Revista do Brasil fala da semelhança entre sua marca e novo logotipo da Rádio USP

Quando foi definido o trabalho vencedor do concurso que definiu o novo logotipo da USP FM, confesso que foi inevitável a comparação com o logotipo da Revista do Brasil, publicação mensal ligada a um grupo de sindicatos, criada em 2006.

Pelo visto não fui o único. No sistema de comentários do blog a leitora Xandra Stefanel já tinha escrito que "os vencedores do 'concurso' deveriam explicar aos demais concorrentes a incrível semelhança entre sua criação e o logo da Revista do Brasil", em 16 de outubro. Na edição deste mês da Revista, eles mesmos questionaram a semelhança:

Tirando os parênteses...
A Rádio USP, da Universidade São Paulo, noticiou intensamente o concurso para a escolha do novo logotipo da emissora. O trabalho vencedor, selecionado entre 100, é de Andrea Silva Ribeiro, Leandro Lopes de Oliveira e Aline Coutinho de Araújo, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Tentamos falar com os autores durante cinco dias, para saber deles se conheciam a Revista do Brasil, cuja marca existe desde maio de 2006, e se a semelhança seria mera coincidência. Não conseguimos. O diretor da Rede USP de Rádio, Lupércio Tomaz, afirmou que os logos não são parecidos, "tirando o fato de ter os parênteses".

Heliodoro Bastos Filho, professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da USP, garante que a semelhança não foi proposital: "O tema 'rádio', automaticamente remete às ondas eletromagnéticas, que tendem a ser representadas por círculos ou semicírculos concêntricos. Temos soluções gráficas absolutamente diferentes, para um mesmo conceito criativo". A designer da Editora USP, Cinzia de Araújo, pensa parecido: "Nada que possa confundir as identidades". Tecnicamente, a coincidência é possível. Mas os envolvidos no concurso foram avisados sobre ela seis dias antes da premiação, ocorrida no dia 16 de outubro.

Compare os dois:

Revista do Brasil - Versão monocromática criada a partir de logo disponível no site da publicação

USP FM - Adaptado de imagem publicada no Flickr por Aline Coutinho de Araújo

Rádio remete às ondas eletromagnéticas... Mas essas ondas magnéticas da USP FM lembram mais rádio ou a revista?

Comentários

Postagens mais visitadas