Mais uma FM adulta na cidade que mais tem rádios adultas

"Meu País", do Ivan Lins, iniciou as transmissões da mais nova emissora de rádio de Brasília: a Força Aérea FM, inaugurada na tarde de hoje. Estou ouvindo enquanto escrevo e estou gostando da programação musical, mas nem é disso que quero falar. A Força Aérea FM é boa, mas é mais uma rádio estatal e adulta, no dial com o maior número de emissoras nas mesmas condições.

MidiaClipping
São 11 adultas: Brasília Super Rádio (89.9 MHz), Força Aérea (91.1 MHz), Classic Hits (91.3 MHz - que "aguarda um aumento de potência e troca de frequência para iniciar suas transmissões em definitivo", de acordo com matéria do Tudo Rádio.com), Senado (91.7 MHz), Antena 1 (93.7 MHz), Câmara (96.9 MHz), Nova Brasil (97.5 MHz), Verde Oliva (98.7 MHz), Cultura (100.9 MHz), Executiva (101.7 MHz) e Justiça (104.7 MHz), todas com concessão de Brasília.

Dessas 11 rádios, seis são públicas ou estatais (Força Aérea, Senado, Câmara, Verde Oliva, Cultura e Justiça), sendo cinco ligadas ao governo federal - a Cultura é mantida pelo governo do DF. E ainda há a Rádio Nacional, que não aparece nessa lista por ter programação popular, mas que também é pública. São 7 emissoras públicas só em FM!

Um pouco de matemática (bem pouco porque sou péssimo com números):

- São 26 concessões, sendo 7 governamentais. Isso dá quase 27% de rádios públicas (26,92%, para ser mais exato);

- Dessas 26 emissoras, 11 tem programação adulta. Ou seja, 42,3% do dial brasiliense é voltado ao mesmo segmento.

Não preciso nem comparar com outra cidade para concluir que a capital federal é "líder" tanto em adultas quanto em estatais!

As adultas de Brasília não são todas iguais - a Cultura, por exemplo, está longe de ser uma rádio para escritórios, elevadores e consultórios; só não ouço mais porque a qualidade do áudio na Internet é péssima -, mas, mesmo assim, acho que existe uma dose exagerada de flashback/MPB/locução sóbria numa mesma cidade. Será que tem público para todas?

Os políticos devem gostar.

Comentários

  1. Em João Pessoa/PB, existem apenas duas rádios adultas flashback/MPB, a Cabo Branco FM(91.5), e a Tabajara FM(105.5), a primeira comercial pertencente à afiliada da Globo, e a última, estatal, mantida pelo estado da Paraíba.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas