Deus é Amor e a 103 FM de Sorocaba

O modelo de comunicação no rádio da igreja pentecostal Deus é Amor é, atualmente, o que pode ser chamado com mais propriedade de "igreja eletrônica". São praticamente 24 horas por dia de cultos com o missionário David Miranda, todos os dias. A única exceção é o programa "Mensagens Cantadas", que executa os hinos da igreja.

Não há locutores, vinhetas, chamadas, ou qualquer elemento que lembre uma rádio. Até a qualidade do áudio parece não importar para a Rede Universo - chiados de fitas K-7 e pregações com a qualidade de som de uma ligação telefônica são comuns. São meros megafones da igreja, que formam uma rede de frequências desperdiçadas.

Há quem defenda o modelo, como o apóstolo Valdemiro Santiago, da igreja Mundial do Poder de Deus. Ele tem repetido esse formato (ou esse não-formato) não só no rádio, mas também no veículo mais endemonizado pela igreja de David Miranda, a televisão. Mais um desperdício.

MidiaClippingMas, pelo menos para quem mora em São Paulo, o impacto da transformação de rádios em megafones sempre teve atenuantes. Todas as emissoras alugadas/compradas pela igreja, até onde eu me lembre, passaram por processos longos de decadência ou mesmo nunca mostraram por que existem. Uma situação diferente da que está prestes a acontecer em Sorocaba, interior de São Paulo.

Nessa semana o Tudo Rádio.com publicou que a 103 FM (103.9 MHz), "clone" da 89 FM de São Paulo na cidade, encerrará suas transmissões em 31 de julho, dando lugar à "programação" da Deus é Amor. Hoje, o site informou que a emissora já não transmite mais programas e vinhetas, "apenas músicas do gênero da emissora, intercaladas com intervalos comerciais". O site da 103 FM já está fora do ar.

O curioso nessa história é que a 103 FM, que o mesmo site descreve duas vezes como "uma das principais rádios do interior paulista", não parecia estar num momento de decadência. E esse não é um caso único: a versão carioca da Antena 1 mantinha sua programação de anos e, de repente, virou Nativa, e a JB FM, líder entre as "adultas" no Rio, também pode estar com os dias contados, conforme avisou o Marcelo Delfino no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro e a Mônica Sampaio no Twitter. O que está acontecendo com o rádio?

Sobre o caso da Deus é Amor, uma pergunta: o que eram as emissoras da sua cidade antes de integrarem a Rede Universo? Estavam mais para a Rádio Paulista ou mais para a 103 FM?

Comentários

  1. Eric Mantuan - Sorocaba/SP7 de julho de 2009 às 01:05

    Em épocas diferentes, a Deus é Amor foi arrendatária de duas grandes rádios AM da capital, a Tupi Associada e a Gazeta.

    Seria interessante que alguém que tenha presenciado essas fases contasse como foi essa transição. Na Gazeta eu lembro vagamente que houve uma briga dos infernos (com o perdão do trocadilho) para a Cásper Líbero rescindir o contrato com a igreja.

    Quanto à Sorocaba, a coisa tá cada vez mais feia, pois o alvo migrou do AM para o FM. No final dos anos 90, três das quatro AMs da cidade viraram religiosas - a CBN-Clube(Fundação Espírita André Luiz), a Manchester (IURD) e a Cacique (IURD), cujo arrendamento foi desfeito no início dos anos 2000 quando a Manchester foi comprada em definitivo pela Universal.

    Dez anos depois, eis que duas das três FMS de maior potência estão nas mãos dos evangélicos - Líder(99,7 - IURD) e agora a 103FM(103,7 - IPDA).

    Será que daqui a dez anos ainda restará uma rádio que não seja religiosa?

    ResponderExcluir
  2. primeiro foi a metropolitana fm q foi arrendada para a massa evangelica q o arrendamento nao tem + fim fala o que para esse proprietario da 103 fm que arrendou a emissoras para a massa evangelica uma fm de porte como a 103 as duas emissoras com maoir potencia no seus transmissores chegando seu sinal ate a divisa com o parana onde podia transmitir musica e informaçoes para o cidadao paulista e boa sorte para os loucutores da extinta 103 fm de sorocaba

    ResponderExcluir
  3. Aqui em João Pessoa/PB, a Igreja Pentecostal Deus é Amor arrenda parte da programação da Rádio Sanhauá AM, fundada em 1986, essencialmente jornalística entre 5h e 19h, é uma emissora tradicional no estado, mantém jornalisticos no ar há 23 anos

    ResponderExcluir
  4. A 103 sempre foi uma grande radio em Sorocaba, onde tinha seu público consolidado e fiel, mantendo liderança absuluta sobre as radios jovens da região, combratendo a Educadora, Jovempan2 e Dummont.

    Infelizmente a porcaria dessas igrejas que desestabilizam o radio nos fazendo passar vergonha com a qualidade de fitak7, ja que os amercianos tem a qualidade de audio Dolby5.1 em mais de uma transmissão simultanea, não irão parar de acabar com o que temos.

    Desde ja eu me revelo contra essas igrejas que acabam com o que existe no radio.
    Porque não seguem o caminho do grupo Bandeirantes? Que criuo radios para musica e cultos evangelicos, sem atrapalhar os outros ou até mesmo destruir o que chamavamos de uma das mais importantes radios jovens do interior paulista, e se tratando de estar na rede 89FM, da américa latina.

    ResponderExcluir
  5. metendo as mãos no bolso dos fiéis, fica facil essa crentaiada comprar todos os meios de comunicação...cresce igual pragas em jardim

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente mais uma rádio como a 103FM Sorocaba acabou para dar espaço a programação religiosa. É lamentável, pois a 103 FM tinha uma excelente programação, excelentes locutores, participava ativamente com o público jovem, como por exemplo as edições do Batida 103, o Giro 103 também era ótimo sem contar o jornalismo...
    Agora teremos um programação megafone com qualidade de fita K7 berrando o dia todo no rádio. Sem contar que não gerará mais nenhum tipo de emprego. A pergunta que fica é de onde as Igrejas tiram tanto dinheiro para se manter nos meios de comunicação de massa???.
    Rádio FM foi feito para tocar músicas, ter um jornalismo forte e não programação de Igreja, quem quer vai até algum templo. LAMENTÁVEL. Ainda bem que estamos salvos com nosos CD's, DVD's e Pendrive. Essa frequência já foi exterminada das memórios dos meu rádios.

    ResponderExcluir
  7. Bah, quem quiser crentaiada vá na igreja (sem ofensa). Podem colocar leilão de gado, só não coloquem igreja (já não basta a Record de madrugada)...

    Antes se ela arrendasse pra uma rádio qualquer, mas vai arrendar pra esses cars, vsf...

    ResponderExcluir
  8. ESSES FDP VÃO QUEIMAR NO INFERNO, CAMBADA DE CRENTE SEM VERGONHA.....(EU ACREDITO EM DEUS, MAS NÃO NESSES SEM VERGONHA!!!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai se converte voce se nao voce que vai queima no inferno..

      Excluir
    2. vai se converte voce se nao voce que vai queima no inferno..

      Excluir
  9. O QUE ACONTECE HOJE EM DIA COM RELAÇÃO A ARRENDAMENTOS SÃO DOIS FATORES: 1 - FALTA DE CARÁTER E EMPREENDORISMO DE DONOS DE RÁDIOS QUE QUEREM GANHAR DINHEIRO FÁCIL. 2 - FALTA DE UM ÓRGÃO REGULADOR DO GOVERNO PARA BARRAR ESSE TIPO DE AÇÃO, QUE AVACALHA UM DOS MEIOS DE MAIOR IMPORTÂNCIA DO MUNDO ( RÁDIO )E QUE TIRA CADA VEZ MAIS OS EMPREGOS DOS RADIALISTAS. CADÊ O SINDICATO TAMBÉM PRA FAZER UM MOVIMENTO CONTRA ISSO????

    ResponderExcluir
  10. o dono da rede é um FDP e o dono da igreja não fica atrás

    ResponderExcluir
  11. os grentis da deus e amor grecem mesmo comopraga no jardim porque deus disse gresei i multipricar e seja feita a vontadi di deus amem

    ResponderExcluir
  12. ENQUANTO TIVER TONTOS BANCANDO O SONHO DESTES LOUCOS, ASSIM VAI SER! DIZIMO É PARA AJUDAR O PROXIMO E NÃO PARA SUSTENTAR O LUXO E VAIDADES DOS SENHORES QUE ARRENDAM E COMPRAM TUDO.
    ENQUANTO NÓS IDIOTAS VOTARMOS NOS DEPUTADOS E SENADORES CORRUPTOS QUE PEGAM CONCESSÕES PARA PODER VENDER OU LOCAR PARA OUTROS ASSIM O SERÁ. QUEM REALMENTE GOSTA DE RÁDIO VAI VIVER GANHANDO SALARIO DE FOME E SEMPRE CORRENDO RISCO DE PERDER O EMPREGO.

    ResponderExcluir
  13. Pelo menos a rádio está se despedindo com uma programação musical decente. Agora será que os Camargo vão fazer isso com a 89 a ex-Rádio Rock?Porque antes dela virar essa rádio sem vergonha que é hoje até que era boa. Esses caras tem um canal aqui em Guarulhos que é um verdadeiro caça-níquel: quando não está arrendado pra uma seita fica só a proteção de tela de um DVD "Gradiente" passando durante semanas. Nem dá pra cobrar nada desse lixo de governo, porque a bancada evangélica é muito influente. Comprem um MP3 player porque vai chegar um dia em que as rádios só estarão a serviço da lavagem cerebral desses caras.

    ResponderExcluir
  14. alguem sabe por quando anos foi arrendada a metropolitana fm de sorocaba pelos os evangelico e a 103fm vai mesmo ser arrendada para a igreja do sr davi miranda e a scalla deixara sorocaba tb e entrara a tupi fm novamente nos 100.5

    ResponderExcluir
  15. Realmente, enquanto tiver um bando de alienados e isso de qualquer religião, bancando luxos a terceiros, vai continuar sendo assim. Eu acredito em Deus, sou fiel pq creio, mas não me conformo em como se faz uso de maneira errada de dinheiro dessas organizações e como que a população acredita nessas sandisses...
    Nem parece que estamos vivendo em outras épocas... Daki a pouco as grandes potências serão de pastores, tal como o sr. Edi Macedo... aff... me revolta...
    A rádio 103 de Sorocaba era umas das mais tocadas, fazia júz ao título de rádio jovem de sorocaba, com eventos e mais, locutores interativos... naum pra acreditar que acabou mesmo...

    ResponderExcluir
  16. VC SÃO TODOS IMPOCRITAS...SEMPRE O BEM VAI VENCER O MAL...VCS TEM QUE ADMITIR QUE ESTÃO PERDENDO PARA O MEIO EVANGÉLICO...A 103.9 AGORA É DA IPDA E PRONTO...COMPRE OUTRA RADIO PRA VCS...QUE ESSA JÁ ERA.

    ResponderExcluir
  17. Eric Mantuan - Sorocaba/SP1 de agosto de 2009 às 20:16

    Bem... "game over".
    Desde a 0h de ontem, a 103,9 transmite a programação da IPDA. A transmissão é em paralelo com a 97,3 (Rádio Delta, de Atibaia).

    ResponderExcluir
  18. ESSES BANDO DE EVANGELICOS SEM VERGONHAS..QUEREM LUCRAR ALGUMA COISA USANDO DEUS... EU CREIO MUITO EM DEUS E SEREI SEMPRE FIEL A ELE... MAS NÃO ADMITO QUE USEM ELE E DA PIOR MANEIRA AINDA... TIRANDO UMA RÁDIO COMO A 103 FM DE SOROCABA,DE MUITA QUALIDADE,PARA COLOCAR AQUELE LIXOO SEM QUALIDADE NENHUMA E QUE MUITOS NEM VÃO OUVIR...SEM CONTAR NOS DESEMPREGOS Q ISSU VAI CAUSAR...LAMENTAVEL...A VERDADEIRA FÉ EM DEUS ESTÁ NO CORAÇÃO DE CADA UM, E NÃO NAS RÁDIOS Q SÓ ESTRAGAM A ALEGRA DAS PESSOAS... :/

    ResponderExcluir
  19. A rádio 103 ja morreu há muito tempo atrás... desde que deixou de ser a rádio rock.... era uma proposta bem diferente de programação de música, mas que tinha seu público fiel. Eu mesmo não ouço mais rádio fm depois que a rádio rock deixou de existir. Não lamento o fim da 103, mas lamento o fim da "103 a rádio rock". Quanto a ser uma igreja que comprou, dsde que tenha sido tudo na normalidade não há problema...quem acompanhava a 103 agora sente o que passou os amantes do rock quendo a rádio rock foi tirada do ar. Quem vendeu a concessão, contudo, não estava a fim de preservar a arte do rádio. Com certeza, a pessoa que vendeu a concessão, não era nem um pouco ética e nunca acreditou em príncipios de respeito com seu público.

    ResponderExcluir
  20. A 103 definitivamente já havia acabado desde o fim da rede Rádio Rock, não precisava ser vendida, ela atingia um público em Sorocaba que não tinha nenhuma opção de escutar uma outra rádio que tocasse rock em sua programação, não precisava ser vendida, a Jovem Pan sempre deu conta do público que gostava mais de Dance e quem não quisesse ouvir a Jovem Pan poderia escutar a Educadora que é a mesma linha de música. Definitivamente o que aconteceu foi uma puta de uma falta de consideração com o público que escutava a 103 a Rádio Rock, pois esse público sempre foi fiel e sempre acompanhava a rádio em suas promoções, todos os eventos que levavam o patrocínio da Rádio Rock fizeram sucesso.
    Até que foi bom a 103 ser vendida, nunca foi original, foi apenas uma imitação bem vagabunda de outras rádios e de um jeito ou de outro teria um fim precoce.

    ResponderExcluir
  21. Eu acho um desperdicio, colocarem uma radio dessa no ar, ainda mais tirando a 103 do ar, que era a melhor radio que tinha...Tenho certeza que ninguem vai ouvir , quem quer saber de deus , vai a igreja.....Nós tinhamos a melhor radio de Sorocaba, e agora??????

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Povo sorocabano ja nao tem nada q preste e o pouco q tem , fazem de tudo para piorar,....como nosso amigo postou tao tentando colocar cabrestos na populaçao e forçarem ouvir uma programaçao ridicula de igreja, nao sou contra Deus, mas esses karas tao forçando a ouvirmos só cd e dvds mesmo.pq tv ja ta um lixo.....

    ResponderExcluir
  24. PULTA QUE PARIL....

    TIRARAM A MTV, AGORA A 103, VEIO QUE MERDA..

    SEM NOÇÃO....

    ResponderExcluir
  25. Quem sabe agora vc começa a ler mais e quem sabe um dia consiga argumentar algo melhor que isso aí logo acima!

    ResponderExcluir
  26. eu acho uma pena que a 103 tenha acabado,porque eu adororava encher o saco do Alê alguma coisa.
    Lembro como se fosse hoje a vez que fiquei o dia todo atrapalhando o programa dele ligando a cobrar sem parar só pra ele ter que falar do orkut me da uma certa nostalgia, bons tempos aqueles

    ResponderExcluir
  27. É infelizmente mais uma radio se acaba,graças a estas pessoas que se dizem evangelicas.mas que para mim não passam de de falsarios e sem vergonha.Coitado daqueles que acreditam nesse monte de asneiras.Só ta faltando venderem saquinhos de ''MILAGRE EM PÓ'' quem vai querer??

    ResponderExcluir
  28. ah fala serio se alguém quer ouvir a falar de Deus eh soh ir na igreja,as portas estão sempre abertas!agora as radios não!ah 103,9 FM é a melhor radio para os adolecentes,jovens e pessoas de todas as idades!agora essa drogaa aii...AFF
    Amo Deus!mais sou totalmente contra tirar uma radio boa para colocar esse lixo!fala serio!sorocaba nem tinha estações de radios boa,agora nem se fale!eh por isso ki o mundo num vai para frente,depois eh nois os jovens que é culpados?nem vem naum!são esses caras que querem dar de pastor!pastor o caralho!vai procurar um emprego mais decente!pq esse pra mim eh pior que tudu!
    hoje em dia até os catadores de lixo são mais dignos!
    103 vai fica na história para sempree!
    e eu teho certezaa que essa DROGA DE RADIO DA programação da Deus é Amor NUM VAI DURAR NADA...LOGO LOGO VAI FALIR!EU TENHO CERTEZA!
    E a 103,9 tem que voltar!
    Melhor Estação de Rádio 103!
    =]

    ResponderExcluir
  29. queremos a 103,9 de volta ,fikamos orfãos dos batida 103 e agora oq faremos???

    ResponderExcluir
  30. a 103 fm e a metropiltana fm tem que volta para sorocaba

    ResponderExcluir
  31. Ah! Que saudades dos velhos tempos que existiam radios de verdade.Pois do jeito que a coisa anda logo só teremos radios evangelicas,não que eu tenha alguma coisa contra,mas acho que lugar de rezar é na igreja e radio é para tocar musica,informar e interagir com jovens e adultos.
    Pena que alguns proprietarios de radios se vendem.O que da a entender que se trata de algo mais lucrativo para eles.Definitivamente UMA VERGONHA!!.

    ResponderExcluir
  32. Que desgraça !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    eu adorava a 103 fm sorocaba, e derrepente acabar, que Desgraça !!!!!!!!!!!!!!!!...

    ResponderExcluir
  33. os 100.5 MHZ de sorocaba deixa de transmitir a progamaçao da scalla.e assume a terra fm da capital. os 98.1 da terra fm da capital tem som local em toda sorocaba e agora ficou duas terra fm uma frequencia de 98.1 e outra no 100.5 colocasse outra fm ex tupi,kiss, ou deixasse a scalla mesmo coisa da mundial

    ResponderExcluir
  34. a terra fm nos 100.5 poderia ter uma programação destinta dos 98.1 durante algumas horas do dia, assim como já acontece depois das 21h e vai ate a manhã do dia seguinte. isso provavelmente acabasse com tanta propaganda e ficasse mais agradavel ouvir a terra em 100.5. ou entao volta a tupi fm que tocava muito mais musicas. é, o jeito e esperar e torcer pra que essa frequencia crie alguma raiz aqui e traga locutores diferentes pra sorocaba, porque a cidade ta carente de bons comunicadores.

    ResponderExcluir
  35. put@ q pariu vo vira pastor isso ta dano grana kkkkkkkk tanta coisa pra eles compra vai compra justo a melhor radio d sorocaba !!!
    e ouvi missa vai pra igreja ops melhor nao la eles pedi o disimo uheuhuhee
    e o disimo nao vai pro eles falao nao vai pro bouso do pastor kkkk safadenho

    ResponderExcluir
  36. Aii De vocês Pois Não querem reconhecer que se não aceitarema a Jeuss a tempo....vão se arrepender amargamente..............muitos de vocês são conhecedores da palavra no entanto fingem não saber de nada.....mas chegará a hora em que vocês verão e entenderão tudo isso.....pena que quando se encontrarem com a verdade será tarde demais.O fim de todas as coisas está chegando.O que está pra acontecer jamais foi visto pelos olhos humanos.Cuidado com o que vocês falam.Não sabme que Deus vos ama.O Adversário cega vocês e voc~es não percebem..
    Arrependei-vos....e Lembrai-vos do Tempode ´Noé.

    Que Deus tenha Misericordia de Todos Nós,...!

    ResponderExcluir
  37. Quem sera que ouve essa p....

    ResponderExcluir
  38. aceitamos jesus so não aceitamos ser persuadidos, obrigado a o seu tipo de programação por obrigação quer uma radio oras crie a radio não acabe com a alegria de 48 cidades do interior de Sp

    ResponderExcluir
  39. HOJE TEMOS A TV PAGA POR FALTA DE OPSÇÃO NO CANAIS ABERTO LOGO TEREMOS QUE TER AS RADIO FM PAGA POR FALTA DE OPSÇÃO DE FM NA FREQUENCIA ABERTA A MASSA EVANGÊLICA ESTA DOMINANDO TUDO QUE E FREQUêNCIA DE FM NO ESTADO DE SÃO PAULO exemplo Sorocaba duas Fm hoje estão na mão de evangêlico a 103 fm e 99.7 fm qual sera a proximada seis fm de sorocaba a passar para os massa evangelica

    ResponderExcluir
  40. mais uma fm e arrendada pela massa envangelica mais agora a 100.5 fm antiga tupi fm antiga scalla fm onde vamos para com essa conpusividade dos evangelicos donimando tudo que radio no estado de sp

    ResponderExcluir
  41. 99,7 do Edir, 100,5 e 103,9 transmitindo a mesma xaropice. E tem idiota que dá dinheiro a essa gente. Sorocaba tá ferrada em matéria de radio de aluguel. Só merda.

    ResponderExcluir
  42. AQUI NA MINHA CIDADE,ITAÍ,SP A 95 FM 95,5 MHZ
    TBM FOI ARRENDADA A IGREJA DEUS É AMOR...
    SAIU DO AR SEM MAIS NEM MENOS,NEM SATISFÇÃO DERAM
    AOS OUVINTES!!!
    A RÁDIO TBM PASSAVA POR UMA GRANDE CRISE!!!

    ResponderExcluir
  43. quem nao gosta fazer oq vai ouvir outra radio

    ResponderExcluir
  44. ESSE DAVI MIRANDA E O BISPO VALDEMIRO DEVERIAM ESTAR NA CADEIA. ALIAS O VALDEMIRO JA FOI DETIDO EM SOROCABA POR PORTE ILEGAL DE ARMAS

    ResponderExcluir
  45. PRECISA SER MUITO XAROPE PARA FREQUENTAR ESSA COISA. COMO TEM OTARIO NO BRASIL.

    ResponderExcluir
  46. BOMBA VOCES SABER DAQUI ALGUNS DIAS.... A DEUS É AMOR VAI TIRAR DO AR UMA TRADICIONAL EMISSORA DE SP....TUDO PREVISTO PARA O FIM DE MARÇO INICIO DE ABRIL DE 2012

    ResponderExcluir
  47. Ora , mais se está em sorocaba 2 ou 3 fms com davi miranda tb é porque tem publico para isso !!!
    toda cidade tem o que merece !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas