Crise atrasa revistas na Editora Peixes e retira revista na Editora Manchete

Quando a CBM rescindiu o contrato de arrendamento da marca "Gazeta Mercantil", especulei que aquele tinha tudo para ser "o primeiro passo para o fim da Companhia Brasileira de Multimídia". Hoje mais um "passo" foi dado.

O Comunique-se publicou agora há pouco uma matéria falando sobre problemas na circulação das revistas Gula e Viver Bem. Segundo o site, "as duas publicações não chegaram às bancas no último mês", a Gula de abril "chegou às mãos dos leitores apenas no mês de maio" e "as edições de junho ainda não têm data prevista para publicação".

De acordo com jornalistas da Editora Peixes, os atrasos estão acontecendo porque a empresa não tem pago em dia a gráfica que faz a impressão das revistas. Os profissionais ainda afirmaram "que não são informados sobre previsões de circulação das publicações". Aos assinantes que procuraram esclarecimentos, a Peixes informou que "que as revistas passaram por uma reestruturação editorial e que devem voltar a circular no próximo mês".

MidiaClipping
Gula e Viver Bem, parte do enxuto portfólio da CBM anunciado no antigo site da Gazeta Mercantil.

A Peixes não é a única editora que passa por dificuldades. Hoje, o mesmo site informou que a revista Ele Ela, da Editora Manchete, deixará as bancas.

O site informa que existe plano para um retorno da revista, mas não há prazo para isso acontecer. Quem acompanha a história da Editora Manchete sabe que isso não significa muita coisa: quando comprou os títulos da Bloch, o empresário Marcos Dvoskin fundou a nova editora prometendo a volta gradual de todas as antigas publicações, incluindo Manchete - isso já faz quase sete anos.

MidiaClipping
Algumas capas da Ele Ela, que deixará de circular. Em 40 anos, posaram nomes como Xuxa, Luiza Brunet e Monique Evans.

César Lopes, editor da revista, assumiu ao Portal Imprensa que "a suspensão ocorreu por problemas financeiros". A revista irá manter sua versão online, com acesso gratuito pelo menos "em princípio".

Comentários

  1. Hmmm... Passo pra dar um alow, rapaz. Sabe que nunca tinha me atentado a este grupo, Cia Brasileira de Multimídia. Agora a volta da Manchete aí já é mentira. Conto pra boi dormir...hehe

    E, o grupo Gazeta .. já anda falido há tempos. Coisa bem comum nos jornais impressos, aliás, onde há cada vez menos jornalistas, mais estagiários, mais publicidade, etc. Praticamente muitos agora no preço e tamanho tablóide. Fora os gratuitos, é claro.

    Das revistas, digamos, me parece "novidade". Falei dos jornais porque no geral pagam muito mal também ( até 1.500 por 1 descanso na semana) e vc se mata trabalhando. Rádio tb não paga muito bem e com tanto vozeirão por aí ....rs Eita bagunça de área!!!

    Mas, da ed. Peixes ainda lembro quando citaram o fim da SET. Que opa, vi a última deste mês nas bancas. Mas, o site deles está horrível, era melhor.

    No mas, vá clippando a gente aí. hehe Gostei das referências ao C-Se e Revista Imprensa. ;p

    ResponderExcluir
  2. A Gazeta Mercantil estava falida já antes de alugar a marca para a Companhia Brasileira de Multimídia. E agora que a CBM desistiu da marca (porque também vai mal das pernas), confirmou que a situação está tão ruim quanto estava naquela época, se não estiver pior: desde que a CBM foi embora, o jornal saiu de ciculação... E não se falou mais nada sobre isso!

    Há quem diga que o Jornal do Brasil também não existiria mais se não tivesse arrendado a marca para a CBM.

    Já a revista Manchete, e quase todos os títulos da Bloch, estão com o Marcos Dvoskin, empresário gaúcho que praticamente fundou a editora Globo, e que trabalhou muitos anos na RBS. No começo, a editora Manchete funcionava no prédio onde funcionava a TV Manchete de São Paulo, depois se mudou para Pinheiros.

    Só a edição de carnaval da revista Manchete continua sendo editada - e sempre sai com o endereço de um site que nunca existiu, o www.editoramanchete.com.br.

    E é isso! Continuo clipando, mas continue comentando também! =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas