Quem dará lugar à Kiss FM no Rio de Janeiro?

MidiaClippingNa semana passada, reproduzi aqui uma matéria do Meio&Mensagem sobre a possível estreia da Kiss FM no Rio de Janeiro. Desde então, a notícia tem repercutido entre as pessoas que ouvem rock (gostando ou não da rádio) e entre os inconformados com a baixa qualidade e diversidade do dial carioca nos dias de hoje.

Mas a pergunta que lancei no post da semana passada - que é a maior dúvida nessa história - continua em aberto: quem dará lugar à Kiss FM no Rio de Janeiro, contando que a rádio não ocupe um canal vazio? Até agora nada sobre isso foi publicado.

Não sou profundo conhecedor do rádio do Rio, mas o pouco que conheço e as notícias que leio me levaram a pensar em algumas possibilidades (e muitas impossibilidades), caso a informação se confirme:

89.3 - Nossa Rádio
A antiga Manchete FM pertence às Organizações Sol Panamby, dona da Rede Nova Brasil FM. Alterna entre a rede adulta e a programação evangélica da Nossa Rádio, que ocupa atualmente o espaço - a Nova Brasil saiu do ar duas vezes para dar espaço à Nossa Rádio. Não sei se os donos da emissora recorrem ao missionário R. R. Soares no período de "vacas magras" ou se usam o sinal da Nova Brasil para tapar buraco enquanto não encontram algum inquilino "abençoado".
É uma possibilidade!

90.3 - MPB FM
Surgiu como emissora do sistema O Dia, mas foi arrendada pelo Grupo Bandeirantes em 2005, segundo o Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro. Viajando um pouco, a Kiss poderia estrear em 90.3 MHz num esquema de "permuta": a Bandeirantes ocupa uma frequência da Rede Mundial/CBS em São Paulo com a Mitsubishi FM (92.5 MHz) e a Rede Mundial/CBS poderia assumir um canal da Band no Rio. Acho pouco provável, mas não impossível.

92.5 - CBN
Impossível, mesmo num dial onde o impossível, às vezes, acontece.

93.3 - 93 FM
É uma das mais ouvidas (ou lembradas) nas pesquisas do IBOPE, mas seria uma bênção se saísse do ar. Nas poucas vezes que ouvi, achei parecida com a Musical FM de São Paulo (105.7 MHz).

94.1 - Roquette Pinto
Só teria chance de ser vendida se José Serra fosse governador do Rio de Janeiro. Ainda bem que a chance é quase nula, pelo menos no cenário político de hoje.

94.9 - BandNews
Acredito que tenha menos chance de sair do ar que a MPB.

95.7 - Paradiso
Acabou de ser reformulada, graças a um contrato de três anos com a seguradora SulAmérica, que transformou a emissora em SulAmérica Paradiso. Uma das últimas na minha lista de candidatas.

96.5 - Super Tupi
Acabou de matar a Antena 1. Seria muita ironia!

97.3 - Melodia
Clique no link e leia o texto do Marcelo Delfino sobre a Melodia, que explica como tudo nessa rádio desafia qualquer lógica. Repito apenas o trocadilho infame que fiz quase agora: seria uma bênção se saísse do ar.

98.1 - Beat 98
Tão improvável quanto a CBN.

98.9 - MEC FM
Se Serra for eleito presidente, pode virar até Deus é Amor! Caso contrário, continua como está.

99.7 - JB FM
Forte candidata. Há pouco mais de um mês surgiu um boato sobre o interesse do Sistema Globo de Rádio em repetir a programação da Rádio Globo em FM, via 99.7 MHz. Nada foi confirmado, mas as especulações que envolvem a frequência não merecem ser totalmente descartadas.
A JB FM é a única emissora de rádio do Grupo Jornal do Brasil com programação própria. O conglomerado, que já foi um gigante da mídia, enfrenta dificuldades financeiras há um bom tempo. O jornal foi arrendado em 2001 e as outras rádios não existem mais - a Opus 90 (atual MPB FM) e a 105 FM (atual Rede Aleluia) foram vendidas nos anos 90, e a revolucionária rádio Cidade deu lugar à Oi FM em 2006.

100.5 - FM O Dia
A FM mais popular do Rio.
Como no rádio do Rio de Janeiro tudo pode acontecer, não ponho minha mão no fogo!

101.3 - Transamérica Pop
Apagada, desperdiçada, mas rica, muito rica - leia o penúltimo parágrafo do texto desse link e entenda o quanto ela é rica. Seu arrendamento seria a comprovação de que Aloysio de Andrade Faria cansou de ser dono de rádio!

102.1 - Mix
Não parece ser candidata, apesar de ser arrendada - as emissoras arrendadas sempre levam aquele estigma do "quem dá mais, leva"!

102.9 - Oi
Vide comentário acima. Mas não boto fé.

103.7 - Nativa
Vide comentário da Super Tupi.

