Justiça pode tirar reprise de "Pantanal" do ar

Benedito Ruy Barbosa continua tentando tirar do ar "Pantanal". O autor conseguiu uma liminar que exige do SBT a documentação que comprove o direito de exibição da novela.

A Folha diz que "caso o SBT não prove o direito de exibir a novela com a documentação, os advogados do autor prometem pedir a retirada da novela do ar e uma indenização referente ao período em que ficou sendo exibida indevidamente", com valor decidido em juízo.

A reportagem do jornal O Dia apurou que o SBT não acredita que irá enfrentar problemas com isso: "já que o contrato de direitos autorais assinados por Benedito com a Manchete ainda é válido e, como esses direitos foram comprados pela emissora de Silvio Santos, a novela pode continuar no ar". Mas o advogado do autor disse à Folha Online que "o que o Benedito Ruy Barbosa autorizou era a exibição e reexibição de 'Pantanal' na Manchete até o ano de 2000".

A briga começou desde a estréia de "Pantanal" no SBT. Benedito Ruy Barbosa teria vendido o texto para um possível remake para a TV Globo, que agora parece não mais se interessar no projeto.

Sendo bem direto, as duas últimas novelas escritas por Benedito Ruy Barbosa foram "Os Imigrantes" (1981) e "Pantanal" (1990). Depois disso, só misturou as duas, às vezes puxando mais pra uma e às vezes mais pra outra. Por exemplo: "Renascer" (1993) é cópia descarada de "Pantanal". "O Rei do Gado" (1996) é "Pantanal" com elementos de "Os Imigrantes", "Terra Nostra" (1999) é cópia de "Os Imigrantes"... E por aí vai!

É óbvio que o autor não quer reprise de "Pantanal" agora! Faz tempo que ele não apresenta uma trama rural na Globo. A próxima, ainda que não fosse remake, seria cópia da mesma "matriz". E cópia malfeita, porque todos os elementos novos inseridos nas últimas produções são de qualidade inferior - e também porque "Pantanal" foi o fenômeno que foi porque, além do texto de novelão inspirado, tinha uma produção diferenciada, que dava uma estética incomum e inovadora.

Logo que o SBT colocou a reprise no ar, a historinha da Globo de processar a rede de Silvio Santos parecia publicidade disfarçada (um "todos contra a Record": o SBT anuncia "Pantanal" citando "A Favorita", a Globo contribui para a repercussão de "Pantanal" no SBT com as ameaças de ações judiciais... e menos gente vê a Record). As ações do autor demonstram outra motivação: preguiça de escrever algo realmente novo!

Comentários

Postagens mais visitadas