O horário eleitoral está no ar

Hoje é o primeiro dia do horário eleitoral gratuito. Até 02 de outubro (três dias antes do primeiro turno), candidatos a prefeito e vereadores estarão nas emissoras de rádio e televisão nos seguintes horários:

Rádio - das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30
TV - das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h

Os candidatos a prefeito apresentarão seus programas nas segundas, quartas e sextas, enquanto os vereadores aparecerão nas terças, quintas e sábados.

Durante o primeiro turno, a propaganda será exibida de segunda a sábado com 30 minutos de duração, dos quais 10 minutos serão divididos igualmente entre todos os candidatos e o restante distribuído de acordo com a representação atual de cada partido no Congresso Nacional. Para as coligações, o tempo de cada partido será somado ao tempo total do candidato.

O horário eleitoral volta em caso de segundo turno, de 07 a 24 de outubro, com transmissão diária (inclusive aos domingos) e 20 minutos de duração, divididos igualmente entre os dois candidatos.

Houve uma mudança "de seis pra meia dúzia" na distribuição de tempo entre as legendas. Antes, "a divisão levava em conta a representação de cada partido na Câmara dos Deputados quando do início da legislatura em curso, considerando o número de deputados que tomaram posse naquela data", segundo o TSE. Agora, o que conta é o número de deputados federais eleitos nas últimas eleições.

Só consigo ver uma "lógica" nessa divisão de tempo, com ou sem mudança: a lógica da manutenção da diferença entre partidos! Nenhum candidato a cargo legislativo tem muito tempo pra falar na propaganda eleitoral, mas quem é de partido "nanico" tem menos tempo ainda. E, se um dos fatores que mais aumentam as chances de um candidato ser eleito é o tempo que ele tem no horário político, chega o Efeito Tostines nessas legendas: não têm tempo porque elegem pouco ou elegem pouco porque não têm tempo?

Tentaram eliminar os nanicos inexpressivos num pacote que eliminaria, também, o princípio da livre organização partidária (a cláusula de barreira, que mataria um monte de partidos pequenos, expressivos ou inexpressivos), mas isso, ainda bem, não deu certo. Só que acabou ficando tudo como sempre foi!

O "certo" seria todos os partidos terem espaço igual no horário eleitoral e, aí sim, a maior coligação ter maior tempo. Mas pra isso todos os partidos, grandes ou pequenos, precisariam ter uma posição ideológica verdadeira. Se colocassem tempo igual pra todo mundo hoje, começariam a brotar legendas de aluguel (mais do que já existem). Ou seja, o buraco é muito mais embaixo!

Mesmo assim, acho bom ver o horário político! E não é nem pela bizarrice que alguns partidos nanicos mais criativos fazem com o pouco tempo que têm (e sempre tem quem coloque a melancia na cabeça, principalmente na propaganda dos vereadores), mas porque é uma oportunidade a mais pra analisar em quem votar.

Sempre vai ter quem diga que os programas são apelativos, que candidatos viram produtos, e mesmo quem reclame pelo horário ser obrigatório. Mas, já que existe, por que não ver? Não acho que ele deve ser o único meio de análise, mas pode ser mais um! Atrás daquele quilo de maquiagem que cada um usa, dos jingles ou do teleprompter tem um posicionamento, propostas... ou mesmo cara de pau. Não da pra ignorar nada!


SAIBA MAIS
http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1084450

Comentários

Postagens mais visitadas