Pular para o conteúdo principal

Igreja Mundial arrenda Terra FM

A rádio Terra FM (98.1 MHz - São Paulo-SP) é o mais novo megafone de igreja da Grande São Paulo. Ao passar pela frequência agora há pouco, me deparei com pregações do apóstolo Valdemiro Santiago, em formato quase tão adequado para o rádio como o utilizado pela igreja Deus é Amor (cheguei a ouvir o líder da igreja pedindo para "mostrar aí na televisão" o spa de uma fiel que foi dar um testemunho).

MidiaClipping
Apóstolo Valdemiro já ocupa o espaço da Terra FM em São Paulo. Só o chapéu não mudou.

Não sei dizer ao certo quando a Terra FM deu lugar à igreja, mas não faz tempo. No mesmo horário, na semana passada (na quarta ou quinta-feira), ouvi trecho de uma enquete onde os ouvintes escolhiam entre uma música sertaneja atual e uma do passado - no mesmo estilo da "Disputa Musical" de Rony Magrini na "irmã" Tupi AM.

O site da emissora continua no ar, sem alterações.

No ar desde janeiro de 2002, a Terra FM é uma das chamadas "rádios que andam". A concessão é de Itatiba (a 80 km de São Paulo), mas o transmissor está na Serra do Japi, em Jundiaí - localização que faz com que seu sinal atinja mais de 100 municípios no estados de São Paulo e Minas Gerais, conforme quadro reproduzido abaixo:

Clique para abrir em uma nova guia ou janela
A programação musical e a área de abrangência faziam a Terra ser muito ouvida por caminhoneiros. Pedro Trucão, "o repórter das estradas", tinha um programa na emissora.

Além da Terra, a rádio Mundial AM no Rio de Janeiro (1180 kHz) transmite programação da Igreja Mundial 24 horas por dia. A rede está se formando!

UPDATE (23/07 - 07h15): a programação da Igreja Mundial não está ocupando a frequencia da Terra FM 24 horas por dia. Pelo menos por enquanto, as pregações estão restritas à madrugada (das 23h às 07h), todos os dias.

Hoje à tarde, liguei para a igreja e para a rádio, que confirmaram os horários e desconversaram quando perguntei sobre a possibilidade desse espaço ser ampliado no futuro. Mesmo assim, vou passar mais vezes pelos 98.1 MHz ao longo do dia.

O arrendamento de uma emissora que cobre mais de 100 cidades em dois estados pode ser bastante interessante em termos de estratégia, como bem lembrou o leitor-colaborador Peter Shelton nos comentários. A Igreja Mundial já produz conteúdo - do jeito deles - para ficar o tempo todo no ar (a Terra FM está retransmitindo de madrugada o sinal da Mundial AM do Rio de Janeiro, que opera 24 horas por dia desde janeiro desse ano).

Quem aluga a madrugada não deve ser tão irredutível a alugar o dia todo, desde que exista uma proposta “irrecusável” - ou simplesmente mais lucrativa, caso não se faça muita questão em manter a emissora. Só falta essa proposta. E como não deve faltar dinheiro na Mundial, só falta querer!

Comentários

  1. Anderson,

    O arrendamento da Terra FM foi estratégico, devido ao alcance de 100 munícipios e por ser uma FM e alcançar a maior cidade do país, São Paulo.

    Continuo achando o crescimento repentino da IMPD, estranho e suspeito, como o Ap. Waldemiro
    consegue tanto espaço em tão pouco tempo? abrindo cerca de 200 templos por ano?
    Pr. RR Soares está no ar desde 1977 e Pr. Silas Malafaia está no ar desde 1982, estes estaõ há tanto tempo, por que não conseguem o enorme espaço do Apostolo?

    Como diria um quadro do Fantástico:
    ESTAMOS DE OLHO!

    ResponderExcluir
  2. E ai Anderson !É amigo, daqui um tempo estamos desempregados, as igrejas estão tomando conta da tv e do radio, o jeito é estudar teologia ! rs....Abraços Neuder Chagas

    ResponderExcluir
  3. Eric - Sorocaba/SP26 de julho de 2009 01:28

    Pelo visto a Mundial levou os canais de TV no pacote também... pelo menos o canal 20 de Sorocaba, que transmitia a programação de clipes musicais da CBS ("Tupi TV"), está agora linkado com a Rede 21 retransmitindo a programação da igreja.

