Conteúdo da Oi FM será produzido pela MTV

Saiu hoje no Meio & Mensagem que a MTV entrará no rádio ainda esse ano, mas de forma diferente da que havia sido planejada. A reportagem afirma que, enquanto a Oi negociava a entrada da sua rádio no dial paulistano, foi firmado com a Abril "acordo que prevê que a MTV seja a responsável pela programação da emissora que leva a marca da operadora de telefonia celular".

A parceria deve ser iniciada até outubro, quando a companhia passa a operar no mercado paulista. A proposta é de uma programação totalmente focada em música e informação dirigidas ao público jovem.

A matéria só não explica se a rede ficará sob responsabilidade da MTV ou se a parceria envolve apenas os 94.1 MHz de São Paulo. O texto, aliás, é totalmente voltado à São Paulo. Chama até a cidade de "capital"!

Vamos ver o que a MTV vai fazer com a rádio, caso a notícia se confirme.

Se o acordo valer pra toda a rede (o que é bem possível - o Grupo Bel, responsável pela programação e comercialização da Oi FM, já tem parceria com a MTV em Minas Gerais), vinhetas, programas e até a programação musical podem sofrer grandes alterações.

Algumas alterações na "atual Oi FM" (sem intenção inicial do trocadilho idiota) são muito bem-vindas! Antes da estréia em São Paulo, tinha ouvido algumas vezes a matriz mineira, e tinha gostado. A partir do momento em que passou a estar ali, portátil, concorrendo de igual pra igual com as FMs paulistanas, passei a achar meio sem graça, mesmo gostando dos programas (das idéias e dos nomes escolhidos)!

E achei sem graça, primeiramente, pelo motivo óbvio: é extremamente pasteurizada! Não tem locutor, não tem participação, não tem vida... não parece rádio! A única coisa que foge completamente disso é o "Ronca Ronca" (terça, 22h).

Já a programação musical, pra mim, é muito mais "presa" do que se esperaria de uma rádio cujo slogam é "Livre". Passeia, basicamente, por "meios-termos" de Pop, Rock e MPB (só toca o Pop que é meio Rock, o Rock que é meio Pop e a MPB que é meio Pop/Rock). Por não existir um estilo majoritário, fica "presa" entre todos esses "meios-termos", que são mesclados com R&B, Soul e um pouco de música eletrônica (também de "meio-termo"), passando por umas coisas independentes que reforçam o "Livre" do slogam. Aliás, se a Oi tem um estilo, é ser descolada! A plástica é tão bem feita que deixa todas as músicas com o mesmo clima despojado, ficando esquisito entrar uma música que não seja tão cool quanto a estética da emissora. E até nisso ela se prende um pouco!

Pessoalmente acho legal não existir radicalismo na definição do gênero musical! Uma "Rádio Rock", por exemplo, é muito cansativa, até porque também tende a ser presa: tem que tocar todos os estilos, às vezes agradando a um grupo, às vezes outro - a Brasil 2000 tem programação musical agradável porque corta determinados estilos.

Gosto de muita coisa dos "meios-termos" que a Oi FM toca e gosto da plástica por excluir a afetação das demais rádios jovens, mas acho que os "meios-termos" deveriam aparecer dentro de uma seleção em que fosse mais fácil reconhecer um estilo principal.

Espero que a MTV não descaracterize a Oi FM nos aspectos que gosto. Acredito que ela pode ser uma rádio muito boa se a programação musical passar por alguns pequenos "ajustes". E, principalmente (esse, pra mim, é o maior problema), se deixar de ser "Livre" de funcionários!

Comentários

Postagens mais visitadas