILMA EU, GALVÃO: REDE GLOBO MUDA ÁUDIO DE FUTEBOL PARA AUMENTAR AUDIÊNCIA
Na quarta-feira teve a final da Copa do Brasil, com Corinthians e Sport. Num artifício para atrair mais audiência em São Paulo, a Globo captou separadamente o som da torcida corinthiana (aproximadamente umas 1000 pessoas, num estádio com 36 mil) e colocou em primeiro plano.
Vou reproduzir parte da opinião de Julio Moreira, que escreveu muito bem sobre o episódio no Blue Bus:

"A transmissão do futebol é uma operação JORNALÍSTICA, realizada pelo departamento de jornalismo esportivo. Não se pode falsear o áudio do estádio. Não é ficção, não é dramaturgia. É jornalismo.
A TV Globo foi convidada pelo Comitê Gestor das Olimpíadas de Pequim para gerar as imagens do Volei de Praia. Este convite foi feito pela sua reconhecida competência técnica. Não pode, ou melhor, não deve, colocar em risco este reconhecimento para turbinar a audiência de um jogo. É pequeno, não precisa."


BAND FM VOLTA A SER POPULAR
Quinta-feira o Daniel Starck falou no Tudo Rádio.com que a Band FM estava oscilando entre a programação "jovem" adotada recentemente e a popular. Pra mim não teve "oscilação": a Band FM voltou, de uma forma repaginada, ao gênero anterior.
Já havia um indício de que a tal programação pop não duraria muito tempo. O próprio Tudo Rádio.com tinha mencionado que a matriz paulistana estava com programação diferente da rede, que continuava popular.
Voltaram todos os gêneros que praticamente monopolizaram o playlist há mais de uma década, com a plástica nova e um pouco mais de hip hop americano. Ficou mais moderna e, agora sim, diferente.

MIOJO FM PODE VIR AÍ
Sabe aquela história da Miojo FM, que eu falei no post sobre a estréia da Mitsubishi FM? Não é tão absurda.
O Marcos Lauro indicou terça-feira no Radio Base uma reportagem da Gazeta Mercantil sobre a estréia da Mitubishi FM, apontando as "rádios customizadas" como uma nova tendência no Brasil e dizendo que só a Bandeirantes tem "mais três projetos em andamento para o lançamento de rádios customizadas". Será que todas para São Paulo? Se forem, vão ocupar o lugar de quem? Ômega, Brasil 2000, Tropical, USP, Cultura?
Li em algum lugar um comentário que sugeria uma rádio Harley Davidson, tocando blues e classic rock. Essa seria interessante e teria tudo a ver com a marca, que já transcende os produtos que fabrica!

AINDA SOBRE RÁDIOS CUSTOMIZADAS
Vale um comentário: ouvi a Oi FM nesta semana com mais atenção. E achei bem legal!
Os cariocas estão em vantagem com relação aos paulistanos... Trocaram a Cidade pela Oi, enquanto São Paulo trocou a 89 pela 89!

PLAY TV PODE ACABAR EM AGOSTO
O contrato da Bandeirantes com a Gamecorp, produtora do conteúdo da PlayTV, termina no final de julho e pode não ser renovado. Daniel Castro publicou na sexta que a Band estava insatisfeita com o resultado do negócio e que voltaria a investir na Rede 21, primeira ocupante do canal.
O Meio & Mensagem disse que "os índices da Play TV não eram considerados tão negativos a ponto de desencadear na ruptura do contrato" e que "a Play TV parece querer tentar uma reavaliação da decisão, embora a chance da diretoria do grupo voltar atrás na cisão da parceria seja pouco provável".
Por enquanto, o que se sabe é que a PlayTV continuará no ar até o final de julho.
Para a Band tocar de marca é como trocar de roupa. Dois anos de PlayTV já seriam suficientes pra fazer a Rede 21 voltar meio "sem graça"! A menos que eles resolvam "customizar" a TV também...

Comentários

Postagens mais visitadas