Pular para o conteúdo principal

Rápidas da Semana no Twitter (05/04 a 11/04/09)

MidiaClipping
Nessa semana, o Twitter deixou vários perfis em branco, incluindo o desse blog. Além disso, uma pane no Speedy deixou muita gente sem acesso à Internet (ou quase sem), incluindo eu.

Sobre o Speedy, a Telefonica alegou ter sido alvo de "ações externas", e disse "serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos por meio de redes peer-to-peer" não foram afetados. Se em dois dias não consegui nem conexão, como é que eles vêm dizer que alguma coisa funcionou?

O comunicado da Telefonica foi publicado no UOL Tecnologia, e eu twittei - ou tweetei? - o link na quinta-feira (09/04). Sobre o problema no Twitter, as mensagens antigas voltaram.

As principais twittadas (ou tweetadas?) da semana estão aí. Mas, numa semana com feriado, bug no Twitter, pane no Speedy e final no Big Brother, foram poucas.

SEGUNDA (06/04)
- Andres Kalikoske faz uma análise no Observatório da Imprensa sobre a estratégia das reprises no SBT. Concordo com quem disse, no sistema de comentários do site, que a "alta cúpula" do SBT deveria ler esse texto.
- Veja como o SBT anunciou mais uma "arma secreta", dessa vez menos secreta assim: "mais um sucesso da Rede Manchete".
Vou gostar de ver as novelas da Manchete, mas o SBT (leia "Silvio Santos") deveria se preocupar no modo como tem se apoiado em reprises.
- No Caros Ouvintes, profissionais opinam sobre o futuro do rádio.
- E o Rádio Base publicou um texto do site Scream Yell sobre a propaganda enganosa da Nova Brasil quando fala da "moderna música brasileira".
Se o assunto é propaganda enganosa, ninguém bate a "Sequência de Classe" da Alpha FM! Shania Twain e Whitney Houston são dois exemplos de artistas que tocam lá.

TERÇA (07/04)
- E não é que o SBT surpreendeu todo mundo? Era praticamente certa a reprise de "Ana Raio", mas o que se viu ontem foi "Dona Beija"! A "arma secreta" contou até com a abertura original! O site NaTelinha disse que a imagem estava ruim, mas o material é de 1986!
- Em Sorocaba, a Rede CBS trocou a Tupi FM pela Scalla, em 100.5 MHz, mesmo a Tupi sendo "bem absorvida pelo mercado e pela audiência local". Tudo Rádio.com
Quer apostar quanto que a Scalla vai voltar para São Paulo mais uma vez, agora em 100.5?
- Qual "ditabranda" é pior, a da Folha ou a da Abril? Vi o Mundo (Você Escreve)

QUINTA (09/04)
- O anúncio da nova programação da Globo é destaque em todo lugar, mesmo que quase não existam mudanças na programação. Foi destaque no Tela Viva.
Mas vai ter novidades nesse ano: Globo no celular e nos ônibus de São Paulo. A grade da TV aberta continua engessada, com raras exceções...
- Ana Paula Padrão vai sair do SBT. Não surpreende. Parabólica JP

SEXTA (10/04)
- Liberdade Digital: TV e Rádio. Políticos podem perder concessões.
- Não sou o único que não gosta da Rádio Globo! O Marco Ribeiro, do Rádio Base, também tem críticas - inclusive ao logo.

Siga o MidiaClipping no Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…