IBOPE e a lembrança de marca no rádio
Desde que comecei esse blog não tinha saído nenhuma das pesquisas de audiência do IBOPE para rádio. Comentei sobre a posição da 105 no último post (o que fala da Dumont FM em São Paulo), mas não considero legítima essa pesquisa como demonstração de audiência, e sim como lembrança de marca. A lembrança de uma marca pode ter relação com a audiência, porque a marca lembrada com mais facilidade é aquela mais presente, mas eu pergunto: só isso é suficiente pra definir os rumos da programação das emissoras?
Concordo que uma marca que sobe bruscamente na pesquisa está tendo um crescimento de audiência, mas lembrar é sempre aprovar? Você pode lembrar da marca da rádio que toca na lotação, no taxi ou no rádio da vizinha chata! Ou seja, o resultado pode representar a rádio mais fácil de ser lembrada, não necessariamente a que mais agrada quem está respondendo.
Uma vez vi uma palestra com um cara do IBOPE falando sobre a metodologia da pesquisa de audiência em televisão. Falou que antigamente a coleta dos dados era obsoleta e imprecisa, porque era feita simplesmente perguntando, de porta em porta, o que as pessoas tinham visto na televisão no dia anterior (ou o que estavam vendo, não lembro direito). Perguntei o que ele achava da atual pesquisa de rádio, que tinha metodologia "semelhante" à de televisão que ele havia explicado - "semelhante", para não dizer "igual": no site do instituto, a coleta dos dados é descrita como pesquisa regular "realizada por meio de entrevistas retrospectivas, ou seja, o respondente informa sobre quais horários e emissoras ouviu nos dois últimos dias". Lembro que ele falou sobre testes para mudança da metodologia e de dificuldades técnicas do rádio, mas não lembro com precisão qual foi a resposta dele. Acho que lembraria se tivesse considerado convincente!
Estou escrevendo tudo isso para dizer que vou colocar aqui também a última pesquisa do IBOPE, extraída do site Bastidores do Rádio, que tem a quantidade estimada de ouvintes por minuto e "posição" das respostas "não sei/não lembro", omitidas pelos demais. Mas vou colocar porque estou falando do assunto e acredito que poderia ficar meio incompleto um post só sobre a pesquisa que nem mostra o resultado dela!
Não pretendo colocar toda pesquisa, pelos motivos que falei. Posso comentar, mas acho até tempo perdido postar em mais um blog as pesquisas de audiência. Tem várias outras boas fontes que divulgam... Inclusive o Bastidores do Rádio!
Concordo que uma marca que sobe bruscamente na pesquisa está tendo um crescimento de audiência, mas lembrar é sempre aprovar? Você pode lembrar da marca da rádio que toca na lotação, no taxi ou no rádio da vizinha chata! Ou seja, o resultado pode representar a rádio mais fácil de ser lembrada, não necessariamente a que mais agrada quem está respondendo.
Uma vez vi uma palestra com um cara do IBOPE falando sobre a metodologia da pesquisa de audiência em televisão. Falou que antigamente a coleta dos dados era obsoleta e imprecisa, porque era feita simplesmente perguntando, de porta em porta, o que as pessoas tinham visto na televisão no dia anterior (ou o que estavam vendo, não lembro direito). Perguntei o que ele achava da atual pesquisa de rádio, que tinha metodologia "semelhante" à de televisão que ele havia explicado - "semelhante", para não dizer "igual": no site do instituto, a coleta dos dados é descrita como pesquisa regular "realizada por meio de entrevistas retrospectivas, ou seja, o respondente informa sobre quais horários e emissoras ouviu nos dois últimos dias". Lembro que ele falou sobre testes para mudança da metodologia e de dificuldades técnicas do rádio, mas não lembro com precisão qual foi a resposta dele. Acho que lembraria se tivesse considerado convincente!
Estou escrevendo tudo isso para dizer que vou colocar aqui também a última pesquisa do IBOPE, extraída do site Bastidores do Rádio, que tem a quantidade estimada de ouvintes por minuto e "posição" das respostas "não sei/não lembro", omitidas pelos demais. Mas vou colocar porque estou falando do assunto e acredito que poderia ficar meio incompleto um post só sobre a pesquisa que nem mostra o resultado dela!
Não pretendo colocar toda pesquisa, pelos motivos que falei. Posso comentar, mas acho até tempo perdido postar em mais um blog as pesquisas de audiência. Tem várias outras boas fontes que divulgam... Inclusive o Bastidores do Rádio!
Clique na imagem para ampliar
Comentários
Postar um comentário