Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2010

Scalla FM volta (mais uma vez) ao dial de São Paulo

Nesta semana recebi os seguintes comentários, em posts diferentes:

"Agora o grupo CBS está colocando 102,9 no ar sem nenhuma concessão e está atrapalhando a Band Vale 102,9 no Vale do Paraiba rastriei achei onde está! Av:Paulista 2.200 prédio do Grupo CBS.os caras são cara de pau mesmo!"Anônimo, 29/12, em David Miranda volta ao dial FM de São Paulo; Terra continua em 98,9

"OLA AMIGOS, A RADIO SCALLA ESTA DE VOLTA EM SÃO PAULO, SINTONIZEI ONTEM, 29/12/2010 EM 102,9. O
SOM ESTA BOM, VAMOS AGUARDAR PARA VER SE DESTA VEZ
ELA PERMANECE, POIS JÁ HOUVE VARIAS TENTATIVAS E
NÃO DEU CERTO, VAMOS TORCER PARA QUE; DESTA VEZ ELA FIQUE. ABRAÇOS - GERALDO. SBCAMPO"
30/12, em Lobão x Transa Louca


Quando li o primeiro comentário, tentei sintonizar a Scalla em 102,9 no centro de São Paulo e não consegui. Hoje, depois de ler o segundo comentário, tentei novamente... e não é que ela estava lá?

A velha Scalla Instrumental está de volta a São Paulo, com sinal local, inaugurando mais uma frequên…

Rede Brasil de Televisão deve estrear canal próprio em São Paulo no início de 2011

A informação de que a Rede Brasil de Televisão (RBTV) teria anunciado a intenção de unificar seu sinal analógico para a Grande São Paulo no canal 50 UHF em janeiro de 2011 e lançar seu canal digital "na metade desse mesmo ano" me fez pensar que a emissora arrendaria o canal 50 do Grupo Bandeirantes, que retransmite atualmente a TV Terra Viva.

Procurando mais informações, encontrei um tópico no fórum do vcfaz.net que citava um "novo canal 50 (não o atual com a programação do Terra Viva)". Mais tarde, li o comentário do Marcus Vinicius Gomes no post anterior, afirmando que "a emissora iria transmitir no canal 50 já no fim do ano". Não demorou para encontrar, em outro fórum, reprodução do seguinte texto:

Brasília - DF, segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Ministério das Comunicações

PORTARIA Nº 1.117, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2010

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o que consta do Processo nº 53000.052486/2010, resolv…

RBTV é substituída por Rede Super em São Paulo

A TV Cotia (canal 59 UHF), uma das retransmissoras da Rede Brasil de Televisão (RBTV) na Grande São Paulo, trocou o sinal da emissora pela programação evangélica da Rede Super nesta quarta (29). A RBTV continua no ar no canal 45, de São Caetano do Sul.

Com a perda do canal 59, vai ficar mais difícil ver a RBTV em várias cidades da Grande São Paulo, incluindo a capital. O canal 45, voltado ao Grande ABC, é sintonizado com qualidade apenas na zona sul de São Paulo.

A Rede Super é ligada a Igreja Batista da Lagoinha, uma das maiores denominações evangélicas de Belo Horizonte (MG). Foi essa igreja que, de acordo com reportagem publicada na Folha do último domingo (26), instalou TVs de LCD em um presídio para que ficassem sintonizadas na programação do canal praticamente 24 horas por dia.

É possível que a RBTV volte a ser sintonizada na região em breve. No artigo sobre a emissora na Wikipédia, é informado que ela "pretende unificar o sinal da TV Cotia e da Rede ABC em um único canal, o 5…

TV Pirata inicia programação de 2011 do Canal Viva; relembre paródias do programa a outras emissoras

A "TV Pirata", um dos humorísticos mais inovadores da televisão brasileira, vai abrir o ano de 2011 no Canal Viva, da Globosat. O programa estreia às 0h do dia 1º de janeiro.

Com uma irreverência única na Globo, o programa foi o primeiro a satirizar a própria televisão, incluindo atrações de outras emissoras. Veja abaixo algumas versões da "TV Pirata" para programas de canais concorrentes:

SBT - A PRAÇA É NOSSA (Balança, mas não sobe)




SBT - JÔ SOARES ONZE E MEIA (Saddam Onze e Meia)




SBT - JÔ SOARES ONZE E MEIA (Barbosa Nove e Meia)




BAND - CARA A CARA




Infelizmente, a liberdade para satirizar outras emissoras em humorísticos da Globo não resistiu ao fim da "TV Pirata". E olha que a TV aberta tem algumas produções mais bizarras do que naquela época. Não é mesmo, Daniela?

Lobão x Transa Louca

Por Rodney Brocanelli, do blog Radioamantes:

"Na última quarta-feira, Lobão participou do Transa Louca, da Rádio Transamérica. Ele esteve nos estúdios da emissora para divulgar seu livro 50 Anos a Mil. O ponto alto da conversa ocorreu quando começou a se falar em rádio. Culpa do Gavião, que perguntou qual a melhor década do rock nacional. Lobão respondeu que era essa e citou vários artistas que foram lançados por sua revista, a Outra Coisa. Disse também que dava dor quando as pessoas reclamavam com ele do som 'colorido' (representado por Restart e companhia) que toca atualmente nas rádios. Foi aí que começou a maior série de vergonha alheia do rádio brasileiro nos últimos anos. O protagonista é o Fuzil. Tentou puxar a brasa para a sardinha da emissora onde trabalha, no que não foi bem sucedido. O ápice da VA foi quando ele disse que a banda Kiss era o Restart de sua época. Lobão até que respondeu com muita calma. Ouça tudo no player abaixo".


A tentativa do Fuzil de apa…

Telecompras e religião chegaram a 25% da programação da TV aberta em 2009

Por Jacson Segundo, para o Observatório do Direito à Comunicação:

Um estudo produzido pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – órgão vinculado à Agência Nacional de Cinema (Ancine) - referente a programação da TV aberta brasileira de 2009 demonstrou que quase ¼ do tempo total dos conteúdos exibidos são de programas religiosos ou de telecompras.

A CNT é líder na veiculação de programas religiosos. A sua grade incluiu no ano passado nada menos que 30,8% de programas deste gênero. Em seguida surgem no ranking a Rede TV! (23,7%), Band (15,9%) e Record (15,7%). Segundo os dados, a TV Brasil tem mais programas religiosos (1,1%) do que a TV Globo (0,4%), TV Cultura (0,4%) e SBT, que não tem nenhum conteúdo desse tipo. A pesquisa não revela a quais religiões pertencem os programas pesquisados.

A pesquisa foi construída por meio das informações contidas nos sites das emissoras pesquisadas (Band, CNT, Globo, SBT, Record, Rede TV!, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta). Como não foram …

91 3 - Que rádio era essa?

A chegada da Rádio Disney a São Paulo marca o fim de um vitrolão que chegou a completar aniversário em 91,3 MHz, mas também o fim do "semi-abandono" que o espaço teve por mais de uma década.

Manchete FM, Manchete Gospel, Nossa Rádio e Rádio Disney: as emissoras que ocuparam os 91,3 MHz entre 1978 e 2010.
A frequência entrou no ar pela primeira vez em 1978 e nasceu para abrigar a filial paulistana da Manchete FM, numa época em que a família Bloch, ainda sem TV, vivia a ascensão de seu império midiático. Com cinco emissoras próprias (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Salvador), a Manchete FM ficou no ar até 1998 e, em 20 anos, foi pop, popular, dance, adulta e popular de novo, tendo a maioria dessas mudanças de estilo mais relação com a situação da TV do que com eventuais fracassos da rádio.

A primeira fase pop, no ar até a primeira metade dos anos 80, chegou a superar a Rádio Cidade em audiência e já foi citada por Tutinha como referência para a inclusão de locutores…

Rádio Disney estreia em São Paulo

Depois de muitos meses de preparo e espera, está no ar, oficialmente, a versão brasileira da Rádio Disney FM (91,3 MHz - São Paulo). A estreia aconteceu às sete da manhã desta segunda-feira (29), embora a emissora já tivesse confirmado o nome e data de estreia há algumas semanas.

Com a coordenação artística de Marcos Vicca (ex-Mix FM) e uma equipe de locutores experientes e competentes, a Disney demonstra que tem tudo para brigar de igual para igual pela preferência do público jovem com as principais rádios do segmento. Para se ter uma ideia, antes mesmo de divulgar o nome, já havia sorteios, telefone e site.

Foram quase oito meses entre a compra do canal 217 paulistano da RBS e o lançamento oficial da Rádio Disney. A programação musical, que até então demonstrava esperar a Itapema FM, só foi mudar em junho; a primeira campanha de expectativa só apareceu em outubro. E, mesmo hoje, a estreia não foi "completa": ainda não há programas e o site está em construção.

Várias bandas es…

Especial: O SBT e a crise do Grupo Silvio Santos

Desde quando foi anunciado o rombo no banco Panamericano, braço financeiro do Grupo Silvio Santos, perdi a conta de quantos textos li associando o fato a um fim anunciado do SBT. De repente, parecia que qualquer notícia confirmava a falência iminente: "Vai mudar a programação? É desespero!". "Vai continuar investindo em novos programas, gravando pilotos? É só por enquanto, porque 'nos corredores' especula-se sobre demissões, diminuição de salários, venda etc.". A poeira começou a baixar, mas ficou faltado, com raras exceções - o artigo da Laura Mattos que repeti em outro post é uma dessas exceções - explicações mais aprofundadas sobre a crise do banco e o qual o "risco" real do SBT na história.

O portal G1 publicou um quadro resumindo a inconsistência contábil do banco Panamericano e as condições do empréstimo:

Clique na imagem para ampliar em uma nova aba ou janela

O ROMBO DO PANAMERICANO

As "carteiras de ativos que já haviam sido vendidas"…

Laura Mattos: Crise do grupo Silvio Santos ocorre no pior momento para o SBT

Artigo da Laura Mattos publicado na Folha no último domingo (14). A jornalista relaciona, sem exageros, a crise financeira do Grupo Silvio Santos e o momento atual do SBT.

O mercado foi surpreendido na semana passada com a notícia de que todas as empresas de Silvio, o SBT inclusive, foram colocadas como garantia em um empréstimo de R$ 2,5 bilhões, que visa salvar o banco do grupo, o PanAmericano, da falência. À Folha, na quinta, o empresário afirmou que venderia o SBT para alguém que assumisse a dívida.

E é justamente agora, quando as eleições terminaram e o ano chega ao fim, que os anunciantes definem seus investimentos para 2011. A fim de conseguir descontos, nesta época do ano já negociam cotas de longo prazo.

A onda de notícias negativas, entre elas a suspeita de que houve fraude no banco, e a incerteza sobre o futuro do SBT podem refletir na decisão do mercado publicitário, para diretores de mídia entrevistados pela Folha.

Há uma expectativa de que anunciantes decidam não comprometer…

Ex-Brasil 2000 pode virar Eldorado FM

Por Rodney Brocanelli, publicado no blog Radioamantes:

Caso se confirme a notícia que o jornalista Anderson Cheni publicou em seu blog, a 107,3 FM (a ex-Rádio Brasil 2000 FM) vai sair do ar. A frequência seria incluida em um pacote de mudanças promovido pelas emissoras de rádio do Grupo Estado: Eldorado AM e FM. Ambas irão transmitir a mesma programação e mudarão de nome, passando a se chamar Estadão/ESPN.

A ESPN obviamente cuidaria do esporte neste novo projeto. João Palomino é um dos responsáveis por sua implantação.

Com isso, a 107,3 FM ira receber a programação da Eldorado FM que hoje é veiculada nos 92,9 FM.

A Eldorado FM de hoje tem um público cativo e, mais importante, anunciantes. Este fator provavelmente pesou muito na decisão de se migrar a rádio para os 107,3 Mhz.

A frequência em 107,3 Mhz se transformou num "objeto de desejo" nos últimos anos. Nos últimos anos, ela foi envolvida em inúmeras negociações que não deram certo. O Grupo Bandeirantes a queria para lançar seu…

SBT, Globo e Record na cobertura do Bolinhagate

Compare as reportagens do SBT, Globo e Record sobre o "Bolinhagate", mais um dos escândalos irrelevantes que têm aparecido no segundo turno dessas eleições.

Apesar da polêmica desnecessária que a suposta agressão gerou, é interessante ver como as três emissoras trataram o assunto (principalmente pelo fato de que a própria cobertura de duas delas - SBT e Globo - acabou sendo incluída no centro da discussão).

SBT Brasil
20 de outubro de 2010




Jornal Nacional
21 de outubro de 2010




Jornal da Record
21 de outubro de 2010




LEIA TAMBÉM
Bolinhagate: "O dia em que até a Globo vaiou Ali Kamel"

Bolinhagate: "O dia em que até a Globo vaiou Ali Kamel"

Por Rodrigo Vianna:

Passava das 9 da noite dessa quinta-feira e, como acontece quando o "Jornal Nacional" traz matérias importantes sobre temas políticos, a redação da Globo em São Paulo parou para acompanhar nos monitores a "reportagem" sobre o episódio das "bolinhas" na cabeça de Serra.

A imensa maioria dos jornalistas da Globo-SP (como costuma acontecer em episódios assim) não tinha a menor idéia sobre o teor da reportagem, que tinha sido editada no Rio, com um único objetivo: mostrar que Serra fora, sim, agredido de forma violenta por um grupo de "petistas furiosos" no bairro carioca de Campo Grande.

Na quarta-feira, Globo e Serra tinham sido lançados ao ridículo, porque falaram numa agressão séria – enquanto Record e SBT mostraram que o tucano fora atingido por uma singela bolinha de papel. Aqui, no blog do Azenha. você compara as reportagens das três emissora na quarta-feira. No twitter, Serra virou "Rojas". Além de Record e SBT, Gl…

Pré-estreia da Rádio Disney tem site, promoção e vinhetas com artistas

Ainda existe um clima de mistério proposital, mas diversas fontes já confirmaram a estreia da Rádio Disney em São Paulo (91,3 MHz) para o dia 18/11. No início do mês, a própria emissora divulgou a data no Twitter, enquanto veículos como o Tudo Rádio.com e Meio&Mensagem chegaram a detalhar alguns dos nomes que integrarão a equipe da nova rádio.

Mas, antes mesmo da estreia, a Disney dá sinais de que tem tudo para incomodar a concorrência. Apesar de continuar sem nome e funcionando no "vitrolão", foi desenvolvido um site com áudio online e disponibilizado um telefone (3505-9130) através do qual o ouvinte pode concorrer a ingressos para um show do Jonas Brothers e até conhecer a banda, caso tenha uma das melhores respostas para a pergunta "Por que eu mereço estar mais perto do Jonas Brothers?".

Site criado para a Rádio 91.3 (reprodução). Clique para ampliar em uma nova aba ou janela.
No dial, vinhetas bem produzidas anunciam a promoção, o telefone e o "não nome&q…

Band e Jornal do Brasil trocam acusações

Tem ficado mais comum a lavação de roupa suja entre empresas de mídia. De vez em quando, um grupo resolve contar todos os podres de outro, motivado por um quase heroico senso de justiça ou por questões bem menos nobres. Nos últimos dois anos, este blog já acompanhou alguns embates desse tipo, como Record x Folha e Globo x Record.

A briga da vez é entre a Band e Nelson Tanure, principal investidor do Jornal do Brasil, e começou com uma série de reportagens exibidas desde segunda-feira (20) no "Jornal da Band", que criticam a atuação de Tanure nas empresas que investe. Veja as matérias que a Band veiculou até agora:


SEGUNDA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO
Sindicalistas acusam empresário de sucatear setor naval no país





TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO
Empresário que sucateou setor naval tem dívidas milionárias





QUARTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO
Credores de empresário aguardam decisão para reaver dinheiro





QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO
Nelson Tanure tem divídas milionárias com veículos de comunicação





SEXTA-FEIR…

TV Tupi: A história da pioneira

No último sábado, a televisão brasileira fez 60 anos. Comemoração tímida, exceto pela Pró-TV, que promoveu um grande evento no Memorial da América Latina, e pela TV Brasil, que ainda lançou uma série para comemorar a data. Nas outras emissoras, tudo foi muito aquém do esperado. E teve, claro, os sites e blogs, que nunca deixam passar nada importante em branco - eu sei que eu tenho deixado passar coisas em branco por aqui, mas prometo que também vou parar com isso.

O fato é que 18 de setembro só é aniversário da televisão brasileira porque é aniversário de uma emissora específica: a TV Tupi. Fernando Morgado escreveu um artigo, disponível no Observatório da Imprensa, contando a história dessa aniversariante de forma detalhada. O texto é extenso, mas é um dos mais concisos que já li sobre a história da pioneira. Vale a pena ler do começo ao fim!

TV Tupi: A história da emissora pioneira

No fim dos anos 1940, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, paraibano de Umbuzeiro, advogado…

Em meio à crise da TV Cultura, Serra ataca TV Brasil

Faz algum tempo que não escrevo aqui e queria voltar falando de algum dos temas que mais chamaram a minha atenção nesse tempo em que estive "fora", como o fim do Jornal do Brasil impresso e a polêmica da TV Cultura. Ainda vou escrever, mas não podia deixar de registrar o sentimento de #calabocaserra que senti ao ver, no Portal Imprensa, a seguinte manchete: "Serra afirma que governo financia 'blogs sujos' e usa TV Brasil para fins políticos"

Não estou fazendo campanha para ninguém, estou decepcionado com todos os partidos grandes que já simpatizei e não fico mais emocionado com propaganda eleitoral bem feita - e confesso que já fiquei muito. Dito isso, vamos lá: Serra, por que o senhor perde tantas chances de ficar quieto?

Fala de controle social (e não governamental) da mídia como se fosse censura/ditadura, mas repete o asqueroso "blogs sujos", que inclui numa mesma "baciada" qualquer blogueiro (financiado ou não) que critique ele ou seu …

Daniel Castro: "Só 5% dos brasileiros têm TV de alta definição, revela Ibope"

Do blog do Daniel Castro, no portal R7:

Só 5% dos brasileiros têm TV de alta definição, revela Ibope

Pessoas assistem a jogo da Copa do Mundo em TV de alta definição exposta em loja de São Paulo (Foto: Anderson Barbosa/Agência Estado)
Pesquisa realizada em março pelo Ibope mostra que apenas 5% dos moradores das 11 maiores metrópoles brasileiras já têm acesso à TV de alta definição (HDTV). A pesquisa revela também 67% dos telespectadores conhecem a nova tecnologia, lançada no Brasil no final de 2007.

A TV de alta definição é uma das vantagens da TV digital _a outra é a interatividade, só lançada neste ano. A TV digital ainda está em implantação. Rede com a maior cobertura digital, a Globo tem a tecnologia em 37 de suas 121 emissoras, ou seja, em 30,6% das estações. Mas essas emissoras cobrem mais de 50% da população do país.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 18 e 31 de março, antes da Copa do Mundo, que impulsonou a venda de televisores. Segundo o Fórum do Sistema Brasileiro d…