    Espero que não resolvam arrendar os 100,5 FM daqui também (Scalla FM)

    ResponderExcluir
  4. ola, as religioes estao tomando conta de tudo q e radio e tv e impersionante, sorocaba doze canais de tv aberta nos quais cinco estao nas maos dos religiosos noves fm nos quais a metropolitana fm esta nao maos da universal 103fm foi arrendada para a igreja do sr david miranda a scalla fm talves vire tb radio religiosa ja q o canal da tupi tv virou canal de religiosos da igreja mundial tb e mesmo dono da scalla aqui em sorocaba sera q no futuro a scalla vai tb virar radio de religiosos

    ResponderExcluir
  5. alguem poderia informar ate quando vai o arrendamento da metropolitana fm de sorocaba pelos evangilicos

    ResponderExcluir
  6. Fico Feliz com o grande alcance das radios evangélicas,pois as mesmas vem contribuindo para que milhares de pessoas venham a conhecer ao Rei Jesus,e contribui também para que pessoas que estão com suas vidas destruídas possam entender que só Jesus Cristo pode ajudar e isso estas radios tem feito em levar as esperança e a transformação de vida e também contribuindo que muitas radios que não tem nexo com a vida humana possam ser tiradas do ar.

    ResponderExcluir
  7. Pobres coitados que não sabem o que dizem,sera que eles ainda não sabem que o unico caminho pra salvação é Jesus Cristo,e que se ele são alguma coisa hj em dia,é por vontade do nosso criador.
    Que Deus continue dando oportunidade para novas radios levar o nome de Jesus pra nossas casas.
    Obs: so lamento o Apostolo assim como os Bispos não fazer os cultos no meio do povo,pois muitos gostariam de ouvir uma palavra da boca deles.
    Tambem do Apostolo não arrumar um tempinho pra vizitar as pequenas igrejas pelo menos de vez enquando.

    ResponderExcluir
  8. Eu Gostaria que todas as rádios e canais de TV, fossem comandadas pelos evangélicos, assim nossos filhos poderiam assistir livremente, não teria prostituição, e seriamos todos abençoados

    ResponderExcluir
  9. Eu Tambem gostaria que as televisoes e as radios fossem tao boas como a palavra de Deus!!!Pois assim nossas criancas poderiam crescer com Deus e menos desgraca,prostituicao e assim seriamos livres de tanta coisa ruim que esta acontecendo,Deus abencoe todos nos cada dia mais e deixem a palavra de Deus ser falada para nos dar paz e tranquilidade!!!!

    ResponderExcluir
  10. Apostolo Valdemiro,quero dizer que a sua palavra me da muita forca preciso aprender mais ,estou longe do Brasil mais minha mae que segue sua igreja me disse sobre voces entao agora passo a ve-los sempre pela internete isso me da muita paz!E gente deixe a palavra de Deus nos confortar e deixem de querer atrapalhar que Deus nos abencoe e que sua igreja prospere a cada dia obrigada.....

    ResponderExcluir
  11. a 100.5 de sorocaba tbm agora é radio evangelica controlada pea igreja pentencostal DEUS E AMOR eles estaõ na 103.9 que era a antiga 103 fm a radio rock que depois viros pop seguindo a linha de sua cabeça mãe que era a radio 89 de sp ,pouco tempo depois fechou as portas e foi arrendado toda a frequencia para igreja DEUS E AMOR eles estaõ com duas radios ao mesmo tempo em sorocaba

    ResponderExcluir
  12. tomara que apareçam mais radios evangelicas e emissoras de tv para que a palavra de deus seja pregada.

    ResponderExcluir
  13. porra! mas q merda!!

    cd a terra fm 98.1 q eu tanto gostava de escutar?????


    esses fanaticos viu....

    ¬¬ aff

    ResponderExcluir
  14. A Terra FM está em 98,9 MHz. Oscila muito e o sinal é fraco, mas está lá!

    ResponderExcluir
  15. O individuo que falou que o Valdemiro Santiago é suspeito não conhece direito o Apóstolo não conhece os frutos dele.E o RR Soares só não aluga horário do Apostolo,porque ele já tem a propria tv dele e o apostolo não tem ainda.E mesmo assim aluga as tvs,que não tem necessidade.

    ResponderExcluir
  16. E o Apostolo Valdemiro Santiago não é fanatico.Ele está pregando o verdadeiro amor de Jesus por nós.Vc que está desenformado meu amigo.Vc que fala mal da Igreja Mundial do Poder de Deus ou seja quem fala mal dessa obra está contra Deus.E vc que falou isso,vai ter que prestar contas a Deus.Isso que falei está na Biblia que é a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Olha Eric espero que a Mundial arrendem também a scalla fm 100,5,porque as pessoas tem que entenderem que a Mundial está ali para pregar o amor de Jesus por nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…