Daniel Barbara deixa a presidência da CBM

O publicitário Daniel Barbara (foto) deixará a Companhia Brasileira de Multimídia (CBM) na próxima segunda-feira, 30/06. Ele ocupa o cargo de presidente da empresa desde o primeiro semestre do ano passado. Na época, o grupo investia no lançamento da TVJB, que estreou em 19 de abril do ano passado, permanecendo poucos meses no ar.

Em reportagem de Alexandre Zaghi Lemos para o Meio & Mensagem, Barbara explica que foi contratado para "tocar um plano de crescimento que acabou não acontecendo, porque o acionista mudou de idéia". De fato, o que se falava na ocasião da contratação era numa unificação de todas as marcas geridas pelo grupo, de modo que o conjunto fosse mais forte do que cada marca separadamente. Falava-se em transformar a CBM num dos maiores grupos de comunicação do Brasil em cinco anos.


A CBM é o braço de mídia do empresário Nelson Tanure e controla, entre outras empresas, o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil. Por mais que todo mundo duvidasse da continuidade da CBM (e muita gente aparentemente até torcesse pelo fracasso da nova companhia de Tanure) acho uma pena um projeto de expansão ir por água abaixo tão rapidamente. Qualquer dia eu entro na discussão sobre os motivos que podem fazer o empresário não ter muitos "fãs" - como tudo o que sei é de "ouvir falar", preciso "ouvir falar" com mais embasamento.

Não sei se foi falta de dinheiro ou de profissionalismo, mas a CBM parece ter encolhido de 2007 pra cá. O JB esvaziou muito no último ano... Parecia que tinha engrenado, mas voltou atrás!

Quanto à TVJB, que Deus e mundo ainda conservam aquele espírito de "já foi tarde", tinha uma programação com falhas, mas capaz de chegar a algum lugar (e um lugar bom) com o passar do tempo. Saiu pra dar lugar à "volta triunfal" da CNT, pior do que era antes da chegada de Tanure.

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