Todo mundo em primeiro lugar
É comum ouvir na Tropical FM (107.9 MHz - São Paulo/SP) um spot que começa com um "Subiu de novo!", em coro, e que fala sobre o crescimento de audiência da rádio, comprovado em "mais uma pesquisa do IBOPE" que "acaba de sair".
De vez em quanto a 89 (89.1 MHz) e a Metropolitana (98.5 MHz) se classificam como líderes no público jovem, e até a Gazeta (88.1 MHz) tem veiculado spot onde afirma ser líder de audiência "no segmento".
O site da Tupi FM (104.1 MHz) tem um banner com a inscrição "1º lugar no Ibope", que leva para um texto onde a rádio é anunciada como líder por seis meses consecutivos (reprodução abaixo), ao mesmo tempo em que a Nativa (95.3 MHz) tem vinheta agradecendo o primeiro lugar de audiência.
Tupi FM anuncia seis meses consecutivos de liderança. O texto é de julho de 2008.
Apesar das divergências, todas as emissoras se referem às mesmas pesquisas de lembrança de marca do IBOPE - aquelas que todo mundo finge acreditar que medem audiência. E é muita gente pra pouco pódio!
Veja as últimas pesquisas:
Adaptado a partir de informações publicadas no site Radioman. Clique na imagem para ampliá-la em uma nova aba ou janela.
Então é isso:
- A Tropical dá a entender que sobe de posição a cada nova pesquisa, e não é bem assim. Desde outubro do ano passado, a única "subida" foi a recuperação da sua 13ª posição no último levantamento, depois de uma queda no penúltimo.
- Faz tempo que a Tupi não mantém o primeiro lugar! A alternância de posição entre ela e a Nativa tem acontecido em todas as pesquisas desde outubro de 2008, com exceção apenas das duas últimas. Mesmo assim, ela pode divulgar sua posição, até porque o texto que anuncia os seis meses consecutivos no primeiro lugar não omite a data da notícia - ainda que não dê destaque.
- Quem não tem porque agradecer o primeiro lugar, pelo menos nos últimos dois meses, é a Nativa. Apesar de ter ocupado a primeira posição em alguns dos levantamentos analisados, os dois últimos apontaram vantagem para a Tupi.
- 89 e Metropolitana têm seus altos e baixos e estão sempre entre as dez primeiras, mas a Mix é uma das poucas emissoras que manteve a mesma posição em todas as pesquisas - sempre acima das duas.
- E a Gazeta é líder de um segmento que eu não sei direito qual é! Não consegui encontrar informações sobre a segmentação demográfica de todas as rádios populares (faixa etária, nível sócio-econômico e sexo) para fechar o assunto de vez, mas existe aquela divisão que todo mundo conhece (popular, jovem, adulta) e não vejo motivos para separar a Gazeta das outras "populares" (Tupi, Nativa, Transcontinental, Band, 105 e Tropical). Existem diferenças entre cada uma, mas se a Gazeta criar um subsegmento para si, vai concorrer somente com a Tropical (as duas são as únicas com linguagem popular que equilibram samba e sertanejo - a Band FM também toca os dois estilos, mas tem se posicionado como uma rádio mais jovem).
Não confio na eficácia dessas pesquisas. Acho que se elas medissem realmente audiência e não lembrança de marca, a Globo não seria líder no AM com quase o dobro do número de ouvintes da segunda colocada, a Capital, onde estão praticamente todos os "figurões" do AM popular - na última pesquisa, a Globo apareceu com 163.834 ouvintes por minuto, enquanto a Capital ficou com 104.693. Mesmo assim, é o parâmetro que se tem.
O chato é ouvir tanta gente se colocando nesse "topo", mesmo com os dados dessas pesquisas divulgados em um monte de lugares! E pior ainda é essa obsessão por ocupar os primeiros lugares, como se isso fosse a única vantagem que uma rádio pudesse ter!
VEJA TODAS AS PESQUISAS CITADAS NA ÍNTEGRA
Outubro de 2008
Novembro de 2008
Outubro a dezembro de 2008
Janeiro de 2009
Fevereiro de 2009
Janeiro a março de 2009
De vez em quanto a 89 (89.1 MHz) e a Metropolitana (98.5 MHz) se classificam como líderes no público jovem, e até a Gazeta (88.1 MHz) tem veiculado spot onde afirma ser líder de audiência "no segmento".
O site da Tupi FM (104.1 MHz) tem um banner com a inscrição "1º lugar no Ibope", que leva para um texto onde a rádio é anunciada como líder por seis meses consecutivos (reprodução abaixo), ao mesmo tempo em que a Nativa (95.3 MHz) tem vinheta agradecendo o primeiro lugar de audiência.
Apesar das divergências, todas as emissoras se referem às mesmas pesquisas de lembrança de marca do IBOPE - aquelas que todo mundo finge acreditar que medem audiência. E é muita gente pra pouco pódio!
Veja as últimas pesquisas:
Então é isso:
- A Tropical dá a entender que sobe de posição a cada nova pesquisa, e não é bem assim. Desde outubro do ano passado, a única "subida" foi a recuperação da sua 13ª posição no último levantamento, depois de uma queda no penúltimo.
- Faz tempo que a Tupi não mantém o primeiro lugar! A alternância de posição entre ela e a Nativa tem acontecido em todas as pesquisas desde outubro de 2008, com exceção apenas das duas últimas. Mesmo assim, ela pode divulgar sua posição, até porque o texto que anuncia os seis meses consecutivos no primeiro lugar não omite a data da notícia - ainda que não dê destaque.
- Quem não tem porque agradecer o primeiro lugar, pelo menos nos últimos dois meses, é a Nativa. Apesar de ter ocupado a primeira posição em alguns dos levantamentos analisados, os dois últimos apontaram vantagem para a Tupi.
- 89 e Metropolitana têm seus altos e baixos e estão sempre entre as dez primeiras, mas a Mix é uma das poucas emissoras que manteve a mesma posição em todas as pesquisas - sempre acima das duas.
- E a Gazeta é líder de um segmento que eu não sei direito qual é! Não consegui encontrar informações sobre a segmentação demográfica de todas as rádios populares (faixa etária, nível sócio-econômico e sexo) para fechar o assunto de vez, mas existe aquela divisão que todo mundo conhece (popular, jovem, adulta) e não vejo motivos para separar a Gazeta das outras "populares" (Tupi, Nativa, Transcontinental, Band, 105 e Tropical). Existem diferenças entre cada uma, mas se a Gazeta criar um subsegmento para si, vai concorrer somente com a Tropical (as duas são as únicas com linguagem popular que equilibram samba e sertanejo - a Band FM também toca os dois estilos, mas tem se posicionado como uma rádio mais jovem).
Não confio na eficácia dessas pesquisas. Acho que se elas medissem realmente audiência e não lembrança de marca, a Globo não seria líder no AM com quase o dobro do número de ouvintes da segunda colocada, a Capital, onde estão praticamente todos os "figurões" do AM popular - na última pesquisa, a Globo apareceu com 163.834 ouvintes por minuto, enquanto a Capital ficou com 104.693. Mesmo assim, é o parâmetro que se tem.
O chato é ouvir tanta gente se colocando nesse "topo", mesmo com os dados dessas pesquisas divulgados em um monte de lugares! E pior ainda é essa obsessão por ocupar os primeiros lugares, como se isso fosse a única vantagem que uma rádio pudesse ter!
VEJA TODAS AS PESQUISAS CITADAS NA ÍNTEGRA
Outubro de 2008
Novembro de 2008
Outubro a dezembro de 2008
Janeiro de 2009
Fevereiro de 2009
Janeiro a março de 2009
Anderson,
ResponderExcluirIsso também acontece na Paraíba, quando saiu a pesquisa do Ibope, o Sistema Correio(Mix e Correio Sat),
Sistema Arapuan(Sucesso, Arapuan e Miramar) e Diários Associados(Clube FM) se disseram líderes na audiência...
A Clube FM se tornou líder, a 92 FM(atual Sucesso FM) é a vice e a Mix está em terceiro, as 3 lutando palmo a palmo pela liderança
O Rádio AM morreu em João Pessoa, existem apenas cinco emissoras AM, das quais apenas 3(Tabajara, CBN e Sanhauá) são comerciais, sendo que a Sanhauá vende horario para Igreja Deus é Amor, só restam duas, CBN e Tabajara(velha estatal)
sabe qual é o problema? é que todo mundo sabe que essa pesquisa é fajuta mas como você mesmo disse é o parâmetro que se tem!
ResponderExcluiras empresas escolhem em que rádio anunciar por causa disso, as emissoras moldam a programação de acordo com isso, e o rádio vai decaindo porque tudo gira em torno de uma coisa que não reflete a vontade verdadeira dos ouvintes...
é por isso que quanto mais as rádios se ajustam a essas pesquisas, menos gente gosta de ouvir rádio!
Eduardo, concordo plenamente com você! Já escrevi sobre isso logo quando comecei com esse blog (nesse post aqui: http://midiaclipping.blogspot.com/2008/06/ibope-e-lembrana-de-marca-no-rdio.html ) mas não consegui resumir tão bem como você fez nesse comentário!
ResponderExcluirPeter, a situação do AM em São Paulo é bem melhor. Existe a "aemização do FM" - aquelas emissoras que retransmitem em FM o sinal do AM - mas tem muita gente fazendo rádio de qualidade em AM, e só no AM. A rádio Sanhauá, que você disse que vende horário para a Deus é Amor, faz isso em tempo integral ou vende só determinados espaços?
Abraços!