Tupi com a CBS/Mundial. Pode ou não pode?

MidiaClipping
Algumas curiosidades sobre o uso da marca Rádio Tupi, inspirados por um comentário feito sobre um post anterior:

Existe uma disputa pelo direito da marca RÁDIO TUPI entre os Diários Associados e a Igreja Deus é Amor (dona da Rádio Tupi de Curitiba - 1210 kHz).

A S/A Rádio Tupi, dos Associados (CNPJ 33.267.741/0001-92), conseguiu registrar a marca em 2003, mas a Rádio Tupi Ltda (atual Super Rádio Deus é Amor Ltda, da Igreja homônima - CNPJ 76.632.215/0001-97) pediu nulidade do registro em 2004, alegando que tinha requerido a marca antes.

De fato, a data do depósito feito ao INPI pela então Rádio Tupi Ltda, é 01/02/1985, enquanto a data de depósito da S/A Rádio Tupi é 21/09/1999. As duas empresas aguardam decisão judicial sobre o assunto.

Em resumo: a Rede CBS/Mundial, que usufrui não só da marca RÁDIO TUPI, mas de Tupi AM, Tupi FM, Tupi TV e que, de madrugada, até chega a chamar a antiga Rádio Cacique de São Caetano do Sul (1150 kHz) de "Super" Rádio Tupi, é quem menos direito tem sobre esses nomes, pois nem nessa disputa judicial está!

A S/A Rádio Tupi é proprietária das marcas "SUPER RÁDIO TUPI RIO DE JANEIRO 1280 KHZ", "TUPI FM 96,5 O AMOR DO RIO", "TV TUPI" e "REDE TUPI SUCESSO".

Comentários

  1. Segundo me informou um funcionário da CBS em Brasília, a empresa ganhou na justiça o direito ao nome,mencionou que os Associados usa o nome Super Rádio Tupi e como eles já usam há bastante tempo ganharam, e não haviam mais recursos.

    ResponderExcluir
  2. CBS em Brasília? Hmmm...
    De um post antigo já, gosto muito da rede mundial. Ouvia muito online!

    Mas, essa de mais igreja no comando de veículos desde 85 ... é triste. Será que o império já começava ali? hauahau

    ResponderExcluir
  3. O uso de uma marca registrada por empresas diferentes é um fato inusitado.
    No caso da Super Rádio Tupi, as empresas Associados deveriam sempre zelar pelo nome, considero um descaso, isso não se justifica o desprezo que o grupo Associados tem por São Paulo e o Sul do Brasil, deixarem usar o nome Tupi por qualquer empresa de comunicação.

    Nos ultimos momentos da Super Radio Tupi em São Paulo, toda a grade de programação pertencia a igreja deus é amor, eu só gravei o prefixo da Super Tupi nesse tempo.
    Muita coisa me faz refletir. Uma delas é que eles levaram a concessão de uma rádio de São Bernardo do Campo para São Paulo. Não sei qual foi o critério do Ministério das Comunicaçoes para autorizar tal transferência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas