Pular para o conteúdo principal

Rápidas da Semana no Twitter (05/07 a 11/07/2009)

MidiaClipping
Cada vez mais o Twitter se mostra como fonte de informações, e não como mero instrumento de divulgação de conteúdo externo. Nessa semana, aparecem notícias extraídas do próprio microblog: a possibilidade do arrendamento de mais uma frequência em FM no Rio de Janeiro e a confirmação da contratação do novelista Tiago Santiago pelo SBT. É a "microrrevolução" do Twitter, diminuindo a importância dos "atravessadores de notícia"!

TERÇA (07/07)
- O jornalista norte-americano Gay Talese diz que a Internet não vai matar o jornal. Meio&Mensagem
- Do Tela Viva: "Band estreia portal na segunda-feira".
- Falando na Band, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), chama a emissora de "máquina enganosa". Comunique-se

QUINTA (09/07)
- Do Comunique-se: Câmara libera blogs, sites e Twitter nas campanhas eleitorais.
- Do Meio&Mensagem: Anatel libera cobrança pelo ponto extra - não pelo sinal, mas pela instalação e aluguel dos equipamentos.
Nem da na mesma, né?
- SBT contrata diretor de programação da Record. AdNews
Paulo Franco posou para fotos durante a assinatura do contrato de Gugu Liberato com a Record, na semana passada!
- Falando no SBT, Portiolli vai apresentar o "Domingo Legal". Para a Cristina Padiglione, ele é "o cara certo no lugar certo". Eu concordo!
Veja o comunicado do SBT no blog do Flávio Ricco. O programa vai virar "Sábado Legal", acordo com a Fabíola Reipert.
- Do Propmark: "Estadão vai passar por reformulação". (só na forma, claro. O conteúdo deve continuar o mesmo)

SEXTA (10/07)
- A radialista Mônica Sampaio afirma, no Twitter, que o Sistema Globo de Rádio já tem definida uma nova frequência em FM no Rio de Janeiro, e aponta as alternativas: podem ser os 90.3 MHz (MPB FM) ou os 89.3 MHz (Nossa Rádio).
Pelo que estão falando por aí é um segundo canal para repetir a Rádio Globo. Acredito que a Nossa Rádio volte em outra frequência se o SGR arrendar os 89.3. Já a MPB FM...
- Do Comunique-se: "Frente Parlamentar vai discutir volta do diploma de Jornalismo"
Para quem ainda não tem opinião formada sobre isso, vale uma informação: quem propôs essa Frente Parlamentar foi uma deputada do PP. O deputado Michel Temer (PMDB-SP) apóia.
- Daniela Beyruti confirma, no Twitter, a ida de Tiago Santiago para o SBT.
- Alguém lembra daquele jornal feito só com conteúdo de blogs? Acabou. AdNews

SÁBADO (11/07)
- Do blog Televisual: "A Rede Globo e suas autorreferências".
Caras & Bocas = Som & Fúria; A Favorita = Guerra & Paz; Corpo Dourado = Terra Nostra.
- Para quem acredita que, no geral, Silvio Santos saiu perdendo com a ida de Gugu para a Record, Ricardo Feltrin explica porque o que aconteceu foi o contrário.
Que a saída de Gugu foi uma perda, é indiscutível. Mas a história não parou por aí! Leão Lobo acredita que "o SBT vai ser competitivo em 2010", "brigando até por liderança". Eu concordo!

Siga o MidiaClipping no Twitter

Comentários

  1. Acredito que o SBT vai ser competitivo ainda em 2009, a Rede Record dos Bispos vai decair muito
    mesmo, se brincar, corre o risco de voltar aos anos 90, se assumir uma "emissora gospel", lembro que há pouco mais de um ano atrás, diziam que Silvio Santos estava gagá, mas a reprise de Pantanal deu novo folego, o SBT saltou de 4 e chegou a bater 21 com a velha reprise

    Como diria o próprio Leão Lobo:
    O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…