Vem aí a TVGD - TV Geração Digital

O Propmark publicou hoje matéria falando sobre o lançamento de uma nova TV, voltada à jovens de 10 a 25 anos: a TVGD (Geração Digital). Foi a primeira vez que ouvi falar no canal, desenvolvido pelo jornalista Pedro Paulo Carneiro (criador e diretor da maioria da grade da TVJB). Começo repetindo o texto da reportagem de Kelly Dores para o Propmark:

TVGD será o novo canal dos jovens
Estréia está prevista para março de 2009

Um canal para o jovem com programas de humor, debate, comportamento, música, cultura, jornalismo e uma preocupação com o aspecto social que envolve o jovem e adolescente brasileiro. Ancorado nessa proposta, está previsto para estrear em março de 2009 em parabólica o Canal TVGD – Geração Digital, que promete inovar na linguagem e formato.

Projeto que vem sendo desenvolvido pelo jornalista Pedro Paulo Carneiro há oito anos, o Canal TVGD tem à frente outros três executivos: Sérgio Passos de Queiroz (ex-superintendente de marketing e negócios da CBM), José Roberto Sanseverino (que já foi diretor de produção na Rede Globo) e o publicitário e diretor- presidente da TVC Produções, Roberto Ribeiro Lamounier.

O canal também conta com um time de apresentadores de relevância no cenário jovem. Entre eles estão a cantora Pitty, Leo Almeida (apresentador do extinto “Na Rua”), George Israel (Kid Abelha), Ivo Meirelles, Rodrigo Santos (Barão Vermelho) e Davi Moraes. Uma novidade é que o conselho editorial será formado por jovens de escolas e faculdades públicas e privadas, entre 10 e 25 anos.

A comparação com a MTV inicialmente é inevitável, mas os executivos do canal garantem que a proposta é totalmente diferente. “A nossa base não será a música, além disso, o canal nasce com uma preocupação social. Temos a proposta de ser um canal inclusivo, pautado no Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz Pedro Paulo Carneiro, que trabalhou na BBC de Londres onde criou e dirigiu projetos para o segmento jovem.

O canal também se propõe a ser irreverente, com destaque para atrações como o programa “Dianna Diet”, que tem uma drag queen como apresentadora, o humorístico “Quebrando a Rotina”, “Absorvente.com”, o reality show “4º andar”, além do espaço aberto que o jovem terá para exibição de projetos audiovisuais. Como não poderia ser diferente, em se tratando de um canal dirigido para a geração digital, o TVGD também terá conteúdo para internet e celular.

A idéia é fazer um pré-lançamento do TVGD utilizando a internet como mídia em todas as suas bases, desde blogs, comunidades e websites. “Queremos causar frisson, esquentar o pré-lançamento do canal”, conta Sérgio Queiroz. O TVGD conta com apoio de entidades como Unicef, Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Afro Reggae, Viva Rio e outras.

Difícil imaginar uma MTV sem música e "pautada no Estatuto da Criança e do Adolescente". E difícil não comparar com a TVJB, mesmo sabendo apenas do nome de Leo Almeida como apresentador e do programa "Dianna Diet", quadro do "Na Rua".

Procurei mais informações sobre o projeto, e achei poucas notas bem "tímidas":

- Em 10/07, o JB Online publicou matéria sobre show de Rodrigo Santos no Rio. O ex-baixista do Barão Vermelho citou a TVGD: "Em 2009, serei o apresentador de um programa de TV de cunho social/musical chamado 'Diário do homem invisível' na estréia da TV fechada TVGD Geração Digital , dirigida por Pedro Paulo Carneiro”.

- A coluna PS do Jornal de Brasília de 20/04 trouxe nota sobre o novo canal, dizendo que a TV Geração digital "será transmitida via internet". "Entre os apresentadores estão Pitty, Leo Almeida, Bruno Gouveia, Thayde, Davi Moraes, Ivo Meirelles, Tico Santacruz."

- No "Programe-se" do Correio Braziliense (06/07), a TV aparece numa breve citação de Nonato Dente de Ouro, falando sobre Rodrigo Santos: "Nós vamos trabalhar juntos no projeto da TVGD (TV Geração Digital)."

Resumindo: nada com nada!


O único lugar com informações mais precisas é o blog criado para divulgar o projeto. Foi lá que vi o logo (imagem acima) e descobri que a proposta vai ter mais TVJB: além do "Na Rua" de Leo Almeida e da "Dianna Diet", a série "Garotas" será ressuscitada. Os dois vídeos abaixo resumem o conceito e a programação:

CONCEITO

PROGRAMAÇÃO

Trechos e descrição de cada um dos programas previstos para estrear no canal estão no blog http://tvgeracaodigital.blogspot.com/

Por enquanto é isso. Vou esperar por mais informações. Sendo bem sincero, gostei, mas não botei muita fé... pelo menos por enquanto! Mas pode ser porque projeto de TV que não emplaca seja coisa corriqueira ultimamente - mesmo algumas bem estruturadas. Depois falo mais!

Comentários

  1. Querido Anderson,
    antes de mais nada, obrigado pela divulgação da TVGD em seu veículo. Gostaria muito de poder conversar contigo por telefone ou e-mail sobre o projeto da TVGD que estará no ar em março/2009. Apenas para informação, este projeto está sendo preparado ha 8 anos e meio. Quando fui chamado para a TVJB, levei 03 produtos do meu canal: NA RUA, DIANA DIET e GAROTAS. Todos estes projetos tem gestação de pelo menos 05 anos e já comprovaram audiência e retorno. O NA Rua por exemplo, foi o primeiro programa a ter patrocínio no canal TVJB. Vou te deixar meu número de tel e e-mail para nos comunicarmos:
    011 78542443 e pedropaulocarneiro@gmail.com,
    forte abraço,
    Pedro Paulo Carneiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas