Record responde acusações do "Jornal Nacional"

Conforme previsto, o "Jornal da Record" desta noite veiculou reportagem em resposta ao "Jornal Nacional" de ontem, que dedicou dez minutos para falar sobre a denúncia do Ministério Público de São Paulo contra o bispo Edir Macedo e mais nove integrantes a Igreja Universal do Reino de Deus, com direito até à ressurreição - desculpe o trocadilho inevitável - do "ou dá ou desce".

Veja o material do "Jornal da Record" na íntegra:

PARTE 1


PARTE 2


Reproduzo o comentário de Arthur Ankerkrone sobre esses novos capítulos da briga entre Globo e Record, publicado hoje no Broadcast Blog. Alguns dos pontos da análise são claramente percebidos nos vídeos acima, como o esforço da Record - sem qualquer preocupação em ser desassociada da igreja - em assumir o papel de mártir.

As recentes acusações publicadas pelos jornais Folha de São Paulo e O Globo, e obviamente, repercutidas com afinco pela TV Globo e outros órgãos do grupo, contra a Igreja Universal do Reino de Deus, têm, nesse último caso, um alvo mais do que óbvio: a TV Record, controlada pelo empresário (e bispo da Universal) Edir Macedo Bezerra.

Não nos cabe julgar aqui quem é o herói ou vilão dessa história. De certa maneira, todos têm algum tipo de interesse ou culpa. O que leva a publicar esse comentário é o imenso erro estratégico praticado pelas Organizações Globo, nesse episódio. A TV Record, através de sua programação, iniciou seu contra-ataque, visando justamente colocar a TV Globo no papel de vilã, levando a opinião pública em seu favor.

Não é a primeira vez que isso ocorre, nem a segunda, e creio que tampouco será a última. A Globo já deveria ter aprendido que esse não é o caminho estratégico para frear a Record. Tudo se configura mais uma vez no sentido de fortalecer a empresa de Macedo, e arranhar a imagem da Globo.

Existem outras maneiras de se minar um concorrente, jamais transformando-o em mártir. É a história do "fale mal mas fale de mim". A TV Tupi e os Associados, no passado, moveu uma intensa campanha contra os investidores estrangeiros da TV Globo, e o resultado aí está: a Globo transformou-se em líder de audiência.

Não existe uma estratégia fácil nesse caso, pois a Record atual é uma máquina bem azeitada de fazer televisão, e assim como a Globo, uma empresa sólida e com força política. A única coisa que a Globo não pode fazer, se pretende freá-la, é justamente fortalecê-la. Como vem fazendo agora.

A Record foi mais agressiva que a Globo nos ataques, mas estava aproveitando do "desconto" concedido pelo "direito de resposta" - e mesmo assim usou parte do tempo para divulgar ações sociais da Universal.

Ponto para os bispos nesse primeiro round! Ambas bateram do mesmo jeito, mas só a Globo fortaleceu a concorrente.

SAIBA MAIS
Igreja Universal é acusada de lavagem de dinheiro; "Jornal Nacional" exibe 10 minutos de denúncias (12/08)

Comentários

  1. Discordo.
    Acho que pelo número de pessoas que assistiram às reportagens, levando em conta a média de audiência do Jornal Nacional (uns 32 pontos), é 3 vezes maior do que o Jornal da Record.
    Na prática, a imagem da Record ficou mais arranhada!

    ResponderExcluir
  2. Mas a questão não é nem audiência... O problema é que a Globo demonstrou um "desespero" que nem existe, mas que a Record adora especular. E demonstrar desespero favorece a concorrente!

    Sobre audiência, a Record é campeã em fazer barulho! Os programas mais vistos da Record (de acordo com o IBOPE, e não com os números inflados que a Record gosta de divulgar) tem audiência similar a dos "Cavaleiros do Zodíaco" ou de "Xica da Silva" na Manchete, numa época em que a Manchete nem fazia alarde com números de audiência.

    Outro exemplo é a primeira "Casa dos Artistas", dava quase o dobro de audiência que "A Fazenda". A Record ganha muito da Globo em horários com baixo índice de share (como durante o "Fala Brasil" e "Hoje em Dia"). Essa história de quebrar a hegemonia da Globo, de acabar com o monopólio é bobagem!

    A única emissora que ameaçou quebrar a hegemonia da Globo nos últimos 30 anos foi a Manchete, e num curto espaço de tempo, porque não tinha cacife pra brigar de igual pra igual. O resto (principalmente vindo da Record) é barulho!

    ResponderExcluir
  3. Ah! E a audiência apontada na reportagem da Record refere-se apenas à Grande SP. E o Brasil não é só São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. O objetivo da Globo é retirar ou, no mínimo, balançar a concessão da Record com essa ação judicial e assim reabrir o contrato pelos Jogos Olimpícos de 2012.

    ResponderExcluir
  5. Anderson,

    Esperei apenas a reposta da Record para me manifestar...

    Em entrevista á revista Veja em 14/11/1990, o Bispo Macedo garantiu que 70% das ações seriam de um condomínio de pastores da IURD, que cabia a ele presidir e supervisionar o condomínio, e 30% seriam dos funcionários da Record. Hoje 90% das ações são dele e 10% da sua mulher, Ester Eunice.

    Ele declarou em outra entreista à um jornal do interior(cujo o nome esqeuci), de 10/12/1990, que a Record era de todo om povo da IURD

    ResponderExcluir
  6. O que importa é que...

    O povo brasileiro soube pela Globo quem é a Universal, mas, e o contrário?

    Justiça igual pra todos.

    O povo precisa saber quem é quem, não apenas quem convém a um grupo.

    ResponderExcluir
  7. Quero ver o dia q a rede grobo dancar , essa ladrona q ameaca politicos e usa o Brasil para crescer,,,, se Deus quiser isso vai ter um fim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas