RBS volta a investir em São Paulo, mas não estréia Itapema FM

O Grupo RBS anunciou nessa semana a aquisição de três empresas em São Paulo. Segundo reportagem do Meio&Mensagem, o conglomerado agora é proprietário de 90% dos portais Guia da Semana e !ObaOba, e de 30% da Pontomobi, agência especializada em mobile marketing criada no mês passado.

As aquisições foram apontadas pelo vice-presidente de Mercado e Desenvolvimento de Negócios do grupo, Eduardo Sirotsky Melzer, como forma de ampliar a oferta de serviços para os públicos já atendidos pela companhia. A escolha das três empresas se deu porque elas têm "profundo conhecimento de seus públicos-alvo, agilidade e capacidade de inovação em tudo o que fazem", segundo Eduardo Smith, diretor executivo de desenvolvimento de negócios da RBS.

Essa notícia me faz lembrar de outro negócio que ampliaria a área de atuação do grupo gaúcho: a compra da outorga da Manchete FM de São Paulo, ocorrida no final de 2005.

Em 1998 as rádios da Bloch foram arrendadas à Igreja Renascer em Cristo e, posteriormente, vendidas ao grupo do ex-governador Orestes Quércia, que ampliou a rede da Nova Brasil FM. Como a Nova Brasil já tinha freqüência própria em São Paulo (os 89.3 MHz da antiga FM Record), o canal da então Manchete Gospel FM em São Paulo (217 - 91.3 MHz) continuou arrendado à igreja evangélica. Na verdade, o grupo de Quércia nunca utilizou o prefixo, com exceção de alguns dias no período de transição entre a saída da Renascer e a chegada da Igreja Internacional da Graça de Deus. A igreja do missionário R. R. Soares alugou a freqüência em 2002, criando a Nossa Rádio FM.

Em 2006, pouco tempo depois do anúncio da venda dos 91.3 para a RBS, a Igreja da Graça alugou outra freqüência na Grande São Paulo: 97.3 Mhz (Rádio Delta FM de Atibaia, de propriedade da Rede Mundial de Comunicação, ex-CBS). Durante alguns meses a Nossa Rádio operou simultaneamente nas duas freqüências, dando a entender como provisória a estada da programação religiosa no canal recém-adquirido pelo conglomerado gaúcho.

Veja o texto do site Coletiva.net de 06 de junho de 2006 sobre os preparativos para a estréia da Itapema em São Paulo:

RBS pesquisa mercado para definir linha da FM em São Paulo

A empresa Out of The Box pesquisa esta semana as preferências do ouvinte de rádio da cidade de São Paulo. O trabalho está sendo realizado por encomenda do Grupo RBS, que utilizará o resultado para definir a linha de programação da Nossa Rádio FM, emissora adquirida no final do ano passado ao Sol Invest, grupo de investimentos do ex-governador Orestes Quércia. A emissora ocupa a posição 91,3 no dial e transmite atualmente uma programação à base de assuntos religiosos. Segundo informou na época o informativo Meio & Mensagem, o valor da transação foi de US$ 12 milhões.

A informação sobre o andamento da pesquisa foi dada à Coletiva.net pelo vice-presidente Pedro Parente, enfatizando que esta é a melhor comprovação de que o grupo gaúcho encara com a maior seriedade a inserção no mercado de comunicação paulista. Não há definição quanto a datas, mas é possível que a entrada de fato da RBS na Nossa Rádio ocorra ainda este ano.

Quando anunciou a aquisição, em novembro do a no passado, o presidente Nelson Sirotsky informou, em carta aos colaboradores, que "a partir de agora, além da otimização das operações multimídia atuais, promoveremos a expansão das operações de rádios e jornais para mercados fora do Rio Grande do Sul e Santa Catarina". Já em entrevista a Coletiva.net, o executivo Geraldo Correa, vice-presidente de Rádios, Jornais e Online da RBS, disse que o grupo ambicionava expandir pelo país a rede de rádios Itapema, com a aquisição do controle de mais emissoras. "É o início de um planejamento que visa dar âmbito nacional às operações do grupo", afirmou ele.

Pouco tempo depois, a Nossa Rádio FM saiu dos 97.3 MHz, voltando a ser ouvida exclusivamente no prefixo adquirido pela RBS e, desde lá, não se falou mais na Itapema (ou em qualquer outra rádio da RBS) em São Paulo.

A concessão foi completamente transferida para a RBS. Até pouco tempo atrás, o canal 217 tinha cadastro na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em nome de "Rede Central de Rádio e TV". Atualmente, a outorga aparece como "Rádio Itapema FM de São Paulo Ltda" (reprodução abaixo).


Aí eu pergunto: será que o grupo ainda está "preparando" sua chegada no dial paulistano ou desistiu da idéia? Ou será que foi o missionário R. R. Soares que desistiu de trocar de freqüência?

Vale lembrar que:

  • A outorga da Rádio Delta FM, hoje arrendada pela Igreja Deus é Amor, é classe A1, que permite a irradiação máxima de 50.000 wats de potência e alcance de 40 km com sinal local, e pertence à cidade de Atibaia, a 69 km de São Paulo - pega na capital graças ao "jeitinho" da CBS, que levou a torre para Mairiporã (a 35 km da capital).

  • Já a antiga Manchete FM, além de ser de São Paulo, é classe E3 (60.000 wats ou 54 km com sinal local).


  • SAIBA MAIS
    http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo.jsp?origem=rss&IDconteudo=115732

    Comentários

    1. Já tentei buscar informações dentro da própria RBS sobre esse assunto, mas não tive sucesso. É intrigrante o grupo ter uma concessão para São Paulo e não utiliza-lo com programação própria. Deve existir algum tipo de entravae.

      ResponderExcluir
    2. Olá Rodney

      Entre em contato conosco que eu explico o porque a rede cbs não pode e não vai poder entrar em sp, 011-7867-1133 Luis Henrique
      Consultor de aquisições em radiodifusão
      www.radiobusinessbrasil.com.br

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas