Sobre o fim da Antena 1 no Rio de Janeiro

Não estava em casa na noite desse último domingo e também acabei não aparecendo por aqui ontem. Por isso, só ouvi a transição da Antena 1 do Rio para a Nativa agora.

Imaginava que algum ou alguns dos apaixonados por rádio que produzem as informações que servem de fonte para esse blog estariam ligados na Antena 1 e disponibilizariam o áudio da despedida - e se não disponibilizassem, encontrariam os links de quem tivesse disponibilizado. Não errei: o Rodney Brocanelli acompanhou em tempo real o último dia da emissora no Rádio Base e o Eduardo Sander fez o mesmo no seu blog Patolino.

Tomo a liberdade de reproduzir algumas coisas que ouvi nos dois blogs antes de comentar.


DESPEDIDA CLÁUDIA JONES (20h00)
Publicado originalmente no Patolino




DESPEDIDA ACÁCIA VIEIRA (22h00)
Publicado originalmente no Patolino




DESPEDIDA EULINA RÊGO (23h00)
Publicado originalmente no Patolino




TRANSIÇÃO ANTENA 1 - NATIVA (00h00)
Publicado originalmente no Rádio Base




Antes de qualquer coisa, concordo com Edmauro Novais, que disse nos comentários do Rádio Base que a transição foi "como se alguém fosse na mesa e desplugasse um cabo de maneira brusca e colocasse no lugar um outro com o áudio da outra rádio". No mais, é sempre triste para quem gosta de rádio essa despedida forçada e motivada exclusivamente por dinheiro.

Não vou falar da programação musical da Antena 1 ou das emissoras do mesmo segmento porque isso reduz a discussão às preferências musicais de cada um, e não é esse o foco. Aliás, a maioria dos comentários que leio em outros blogs acabam caindo no "a rádio tal é de qualidade, a rádio XYZ só toca lixo". A questão não é essa! O problema é o que entra no lugar.

A maior perda é trocar um meio de comunicação por uma empresa. Não que a Antena 1 não fosse uma empresa - tanto é que, mesmo com seus quase 30 anos de história se "vendeu" aos Diários Associados -, mas a chegada da Tupi ao FM, assim como é com qualquer AM em FM, não tem nada de comunicação. A "aemização do FM" é só uma paulada no rádio dada por quem teoricamente deveria se interessar em mantê-lo vivo.

Vou "falar" uma coisa que infelizmente não tem se aplicado à minha vida profissional formal, mas é algo que eu acredito e que acho que cabe dizer, por mais que pareça fugir do tema. Acredito que cada aspecto da nossa vida pode trazer um tipo específico de felicidade. O tipo de felicidade da vida profissional é o da realização, e acontece quando você percebe que é capaz de produzir algo que agregue valor positivo à sociedade. Para querer produzir algo de valor, é preciso ter um equilíbrio entre os outros aspectos da sua vida, que vão fazer com que você acredite que a sociedade "merece" essa dedicação. Ou seja: o centro de tudo são as pessoas (ou deveriam ser).

Um parêntese: em cada tipo de trabalho onde exista amor/envolvimento, é possível produzir algo de valor para a sociedade - é por isso que disse que esse pensamento atualmente não se encaixa na minha vida profissional formal. Mas isso existe, e sei de um grande amigo meu que vive isso!

O que eu quero dizer com essa divagação toda é que quando o foco principal deixa de ser as pessoas o negócio não tem sentido. Toda empresa quer ganhar dinheiro, mas a missão de nenhuma empresa é essa. A missão é esse valor produzido. E que valor é produzido quando, num veículo de comunicação, um conteúdo próprio é trocado por um conteúdo repetido? Eu digo que não existe nenhum!

OUÇA TAMBÉM
Rádio Base: A última noite da Antena 1 no dial carioca

Comentários

  1. Infelizmente o que é bom sempre tem que acabar.
    Os donos das rádios podia pelo menos ter consideração com todos os ouvintes foram 28 anos de Antena 1 Rio de Janeiro nao 28 dias.Eles nem querem saber dos ouvintes que sidane nessa hora.
    Valeu a todos os locutores da Antena 1 Rio de Janeiro,vocês estao de nota 10 pois acima de tudo tiverao dignidade para abrir o microfone para dizer adeus aos ouvintes.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a discussão aqui não é algo e sim algo maior, muito maior, que é a Comunicação. Coisa boa!

    Infelizmente, os coleguinhas jornalistas vivem se degladiando entre si. E o público também volta e meia "denigre" aqueles que estão lá, tentando fazer um bom trabalho, algum trabalho. Enfim, criticar é sempre mais fácil. Fazer barulho, então!

    Fiquei curiosa sobre a Antena 1 aqui de Brasília. Não ouço há tempos. rs E, estes áudios, heim? Noooosssa, de cortar o coração! Quase chorei. Belo trabalho dos blogueiros!!! Eu sou do tempo que adorava ouvir e gravar programas em k-7. Se fosse eu participando, então ...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Vocês escutam pouco AM. O AM morreu. Na Europa, os países estão desligando os transmissores de AM por serem devoradores de energia ineficientes, modular uma portadora em amplitude consome muita energia.

    Aqui no bairro, o AM está se deteriorando cada ano que passa. Só é fácil escutar emissoras locais com mais de 50 kW, os que conseguem furar a interferência causada por carregadores de pilha, computadores, equipamentos de ADSL, e mais recentemente os modens roteadores sem fio (isto é, jogam no éter o horrível sinal onda quadrada digital).

    Eu já não escuto mais rádio AM do exterior, ondas curtas é só ruído digital.

    No litoral paulista, onde pensei que fosse um paraíso para fazer DX em AM, está pior.

    ResponderExcluir
  4. Por falar em Antena 1, ela é a melhor emissora em FM. Fico escutando direto, sem colocar o dedão no botão de sintonia para mudar de emissora.

    É obvio que eles tocam alguma porcaria recente, mas dá para aguentar, não há necessidade do ouvinte se concentrar para entender a letra, isso é o de menos. Eu gosto é da sonoridade e não da letra, muitas vezes, a melodia é linda mas a letra é um lixo.

    É bom a diversidadee, assim escolho o que é bom, nunca ser um da boiada seguindo os outros em tudo.

    ResponderExcluir
  5. Outro dia li no Tributo ao rádio do Rio de Janeiro um texto sobre as rádios de São Paulo, onde a Antena 1 era descrita da seguinte forma:

    "A verdadeira proprietária da marca Antena 1 é muito inferior à sua saudosa franqueada carioca. Tem um excelente sinal, mas uma programação contemporânea sofrível. Verdadeiros rest sellers dominam a planilha musical. Para os amigos órfãos da Antena 1 carioca, um aviso sincero: não vale a pena trazer essa coisa para o Rio. Briguem pela volta da Antena 1 carioca, com nossos produtores e nossas locutoras."

    Conheci a Antena 1 do Rio há poucos dias, justamente quando começaram os boatos de que ela daria lugar à Tupi FM de São Paulo, porque achava que era tudo a mesma coisa. E uma "mesma coisa" que não valia o esforço de ouvir pela internet. A de Brasília não tem áudio online para quem não mora na cidade conferir como é.

    Acho que em São Paulo falta uma rádio mais "aberta" para concorrer diretamente com a Alpha.

    Há rádios excelentes, como a Eldorado, a USP e a Mitsubishi, mas a Alpha está no topo porque não tem concorrência direta - de uma outra FM adulta com programação mais light e popular que USP/Mitsubishi/Eldorado, mas sem os vícios da programação musical da Alpha.

    A Antena 1 poderia ser essa rádio, ou a Scalla poderia ter se modernizado e se tornado uma opção.

    Gloria Estefan, Jon Secada e Jorge Vercilo (clássicos da Alpha) na cabeça 10 vezes por dia é difícil! Trocar a Alpha pela Antena 1 é trocar seis por meia dúzia.. e as outras são imprevisíveis e, talvez, boas demais para agradar o pessoal dos consultórios e escritórios...

    ResponderExcluir
  6. amigos amantes da boa musica, ter boa produção , música e locução verdadeira só conheci uma antena1RIO DE JANEIRO, SABER GRITAR E BOTAR MUITOSCOMERCIAIS ISSO ELES SAO CRAQUES, POR ISSO PASSEI A ESCUTAR A RADIO RIO DE JANEIRO AM PELOS AO MENOS ELEVO A MINHA ALMA AS VINTE HORAS MATO SAUDADES DA NAYARA ALVES NA PARADISO. UM ABRAÇO LUIS FILIPE

    ResponderExcluir
  7. Eu to assistindo os jogos de futebol através do site www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas