TV Brasil estreia nova identidade visual
Estreou há pouco mais de duas semanas a nova identidade visual da TV Brasil. Desde 24 de julho, um pacote de vinhetas e chamadas concebidas pelo designer austríaco Rudi Bohm começaram a ser veiculadas pelo canal. Rudi Bohm foi responsável, junto com Hans Donner, pela revolução na identidade visual da Rede Globo nos anos 1970, que influenciou todas as concorrentes.
De acordo com informativo da EBC, o projeto pretende utilizar vinhetas "para programas que aglutinam o mesmo tipo de informação" - conceito adotado pela RedeTV! em 1999, quando o gênero de cada programa era identificado nas vinhetas interprogramas.
Para o designer, "a ideia é criar para a TV Brasil uma identidade brasileira, colorida, elegante e alegre, que informe sobre a sua natureza e seus objetivos". Ele acredita que "a TV pública deve ser diferenciada mas não precisa ser triste nem ter um visual pobre ou antigo".
O logotipo também foi levemente alterado. As três elipses que compõem o símbolo estão mais nítidas, e a tipologia mais moderna, comparadas com a fonte utilizada no logotipo apresentado em dezembro do ano passado. Compare os dois logotipos abaixo e veja a evolução da marca, desde a primeira identificação, de 2007, à mais atual.
A evolução da marca da TV Brasil. Clique para ampliar.
As aberturas, trilhas e cenários dos programas também serão alterados.
Não sei se o visual "triste, pobre ou antigo" mencionado por Bohm é o da própria TV Brasil, que estreou com marca improvisada e que, mesmo quando ganhou um logotipo, pecava pelo excesso de azul e branco em suas vinhetas. O que vi, até agora, já eliminou esse excesso de azul.
Para mim, esta é a primeira marca da TV Brasil superior à última marca da antiga TVE.
SAIBA MAIS
Sala de Imprensa - EBC: TV Brasil tem nova identidade visual
De acordo com informativo da EBC, o projeto pretende utilizar vinhetas "para programas que aglutinam o mesmo tipo de informação" - conceito adotado pela RedeTV! em 1999, quando o gênero de cada programa era identificado nas vinhetas interprogramas.
Para o designer, "a ideia é criar para a TV Brasil uma identidade brasileira, colorida, elegante e alegre, que informe sobre a sua natureza e seus objetivos". Ele acredita que "a TV pública deve ser diferenciada mas não precisa ser triste nem ter um visual pobre ou antigo".
O logotipo também foi levemente alterado. As três elipses que compõem o símbolo estão mais nítidas, e a tipologia mais moderna, comparadas com a fonte utilizada no logotipo apresentado em dezembro do ano passado. Compare os dois logotipos abaixo e veja a evolução da marca, desde a primeira identificação, de 2007, à mais atual.
As aberturas, trilhas e cenários dos programas também serão alterados.
Não sei se o visual "triste, pobre ou antigo" mencionado por Bohm é o da própria TV Brasil, que estreou com marca improvisada e que, mesmo quando ganhou um logotipo, pecava pelo excesso de azul e branco em suas vinhetas. O que vi, até agora, já eliminou esse excesso de azul.
Para mim, esta é a primeira marca da TV Brasil superior à última marca da antiga TVE.
SAIBA MAIS
Sala de Imprensa - EBC: TV Brasil tem nova identidade visual
Ainda acho pobre para um nome tão importante e não gosto do design / tipologia da palavra "BRASIL"
ResponderExcluirGostei da nova programacao visual da TV Brasil, traz de volta, as vinhetas interpograma, pos chamada, proxima atracao, etc, ficou muito bom.
ResponderExcluirNao gostei da tipologia, ficou confusa demais, da tipologia, gosto da anterior, falta mudar tambem os cenarios da emissora, que sao pobres demais
Achei que a vinheta interprogramas tem tudo que o Rudi Bohm disse que pretendia trazer com a nova identidade visual... Mas as chamadas estão, sei lá porque, azuladas/pálidas, como estavam quando mudou o logotipo. =|
ResponderExcluirE eu ainda não vi essa coisa dos líquidos nas quatro cores que representam os pilares da TV pública. Tá tudo azul e branco.
ResponderExcluir