Pular para o conteúdo principal

Igreja Mundial já ocupa 22 horas por dia na Rede 21

Pois é... não era mentira. A Igreja Mundial do Poder de Deus passou a ocupar, desde às 18h de hoje, praticamente todos os horários da Rede 21. Depois de uma semana e um dia da primeira nota sobre o assunto (02/08, na Canal 1, do Flávio Ricco), está no ar a "nova programação" da emissora.

Cinco minutos após a "estréia", o apóstolo Valdemiro Santiago (foto) já pedia contribuições para a "obra de Deus", usando a Bíblia para legitimar sua solicitação. Nem lembro que capítulos/versículos foram citados porque, sinceramente, não entendi nada e nem fiz questão de entender. Disse que estão comprando um novo prédio para abrigar a sede do "Templo dos Milagres", cujo pagamento seria feito em 40 prestações e que estão abrindo "de 20 a 30 igrejas por mês". E o custo disso tudo, aliado ao custo de "manter o programa no ar", é muito alto! "E Deus não quer que esse programa saia do ar", disse o líder da igreja.

Concordo! Também quero comprar uma casa boa à vista... não quero mais pagar aluguel. Só que não tenho dinheiro pra isso. E Deus não quer que eu fique sem a minha casa! Quem quiser ajudar...

Mas quem sou eu pra falar alguma coisa se a Igreja Mundial cura até AIDS?

O apóstolo se vangloria toda hora dos milagres que ocorrem nas reuniões. São cegos, surdos e leprosos (sic) curados, sem contar os casos de câncer, caroços, dependência química etc.

É claro que pra tudo existe uma contrapartida. Às 21h26, uma fiel, enquanto agradecia por uma bênção, chorando, disse: "eu recebo pouquinho, mas meu dízimo eu dou tudo pra lá!" [para a filial da Igreja Mundial que freqüenta].

O titular da igreja diz toda hora que está sendo perseguido e alfineta outras denominações nas quais, segundo ele, não acontecem os milagres que acontecem na "sua", apesar de não deixar os fiéis citarem nomes de "concorrentes". E denuncia: falou que "tem igreja" que obriga os obreiros a pagarem R$ 1.000,00 para continuarem "abençoando". Infelizmente não pude saber mais... eram quase 22h e, subitamente, o culto foi cortado para a imagem de um estúdio vazio, seguido de um clipe com música aparentemente cantada pelo religioso. Era o corte "inevitável" das 22h, pra fingir que ainda existe a Rede 21.

Apesar do momento polêmico, o corte foi um alívio! Valdemiro tem a voz estridente e usa gíria do Xaropinho (solta um "rapaz" com entonação semelhante ao boneco com certa freqüência). Mas intercala as pregações com relatos cotidianos descontraídos! Hoje disse que já esfregaram uma cueca em seu rosto, e que ele havia pensado ser uma toalha: "a sorte é que a irmã disse que tinha lavado há mais de 30 dias", explica. Na madrugada da terça-feira disse, segundo Flávio Ricco, "que nem tinha tomado banho por causa do frio", "e fez questão de mostrar o pijama". É boa essa "quebrada" de vez em quando! O programa é uma maratona com o mesmo pastor, no mesmo lugar. Haja carisma!!!

E é isso! Não pretendo mais postar sobre esse assunto, mesmo porque, a partir de agora, não vai ter muitas novidades.

No Orkut, comunidades sobre a Rede 21 protestam contra a locação dos horários: uma diz, na descrição, que "a parceria é ilegal, pois a Lei permite apenas 6 horas diárias de produções independentes" e organiza "um protesto em frente ao prédio da Bandeirantes, em São Paulo" para "mostrar à mídia que eles não podem usar uma CONCESSÃO PÚBLICA visando exclusivamente o LUCRO", enquanto a outra estimula os membros a denunciarem a emissora à Anatel.

Nessa segunda comunidade, um membro afirma, num tópico fixo chamado "NOTÍCIAS DO PROTESTO - REDE 21" que o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) disse, por e-mail, "que ela abusou do direito da concessão publica, e irá convocar os diretores da Band para se explicar" (reprodução abaixo).


A Band apenas retirou qualquer descrição da Rede 21 em sua página institucional (reprodução abaixo). Vão falar o que, né?


Deixo as perguntas que fiz nos comentários do TeleHistória e do blog do Flávio Ricco. Se alguém tiver as respostas, a gente continua a discussão.

  • Quanto será que a Bandeirantes está ganhando com isso?

  • Será que já existia a proposta da igreja enquanto a PlayTV ainda ocupava o espaço? Se existia, por que simulou uma grade fraquinha, mas existente?

  • Será que o dinheiro do "apóstolo" é suficiente pra compensar o prejuízo de imagem que a Rede 21 vai ter - e, indiretamente, o Grupo Bandeirantes?

  • E será que a Band se importa com esse prejuízo? (essa última a Bandeirantes já respondeu, na prática: "não!")

  • SAIBA MAIS
    http://midiaclipping.blogspot.com/2008/08/igreja-mundial-ter-22-horas-dirias-na.html
    http://midiaclipping.blogspot.com/2008/08/band-confirma-igreja-na-rede-21.html

    Comentários

    1. materias sobre o fraquissimo e pequeno radio AM de belo horizonte

      ResponderExcluir
    2. Ac do Sr.Anderson Diniz Bernardo que se diz JORNALISTA (QUE EU SAIBA NEM TEM FACULDADE DE JORNALISMO E SE CONSEGUIU DIPLOMA E IGUAL A PAPEL HIGIENICO SO SERVE PARA ..., Meu irrmão, faça algo para engrandecer a nação e o mundo, faça uma faculdade, estude a concesseção dos outros canais e como funciona...dai voce como homem e não como jornalista (pois isto não existe no Brasil), expõe sua questões como cidadão. Certo da Atenção, abraços

      Ps. que Deus elumine sua vida

      ResponderExcluir
    3. O SER HUMANO PEQUENO E VAZIO,PARE DE SE PREOCUPAR COM QUEM ESTÁ SENDO AJUDADO OK!DEIXA O HOMEM PREGAR A POALAVRA DE DEUS! PQ VC SE ICOMODA TANTO? A TV 21 ERA SÓ TV DE COMERCIAIS NÃO DAVA NEM PARA ASSISTIR.PQ VC NÃO MUDA DE CANAL?SE TOCA MANÉ!DEIXA O PULBLICO EVANG´[ELICO ESCULTAR A PALAVRA DE DEUS!EU MESMO ME CONVERTI E PAREI DE ROUBAR DEPOIS DE ASSISTIR DENOITE O PROGRAMA DELE!VC QUERIA QUE EU CONTINUAASE NO UNDO ASSALTANTO E VC MESMO PÓDERIA SER MIN HA VITIMA SEU MANÉ!AGRADEÇA A DEUS PQ MUITOS ASSISTEM E MUDAM DE VIDA SEU OTÁRIO RESPEITE A AUDIENCIA PQ MUITA GENTE ASSISTE E SE NÃO FOSSE PARA O BEM DA BAND ELA NÃO COLOCARIA ATÉ PQ O DONO E SUA ESPOSA PELO QUE EU SEI SÃO CRISTÃO!QUE DEUS TENHA PIEDADE DESSA SUA PERTYUBAÇÃO SEU PERTUBADO MANÉ!SEU TROUXA DEIXA EM PAZ A IGREJA E QUEM ASSITE OK!PQ UM DIA UM LADRÃO QUE NÃO SE CONVERTEU POR SUA CAUSA PODE TE FAZER MUITO MAL...E VC VAI SABER DEPOIS O PQ!

      ResponderExcluir
    4. "Mas quem sou eu pra falar alguma coisa se a Igreja Mundial cura até AIDS?"
      Caro amigo, não é a igreja que cura, mas Jesus Cristo! Tanto é que sempre o Apostolo e todos os bispos e pastores após ouvirem um milagre fazem a seguinte pergunta:
      - Quem te curou?
      E a pessoa responde:
      - Jesus Cristo!
      Em seguida glorificam o nome do Senhor dando somente a "Ele" toda honra e toda glória por agir no meio desse povo através do Espírito Santo.
      Por favor, vamos deixar quem faz sua parte em paz, nós que não fazemos nada para pregar a palavra anunciando a volta do Senhor Jesus Cristo deveriamos usar esses exemplos apenas para nos motivar a nos tornar pessoas melhores a cada dia.
      Depois procure ler na bíblia sobre a tribo de Levi para entender melhor sobre a história do dizimo e das ofertas, também para ter outra visão sobre as pessoas que vivem para a obra do Senhor.
      Que o Espírito Santo possa guiar o teu falar, o teu agir e o teu sentir, jogando por terra todo o impedimento, em nome de Jesus Cristo!
      Amém.

      ResponderExcluir
    5. O problema é o seguinte. Cadê as cotas de produção regional? Cadê os 5 ou 15% da emissora dedicada ao jornalismo. Cadê a diversificação da programação.
      Quando a BAND ganha com esse traço na audiência.
      Não estou falando da IMPD, mas sim da programação.
      Se o Sr. Valdemiro quer um canal, ok.
      Mas faça igual o Rede Gospel, TV Rit, que exibe cultos porém passa outras coisas na TV. entre outras coisas

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    Relembrando a Líder FM de São Paulo

    Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

    De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

    Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

    Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

    Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

    Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

    Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

    O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

    Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

    Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

    Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

    Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


    GLOBO

    Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


    Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…