Caixa Cultural do Paraná apresenta exposição sobre história do rádio

Li no Radio Base reprodução de matéria do site Paraná Online sobre o evento. Vou reproduzir o texto disponível nos dois sites porque a exposição, além de gratuita, é bem interessante. E começa hoje!

O Paraná tem uma tradição de pioneiro no rádio brasileiro. É de Curitiba a Rádio Clube Paranaense, fundada em 1924, a terceira emissora a ser criada no Brasil. Foi aqui também o local da primeira transmissão de futebol do país, e onde foi realizada uma das primeiras radionovelas, com a adaptação da peça "A Ceia dos Cardeais", de Júlio Dantas. Para celebrar todo este pioneirismo, a CAIXA Cultural abriga a partir do dia 29 de julho a exposição "Um Paraná Ligado no Rádio". Ela aborda a história do rádio, desde a invenção deste que foi um dos primeiros veículos de comunicação de massa do mundo, até a década de 1960, quando a televisão passou a ocupar o papel central nos lares brasileiros.

A mostra, que tem curadoria de Gil Bermudes, reúne o acervo de seu pai, o radialista e homem de televisão, Osni Bermudes. Serão exibidos aparelhos rádio receptores fabricados entre 1920 a 1960, válvulas transmissoras e microfones, entre os quais o clássico RCA 44, o chamado "Jacaré". São 30 peças ao todo, além de fotos da época de ouro do rádio, que compreendeu as décadas de 1940, 50 e 60. Uma das atrações, segundo o curador, será a mesa de som da extinta Rádio Marumbi, a segunda emissora de Curitiba, fundada em 1946.

Para marcar o evento, na terça-feira (29), na abertura a exposição, será apresentado no Teatro da Caixa o programa radiofônico "No Ar". Nele, importantes nomes do rádio paranaense como Ubiratan Lustosa, Vicente Mikos, Sérgio Silva e Sinval Martins contarão um pouco da história desse importante meio de comunicação e apresentarão, junto com o ator Enéas Lour, um trecho da radionovela "Ceia dos Cardeais". Logo em seguida será exibido o documentário "Caros Ouvintes - Uma pequena história do rádio", da diretora Silvana Corona.

Exposição: "Um Paraná Ligado no Rádio"

Local: Galeria da Caixa

Data: Abertura 29/07/2008. 19h30. No dia da abertura haverá a apresentação radiofônica No Ar e a exibição do documentário Caros Ouvintes - Uma pequena história do rádio, de Silvana Corona. A exposição permanecerá aberta até o dia 17/08/2008

Horários de visitação: De terça a quinta das 10 às 19h e de sexta a domingo às 10 às 21 h

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede II - Curitiba/PR

Informações: (41)2118-5114

Ingresso: Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas