Um exemplo de rádio ilegal que deve ser fechada

Trecho de matéria de Wagner Gomes para O Globo, publicada em 16/04/09.

Em São José dos Campos, a 97 quilômetros de São Paulo, uma rádio clandestina ligada à Igreja Evangélica Deus é Amor também foi lacrada em fevereiro durante operação da polícia. A emissora "Voz do Universo" (FM 95.5) funcionava no segundo andar de um sobrado ocupado pela igreja, na rua coronel José Monteiro, na região central da cidade. A policia encontrou no local estúdio com computadores, mesa de som, sistemas de rádio, microfones, alto-falantes e telefones.

Independente de causar ou não interferência, esse é um exemplo de emissora ilegal que deve ser "combatida".

Só na Grande São Paulo, a Deus é Amor transmite a mesma programação em quatro frequências, sendo três em AM e uma em FM - todas legalizadas. No site da igreja, uma página traz links de outras emissoras com áudio online "das programações da Voz da Libertação no Brasil e no Mundo". Tem retransmissoras em praticamente todos os estados do Brasil e em mais 15 países, sem contar aquelas que não disponibilizam o áudio na Internet. Até o Sistema Globo de Rádio arrendou suas frequências em Ondas Curtas para o missionário David Miranda! Uma rede desse porte precisa operar em canais ilegais?

Há um projeto de lei que pretende descriminalizar as rádios comunitárias sem licença, trocando a pena de prisão por sanções administrativas. O único problema desse projeto é dar brecha para a instalação de mais emissoras como essa, de gente que tem dinheiro suficiente - e má fé suficiente - para constatar que os lucros diretos ou indiretos que essas rádios podem gerar compensam as perdas com multas ou apreensões de equipamentos.

Comentários

  1. Tinha certeza que este post iriar ter um monte de comtários ofensivos.

    Mas agora que vi só tem o meu comentário para dizer que gostei do post.

    Parabéns, cuidado que um dia o David Miranda manda te matar quando você estiver na rua...

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu amigo, esse blog tem que comer muito arroz e feijão pra ter "um monte de comentários" da noite pro dia! =P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas