Hans Donner não deve ter gostado. E você?

MidiaClippingFoi assunto de praticamente todos os sites de rádio na semana passada as mudanças que a Rádio Globo sofreria a partir desta segunda-feira. Vinhetas, plástica, programação, slogam e logotipo seriam trocados numa tacada só. E foram.

Nem vou falar sobre a programação porque, podem me apedrejar, mas não consigo ter paciência para a Rádio Globo! Hoje tentei ouvir alguma coisa, até para ver o que mudou, e peguei o final de uma das participações do Padre Marcelo Rossi, com uma criança de dois ou três anos cantando uma música católica. O padre fazia, naquele tom de voz característico, intervenções como "ele não sabe nem falar, mas já sabe cantar" e "ele canta do jeito dele", ou repetia cada palavra errada que o menino pronunciava. Depois disso, o dono da Ultrafarma apareceu para falar o quanto era sugestivo a farmácia ficar na estação Saúde do Metrô, e a volta do "Manhã da Globo" contou com a mesma vinheta chata (mã-nhã-dá-glô-bo, mã-nhã-dá-glô-bo, mã-nhã-dá-glô-bo...). Adoro rádio e escuto outras emissoras populares tanto em AM quanto em FM. Mas a Globo é difícil!

Antes de alguém me atirar um tijolo, tenho que dizer que gosto de dois programas: o "Se Liga Brasil", do Roberto Canázio, e o "Quintal da Globo". Nunca ouvi o "Planeta Rei nas Ondas da Globo" mas acho que tem tudo a ver com o horário e o perfil da rádio. Vou tentar ouvir!

De qualquer jeito, o que eu ia falar era bem mais simples. É sobre o novo logotipo, que substitui o criado por Hans Donner nos anos 70.

A Globo contratou a Tecnopop, agência carioca que tem no portfólio clientes como Petrobrás e Brasil Telecom, e que já reposicionou a antiga 98 FM, levando-a "em um ano da quinta posição à vice-liderança das FMs" no Rio de Janeiro.

Ontem li aqui o comentário de um leitor anônimo dizendo que preferia o antigo logotipo e que achava que o atual tinha ficado muito feio. Gostei das cores e do novo slogam, mas também não gostei do novo logotipo. Não chego a dizer que é "muito feio", mas achei simples demais. Foi só a gente que não gostou?

Comentários

  1. Olá Anderson,

    Meu nome é Wagner e sou o tal leitor anônimo que não gostou do logotipo novo da Rádio Globo. Esqueci de assinar. E a questão realmente é pelo fato de que ficou simples demais, tipo aquele desenho que até meu sobrinho com o braço engessado há um mês faria!!!

    Ainda não tive chance, nem tempo e nem paciência para ouvir a nova plástica da programação mas só o fato de terem tirado a minha vinheta preferida: "Radio Globo, música, esporte e notícia" (a original, que tocava antes do Globo no ar nos programas gerados a partir do Rio, me deixou P... da vida. Sou do tempo do "O Seu Redator-Chefe" e acho que posso dar meu parecer sobre isso. Repito que a Globo tem muitas vinhetas marcantes. Renovação plástica tem que ser feita com critério pra não descaracterizar.

    WAGNER - MAUÀ - SP

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci...

    Será que tiraram a vinheta "Música, esporte e notícia" porque a rádio toca cada vez menos música? Muitas vezes penso, com certo exagero, que a Rádio Globo se tornou após o advento da CBN um clone popular (e bota popular nisso!) da rádio que toca notícia. Não me admiraria se deixasse de tocar música qualquer dia desses...

    WAGNER - MAUÁ -SP

    ResponderExcluir
  3. Olha, Anderson, qualquer moleque de 5 anos, que saiba usar o Photoshop, faria melhor!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. como se a logo do teu blog fosse mto melhor que a da radio globo....

    ResponderExcluir
  5. Valeu por ter comparado uma imagem que eu fiz no Word para um blog com um projeto desenvolvido por uma agência especializada para uma empresa que eles classificaram como "patrimônio imaterial do Brasil". Não esperava tanto!

    Sem querer você concordou comigo. Se um logo feito em casa "não é muito melhor" que o da Rádio Globo, o deles é bem simples!

    ResponderExcluir
  6. Isso significa uma coisa: A Globo também sabe fazer m....!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas