Sistema Globo de Rádio retransmite Igreja Deus é Amor em ondas curtas

Estava ouvindo, outro dia, o prefixo da Rede Universo de Rádios (da Igreja Pentecostal Deus é Amor) e notei algo curioso: a inclusão da Rádio Globo de São Paulo Ltda. e da Rádio Globo S.A. na relação de "afiliadas" da igreja. E constatei que as rádios não são homônimas às tradicionais emissoras do Sistema Globo de Rádio em OC. São elas, mesmo.

Um comentário de Dionisio Codama num post do Radio Base sobre a suposta venda do Grupo Estado para a Globo (27 de junho), esclarece que "a Rádio Globo de São Paulo alugou dois transmissores de ondas curtas - 49 m e 31 m e a rádio Globo do Rio de Janeiro alugou os dois transmissores de ondas curtas - 49 m e 19 m para a Igreja Pentecostal Deus É Amor". No início desse mês o jornalista Célio Romais, que mantém um blog com notícias sobre ondas curtas (tema sobre o qual é pesquisador) confirmou a informação, "conforme José Moacir Portera de Melo, de Pontes e Lacerda (MT)".

O "abandono" da Globo e a tímida repercussão da notícia refletem o panorama atual das ondas curtas. O AM, prejudicado pela "onda" de equipamentos fabricados apenas com receptor de FM, conforme comentado aqui e amplamente discutido no site Preserve o Rádio AM, está bem à frente das faixas destinadas aos dexistas (entusiastas das ondas curtas). O acesso ao rádio de outros estados ou outros países foi simplificado com a Internet e muitas pessoas que se interessavam em fuçar os dials SW (me incluo nessas pessoas - meu primeiro "três em um" tinha duas faixas de ondas curtas) acabaram fazendo a mesma coisa na web com mais facilidade, tanto pelo crescimento de domicílios com acesso à Internet quanto pela escassez de aparelhos com ondas curtas.

Mas o conteúdo disponível em ondas curtas vai além das rádios estrangeiras em língua original, e a própria Internet ainda tem espaço para os dexistas. Além do blog de Célio Romais com notícias atualizadas, o site “Amantes do Rádio” apresenta links de sites como o DX Clube do Brasil, que traz lista de transmissões em português e grupos de discussão por e-mail sobre o assunto. E muitas rádios brasileiras continuam no ar em OC, como as paulistanas Gazeta, Cultura e Bandeirantes, a belo-horizontina Inconfidência e as porto-alegrenses Guaíba e Gaúcha.

Ponto, então, para o David Miranda, que não ignora nenhuma faixa de freqüência e faz a sua "Voz da Libertação" alcançar lugares que nem ele imagina! Ou que imagina muito bem.

Quanto à mensagem de seus "pogramas", desta vez nem vou entrar no mérito. Alguém pode achar que é perseguição!

UPDATE (24/09/08)
Nos comentários do Radio Base o leitor Atila Peçanha corrigiu a freqüência da Globo carioca em ondas curtas, confirmado pelo Dionisio Codama: "a Rádio Globo do Rio de Janeiro transmite em 6.030 kHz (49 m) e 11.805 kHz (25 m), a faixa de 19 m (15.265 kHz) pertencia a Rádio Globo de São Paulo (6.120 kHz e 9.585 kHz)".

Comentários

  1. Olá Anderson Diniz, faço-te uma pergunta:
    Quem escuta ondas curtas hoje?
    Eu digo: Um em um milhão.
    Quem gosta de ouvir barulho ionosférico (chiado)? Quem suporta desvanecimentos da onda (ela some por alguns segundos, fica distorcida por inversão de fase)? Quem aprecia ficar ouvindo o ruído causado pelas lâmpadas flourescentes? Quem gosta de ouvir rádio com interferência das fontes chaveadas de aparelhos eletrônicos (computadores, carregadores de pilha)? Os níveis de ruído aumentarão com a internet via rede elétrica. É por isso que o AM está em declínio.
    Um outro grande equívoco: o AM digital no Brasil tem dois sistemas incompatíveis em ondas médias e ondas curtas.
    Cá entre nós, Que ruído horrível causa o sistema IBOC em ondas médias, a emissora "vaza" 10 kHz para a esquerda e 10 kHz para a direita da frequência central, ocupando 30 kHz do espectro, no mínimo.

    Eu tenho a impressão que o Sistema Globo alugou os transmissores de ondas curtas à IPDA para fazer birra com a IURD, além de ser um bom negócio...

    O ouvinte fica mesmo é na faixa de FM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas