E os comunicados estão na moda!

Pois é. "Nunca na história desse país" se fez tanto comunicado em espaço tão curto de tempo! O de hoje é da Tereza Cruvinel, propondo uma reunião com entidades representativas do audiovisual, em razão da saída dos diretores Orlando Senna e Mario Borgneth na semana passada. A presidente da EBC faz questão de reforçar os princípios da TV pública e a manutenção dos compromissos assumidos pela EBC na criação da TV Brasil em comunicado disponível na Tela Viva. A nota também é assinada por Leopoldo Nunes, diretor de programação e conteúdo da EBC.

Confira o texto na íntegra:

No momento em que ocorrem mudanças na diretoria da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, gestora da TV Brasil, queremos reafirmar os compromissos originários com a construção de um canal público, democrático, independente e pluralista, subordinado ao controle da sociedade civil, comprometido com a diversidade cultural e regional, com o direito à informação e preocupado com a formação da cidadania. Todos somos passageiros nas instituições. Fundamental é trabalhar para que se tornem perenes.

As mudanças ocorridas na diretoria expressam problemas administrativos, inerentes a uma empresa pública, que não significam mudança nas políticas fundamentais. Já reiteramos às TVs do campo público que daremos continuidade aos entendimentos para a construção da rede pública de televisão. Reafirmamos, também, o compromisso com uma programação diferenciada, baseada no modelo que já temos praticado nestes oito meses de gestão: a combinação entre produções próprias, co-produções, produções independentes e produções regionais advindas das emissoras públicas associadas. Persistimos no esforço para viabilizar o programa Imagens do Brasil como instrumento de fomento e estímulo à produção independente para a TV Pública.

Consideramos legítima e natural a inquietação do setor com a saída do diretor-geral Orlando Senna e do diretor Mario Borgneth, bem como os receios de ruptura conceitual e mudança de orientação. Para além deste esclarecimento, será de nosso interesse materializar este diálogo numa reunião com as entidades representativas do setor, em oportunidade que for para todos conveniente.

Tereza Cruvinel
Diretora-presidente da EBC

Leopoldo Nunes
Diretor de Programação e Conteúdo

Comentários

Postagens mais visitadas