Globo adia estréia de reality show policial

Essa semana marcaria a estréia da chamada "terceira linha de shows" da Globo, criada, de acordo com informações do Daniel Castro, para alinhar os horários da programação noturna de terça e quinta com os demais dias da semana (ainda que às sextas-feiras sejam exibidos programas que totalizam 1h30min, da mesma forma como acontece nas terças e quintas).

Uma das estréias está programada para esta noite. É o "Profissão Repórter", que apareceu na Globo em 2006 como quadro do Fantástico e no ano passado com algumas edições especiais às quintas-feiras. A partir de hoje o programa passa a ser semanal, com horário [mais ou menos] fixo: vai entrar por volta das 23h30min.

A outra seria o já citado "Força-Tarefa", a mistura de "Linha Direta" com "Na Rota do Crime" que seria apresentado nas noites de quinta-feira. Mas na coluna de hoje do Daniel Castro na Folha é informado que a "Globo adiou por tempo indeterminado a estréia" do novo reality show. Oficialmente, o programa está em fase de ajustes, mas uma informação chama a atenção, se for verdade. O colunista da Folha afirma que há, na Globo, "setores não vêem com bons olhos produtos que chegam praticamente prontos, pois isso ameaça seus empregos" (a produção é independente, da Medialand).

O programa parece ser ruim! Tem toda a mitificação da polícia que havia no "Na Rota do Crime" com uma alegoria extra do "Linha Direta"! A idéia é acompanhar operações da polícia cortando "imagens que possam 'entregar a arma para o crime' ou comprometer a segurança de policiais" e tendo os policiais como personagens principais, seguidos de perto por cinegrafistas com direito a microfone de lapela e tudo! Em outras palavras, "Força-Tarefa" vai mostrar o quanto a corporação é eficiente e o quanto os "nossos policiais" são heróis, ainda que, provavelmente, as ações da polícia tenham nível de violência reduzida na televisão, se comparadas com a realidade. Bem que podia ter um Luciano Faccioli, Datena ou qualquer defensor da expressão "bandido bom é bandido morto" como apresentador!

Mas o que me chamou a atenção não foi nem a Globo ter adiado a estréia do seu novíssimo "Na Rota do Crime" pela qualidade do programa. O absurdo, caso seja verdade, é a resistência da emissora pelo fato do reality show ser realizado fora da Central Globo de Jornalismo ou Central Globo de Produção. Com tanta experiência boa em produção independente, uma proibição velada do modelo na rede de televisão mais vista do país é quase tão retrógrado quanto um código de ética que só existe pra impedir que alguma de suas novelas leve ao ar beijo gay (por mais que eu ainda ache que essa polêmica do beijo gay foi, na verdade, uma estratégia de divulgação bem furada).

Só pra não passar em branco: não é meio incoerente usar o código de ética pra impedir, por exemplo, um beijo gay que nem era gay em novela das sete, ao mesmo tempo em que se briga para manter a atriz dançando no pau na novela das oito?

SAIBA MAIS
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u408177.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0106200804.htm (assinante Folha de São Paulo / UOL)
http://www.comuniquese.com.br/conteudo/newsshow.asp?menu=JI&idnot=44427&editoria=8

Comentários

Postagens mais visitadas