104.5 - FM 104,5
Vide trocadilho usado para as outras rádios gospel, com a diferença que o milagre pode ser um pouco mais fácil nessa que nas concorrentes diretas.
Quem ocupa o espaço é a Igreja Universal, não como dona, mas como arrendatária. Não consigo enxergar muitos motivos para a Universal manter o arrendamento dessa emissora, já que eles têm uma FM própria bem ao lado (a antiga 105). Imagino que a igreja só continue transmitindo em 104.5 MHz porque o custo é baixo.
No ano passado chegou a ser noticiada a possibilidade da Jovem Pan voltar à cidade através da frequência, mas parece que o negócio não deu certo - ou a informação era mais um boato.
É uma das minhas apostas!

106.7 - Catedral
Canal próprio de uma fundação ligada à igreja católica. Segundo o Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, é "o microfone oficial da enorme arquidiocese do Rio".

107.1 - 107 FM (Furacão 2000)
É a Petrópolis FM arrendada. Já li que a cobertura é fraca na capital, mas como Paulo Abreu, proprietário do grupo que controla a Kiss FM, é especialista em "rádios que andam", é uma possibilidade. Resta saber a disposição de Rômulo Costa em procurar outra emissora.

107.9 - Original/Gospel FM
Mais uma que só o Tributo explica. Muita chance!

E você, aposta em qual dessas, caso a Kiss FM realmente vá para o Rio de Janeiro? E mais: qual faria menos falta se saísse do ar? Enquanto não vem uma confirmação oficial, não custa especular.

Comentários

  1. Amigos, agradeço pelas excelentes referências ao TRIBUTO. Eu e meus amigos continuaremos nos esforçando para explicar esse dial carioca, que nem Freud explica. Só nós mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro apostar numa frequência nova para a Kiss. Parece que o grupo Mundial é o verdadeiro dono da futura rádio Sertãozinho FM de São Gonçalo, que provavelmente eles tentarão aumentar a potência para atingir a capital.

    ResponderExcluir
  3. A formação da Rede Kiss de Rádio é um alívio e tanto para os amantes do rock tradicional,

    A Kiss FM tem público certo em todo o país, além de anunciantes de peso, o certo é que as poucos que a Kiss FM se torne a marca mais forte da Rede Mundial/CBS

    ResponderExcluir
  4. Caro, Peter, não fique tão eufórico antes da hora. A Kiss, infelizmente, não é essas coisas. A OI FM, sendo a última em audiência aqui em São Paulo, consegue ser emlhor do que ela. Você vai senrtir saudades da saudosa Venenosa FM.

    ResponderExcluir
  5. Peter, concordo com o Marco Ribeiro. Não só a Oi FM é melhor, como também a 107.3 e a Mitsubishi.

    A Kiss poderia ter uma programação musical mais criativa, em vez de martelar sempre nos mesmos clássicos ou no "hard rock farofa", e a plástica é tão estereotipada que chega a ser irritante!

    Não deixa de ser uma opção, mas poderia ser bem melhor.

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa: não sabia dessa Sertãozinho FM de São Gonçalo. É a cara do Paulo Abreu aumentar a potência de uma rádio e fazer ela "andar" para a cidade maior mais próxima! Ou às vezes até uma não tão próxima assim: a própria Kiss FM de São Paulo é, oficialmente, de Arujá (que fica a quase 40 km de distância da capital).

    ResponderExcluir
  7. P.S.: E Arujá nem faz parte da região metropolitana de São Paulo!

    ResponderExcluir
  8. Anderson e Marco

    Moro na região metropolitana de João Pessoa, onde o dial possui enormes buracos(espaços de mais de 3 Mhz) e a maioria das rádios que existem em João Pessoa tocam somente generos populares(leia-se Calypso, Aviões do Forró e identicos, algum pagode e só!)
    Tem até rádios predominantemente brega(100.5 FM, quando falo brega, me refiro à tipos como Waldick Soriano)
    A Cabo Branco FM é a adulta esteriotipica (rádio no estilo vitrolão mesmo, onde, a rádio toca 3 ou 4 músicas seguidas, com um bloco de comerciais, boletins de notícias e saúde e um locutor padrão)

    De rádios "gospel" só temos a Liberdade FM(Rede Aleluia) e a 96 FM da Assembleia de Deus(rádio essa que opera ocasionalmente)
    Haviam rádios gospel boas como a FM Tambaú (hoje a popular Sucesso FM, não confundir com a rádio também popular da TV Tambaú)

    A chegada da Kiss FM em João Pessoa, mesmo que não seja lá essas coisas, seria um alívio aos ouvidos

    ResponderExcluir
  9. que isso! parem de martelar a kiss! em todas as vezes que ouvi pela net gostei muito! ela pode ter até seus modismos! mas nós ouvintes estamos aqui para ajudar e pedir músicas diferenciadas! porque o rock and roll não tem fim!

    kiss fm venha logo!! aposto em 104,5Mhz !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas