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Mostrando postagens de Agosto, 2008

Observatório da Imprensa: "TVs públicas e transmissões religiosas"

Vou dar um Ctrl+C, Ctrl+V "puro", bem ao estilo que critico.

O alvo da cópia é um texto de Daniel Pacheco de Almeida publicado no Observatório da Imprensa e reproduzido no Observatório do Direito à Comunicação, questionando a exibição da "Santa Missa" nas TVs Cultura e Brasil. Numa análise bem interessante, o telespectador junta dois temas que "vira e mexe" aparecem por aqui: TVs públicas e púlpitos eletrônicos.

Segue a "blasfêmia":

TVs públicas e transmissões religiosas
Daniel Pacheco de Almeida - Observatório da Imprensa
27.08.2008


TVs públicas que recebem dinheiro de um Estado laico têm em suas programações regularmente a exibição de cultos religiosos. O caso mais paradoxal é o da TV Cultura, que vem transmitindo há 21 anos o seu "programa" Missa de Aparecida todos os domingos às 8 horas.

Isso é inaceitável e inconstitucional. O Brasil é uma democracia laica, e não uma teocracia cristã/católica. E as outras seitas? E os ateus? Não podem te…

TV Brasil não estréia em São Paulo porque interfere na Nextel; Tereza Cruvinel acusa Anatel de negligência

Mais um capítulo para a novela da estréia da TV Brasil em São Paulo!

Ontem o Daniel Castro informou em sua coluna na Folha de São Paulo que Tereza Cruvinel acusou a Anatel de "negligência" na resolução das pendências de implantação da TV Brasil nos canais 68 e 69 da capital paulista.

Os transmissores e antenas estão prontos para instalação há quatro meses, segundo a presidente da TV pública. O problema é que "ao fazer testes de transmissões no canal 69, a TV Brasil detectou que seu sinal causava interferências graves no serviço da Nextel".

Duas soluções são apontadas: a troca do número dos canais, rejeitada pela EBC por gerar um custo de US$ 400 mil, ou a instalação de filtros contra interferências, melhor alternativa para Cruvinel, exceto pelo fato de que "os filtros da Nextel, segundo a Anatel, estão sempre em testes", conforme afirmou à coluna da Folha.

É a "TV Brasil, devagar e sempre" mais devagar que sempre... ou sempre devagar! Será que essa …

Pra quem não lembra do 25ª Hora...

No YouTube estão disponíveis quatro vídeos de um programa do Pr. Ronaldo Didini, exibido em 04 de setembro de 1995, em um dos polêmicos episódios em que o 25ª Hora foi usado como porta-voz da Igreja Universal para se defender de denúncias feitas pela Globo. E pra atacar também! A influência da IURD na Record era muito mais evidente, na época.

1995 foi o ano em que o bispo Sérgio Von Helder chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e que a Globo produziu a minissérie "Decadência", onde Edson Celulari interpretava um pastor corrupto.

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4

Ex-pastor da Universal vai ser (ou já é) diretor artístico da nova Rede 21

Mais uma sobre a Igreja Mundial e a Rede 21. A matéria princial, cujo link foi enviado pelo leitor e colaborador Peter Shelton, é de 04 de agosto. Apesar disso, ainda é nova, já que a Rede 21 continua com maratona de pregações do apóstolo Valdemiro Santiago desde a "estréia" da nova "programação" - tudo entre aspas, mesmo!

A notícia é que a nova Rede 21 (que, segundo a reportagem da Folha Online, vai passar a se chamar "21 - Vem Pra Cá, Brasil"), terá o Pastor Ronaldo Didini como diretor geral e artístico. Com isso, a programação vai mudar, podendo exibir algumas atrações seculares em horários alugados pela igreja: "Ainda estamos montando a equipe. No começo só teremos condições de colocar cultos e pregações, mas depois vamos variar bastante a programação", disse Ronaldo Didini à Folha Online. Uma das novidades, ainda de acordo com a Folha, é uma nova versão do "25ª Hora", o polêmico programa de debates que notabilizou o religioso na Re…

Edifício sede da Bloch será leiloado de novo

É o que diz reportagem desta segunda no Comunique-se. Segundo o site, o leilão está marcado para o dia 17 de setembro, às 14h, com lance mínimo de R$ 39,9 milhões. O dinheiro será destinado à amortização da dívida trabalhista do grupo, estimada em R$ 60 milhões.

Vai ser o segundo leilão da antiga sede da Bloch. O primeiro aconteceu em 2007, com lance mínimo de R$ 37,1 milhões, valor inferior ao mínimo definido para este segundo leilão. Na época, a Universidade Salgado de Oliveira, que locava o prédio e, portanto, tinha preferência na compra, ofereceu R$ 28.391.000,50, arrematando o famoso e histórico prédio. Mas a venda foi revertida porque mais de 100 ex-funcionários não aceitaram o valor, abaixo do mínimo.

A reportagem do Comunique-se de 13/07/2007, que fala sobre o cancelamento do primeiro leilão, tem dois comentários da assessora de imprensa da TV Record, Tania Athayde, que resumem muito bem o porte do prédio. Tomo a liberdade de reproduzir, ilustrando com fotos publicadas em matéri…

A simpática campanha da W/Brasil para o TSE

A propaganda eleitoral desse ano está muito chata, pelo menos na cidade de São Paulo! No geral, os programas estão muito repetitivos e pouco convincentes. E não estou nem falando do fato de alguns candidatos serem pouco (ou nada) convincentes, é do nível dos programas, mesmo. Por exemplo: na terça-feira, dia de início do horário eleitoral no rádio e TV, o Blue Bus fez uma comparação entre jingles de Marta Suplicy e Geraldo Alckmin, dois "forrós estilizados" muito parecidos.

Mas, enquanto a propaganda dos candidatos cai na mesmice, a campanha de conscientização do TSE repercute pela criatividade. Mérito da W/Brasil, que produziu as peças para o TSE, a pedido da Fundação Padre Anchieta.

Selecionei do YouTube duas das que mais gosto: "Círculos" e "Emoções". Todo mundo já deve ter visto várias vezes, mas "nunca na história desse país" vi algo tão bom nas eleições!

CÍRCULOS


EMOÇÕES

Propaganda eleitoral gratuita não é gratuita

Que a propaganda eleitoral gratuita, assim como a propaganda partidária gratuita (aquela das quintas-feiras, fora do período eleitoral), só é gratuita no nome eu já sabia. O que não sabia era do conflito legal que existe nesse ressarcimento do Estado às emissoras - ressarcimento obrigado ao Estado pelo próprio Estado que, "por acaso", sempre teve no Congresso e Senado um contingente considerável de empresários do setor.

A questão foi apontada e explicada em reportagem de Cristina Charão para o Observatório do Direito à Comunicação, reproduzida abaixo com grifos:

Emissoras de TV e rádio recebem R$ 267 milhões por ano por propaganda partidária

Para transmitir a propaganda partidária gratuita, as emissoras de rádio e TV recebem da União uma média de R$ 267 milhões por ano. O pagamento sobre o que a legislação do setor, o Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT), prevê como uma obrigação dos concessionários de radiodifusão é feito através de compensação fiscal no cálculo do Impo…

3º Fórum Humanista Brasileiro a partir de hoje em Curitiba

Acontece de hoje até o dia 24 (sexta, sábado e domingo), em Curitiba, o 3º Fórum Humanista Brasileiro, promovido pelo Movimento Humanista. Segue abaixo a programação do evento:


Um amplo espaço de encontro, aprendizado e inspiração para
superar a violência nas suas várias formas.

22, 23 e 24 de agosto de 2008
UFPR - Curitiba/PR
As atividades do fórum são:

Mesas Temáticas
• Educação - Protagonismo Juvenil
• Educar em tempos de Internet
• Metodologia de ensino não-violenta
• Transporte Sustentável
• Saúde
• Economia humanista e solidária
• Políticas de incentivo e democratização da cultura
• Mídia Ativista. Como fortalecer e inspirar a mídia ativista?
• Ativismo Não-Violento, um caminho para a transformação social
• Meditação pela paz: um antídoto contra a violência
• Brasil: Integração na Diversidade e Não-discriminação
• Para quê Universidade?
• Tecnologia (alternativa) para todos!
• Cidade Sustentável
• Diversidade e Direitos Humanos

Painel "Integração Latinoamericana"
Dimas Floriani - Professor…

O horário eleitoral está no ar

Hoje é o primeiro dia do horário eleitoral gratuito. Até 02 de outubro (três dias antes do primeiro turno), candidatos a prefeito e vereadores estarão nas emissoras de rádio e televisão nos seguintes horários:

Rádio - das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30
TV - das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h

Os candidatos a prefeito apresentarão seus programas nas segundas, quartas e sextas, enquanto os vereadores aparecerão nas terças, quintas e sábados.

Durante o primeiro turno, a propaganda será exibida de segunda a sábado com 30 minutos de duração, dos quais 10 minutos serão divididos igualmente entre todos os candidatos e o restante distribuído de acordo com a representação atual de cada partido no Congresso Nacional. Para as coligações, o tempo de cada partido será somado ao tempo total do candidato.

O horário eleitoral volta em caso de segundo turno, de 07 a 24 de outubro, com transmissão diária (inclusive aos domingos) e 20 minutos de duração, divididos igualmente entre os dois candidatos.

Houve uma…

A nova plástica da Transamérica Pop e a pergunta que não quer calar

Parte 1 - A nova plástica da Transamérica Pop

A primeira parte é um trecho de texto publicado ontem no TudoRádio.com:

Visando obter melhores índices de audiência em todo o Brasil, a Rede Transamérica Pop reformulou sua plástica. As mudanças até o momento não foram grandes, mas a emissora paulista alterou suas vinhetas cantadas, material que dá muito destaque a uma programação de rádio, criando uma nova identidade artística em sua programação. A Transamérica Pop FM 100.1 ocupa atualmente a 21ª posição do ranking geral de audiência (dados do Instituto Ibope).
O restante da matéria revisa a quantidade de afiliadas da Transamérica Pop e a posição de audiência em algumas capitais, segundo o IBOPE.

Ouvi a rádio ontem e, realmente, não mudou quase nada!

Parte 2 - A pergunta que não quer calar (supondo que a Transamérica Pop realmente tenha mudado as vinhetas visando crescimento de audiência):

Se a idéia era aumentar a audiência (é, eu não acredito na eficácia da pesquisa de rádio do IBOPE, mas nin…

Exclusivo: entrevista com Pedro Paulo Carneiro, diretor geral da nova TVGD - TV Geração Digital

Como comentei ontem, recebi uma mensagem do jornalista e diretor de TV e cinema Pedro Paulo Carneiro, idealizador da TVGD - TV Geração Digital, sobre texto escrito aqui, em 29 de julho, falando do canal. O texto, complementado por um post que comparava as primeiras impressões da TVGD à TiViu ("precursora" do FizTV que não chegou a estrear), apontava algumas dúvidas, principalmente quanto à transmissão e divulgação.

Pedro Paulo Carneiro (foto) está envolvido há mais de oito anos no projeto da TV Geração Digital e se propôs a esclarecer as dúvidas comentadas aqui - e as não comentadas também. O jornalista já atuou na criação e direção de programas de TV na Globo, Bandeirantes, TVE, BBC e TVJB.

A seguir, a íntegra da conversa.


Você disse que o projeto do canal tem sido trabalhado há mais de oito anos. Quando e como surgiu a idéia da TVGD?

Pedro Paulo Carneiro - Bem, antes de mais nada, em 1990 voltei minha atenção para o segmento jovem e teen. Fiz uma pesquisa que durou 2 anos para…

MidiaClipping no Tele História

Nesta quarta-feira estreou a coluna do MidiaClipping no Tele História. A partir de agora, toda quarta terá algum texto publicado daqui reproduzido no www.telehistoria.com.br, às vezes na íntegra e às vezes de forma resumida/compilada.


Recebi o convite na semana passada do diretor executivo do site, o jornalista Tell de Castro, por conta de um comentário que enviei para a coluna do Flávio Ricco sobre a Igreja Mundial na Rede 21, e aceitei de cara!

O convite é parte de um reconhecimento desse blog que tem me surpreendido! O aumento na freqüência de comentários nos posts mais alguns e-mails e scraps que tenho recebido me convencem de uma coisa que não tinha certeza no começo: alguém está lendo!

Até algumas pessoas citadas têm lido! Nessa semana recebi e-mail do Roberto Miller Maia, coordenador artístico da melhor fase da Brasil 2000, parabenizando pelo blog e agradecendo a citação dele no post "A decadência voluntária da Brasil 2000", de 14 de julho (post que já tinha recebido com…

Conteúdo da Oi FM será produzido pela MTV

Saiu hoje no Meio & Mensagem que a MTV entrará no rádio ainda esse ano, mas de forma diferente da que havia sido planejada. A reportagem afirma que, enquanto a Oi negociava a entrada da sua rádio no dial paulistano, foi firmado com a Abril "acordo que prevê que a MTV seja a responsável pela programação da emissora que leva a marca da operadora de telefonia celular".

A parceria deve ser iniciada até outubro, quando a companhia passa a operar no mercado paulista. A proposta é de uma programação totalmente focada em música e informação dirigidas ao público jovem.
A matéria só não explica se a rede ficará sob responsabilidade da MTV ou se a parceria envolve apenas os 94.1 MHz de São Paulo. O texto, aliás, é totalmente voltado à São Paulo. Chama até a cidade de "capital"!

Vamos ver o que a MTV vai fazer com a rádio, caso a notícia se confirme.

Se o acordo valer pra toda a rede (o que é bem possível - o Grupo Bel, responsável pela programação e comercialização da Oi FM, …

Informação relevante sobre rádio, TV e outras mídias + opinião

Mídia não é só rádio e TV. E o MidiaClipping, nesses pouco mais de três meses no ar, nunca ficou 100% restrito a essas mídias. Jornais, revistas e outros veículos já apareceram aqui, ainda que em menor quantidade, assim como as discussões sobre a mídia de forma generalizada (mídia ativista ou independente e posicionamento ideológico da imprensa, por exemplo).

Por isso, o banner superior foi "corrigido": a mensagem "Informação relevante sobre rádio e TV + opinião" foi trocada por "Informação relevante sobre rádio, TV e outras mídias + opinião". Na prática nada muda, mas "oficialmente" o blog admite que mídia não é só rádio e TV.

Outra novidade é a inclusão da guia Agenda. Os eventos divulgados que ainda estiverem abertos à visitação terão acesso fácil pelos links ao lado.

Igreja Mundial já ocupa 22 horas por dia na Rede 21

Pois é... não era mentira. A Igreja Mundial do Poder de Deus passou a ocupar, desde às 18h de hoje, praticamente todos os horários da Rede 21. Depois de uma semana e um dia da primeira nota sobre o assunto (02/08, na Canal 1, do Flávio Ricco), está no ar a "nova programação" da emissora.

Cinco minutos após a "estréia", o apóstolo Valdemiro Santiago (foto) já pedia contribuições para a "obra de Deus", usando a Bíblia para legitimar sua solicitação. Nem lembro que capítulos/versículos foram citados porque, sinceramente, não entendi nada e nem fiz questão de entender. Disse que estão comprando um novo prédio para abrigar a sede do "Templo dos Milagres", cujo pagamento seria feito em 40 prestações e que estão abrindo "de 20 a 30 igrejas por mês". E o custo disso tudo, aliado ao custo de "manter o programa no ar", é muito alto! "E Deus não quer que esse programa saia do ar", disse o líder da igreja.

Concordo! Também quero …

Igreja Mundial na Rede 21 e Igreja da Graça na Band

O TEXTO ABAIXO É DE 05 DE AGOSTO. UM BUG DO GOOGLE APAGOU O POST ORIGINAL.

Pois é, o missionário R. R. Soares continuará com o "Show da Fé" no horário nobre da Band, diferente do que foi comentado aqui em 23 de julho e bem afinado com a locação de 22 horas diárias da Rede 21 para o apóstolo Valdemiro Santiago. Vitória do povo de Deu$...

Nem tenho muito o que comentar, vou só reproduzir a parte da coluna Canal 1 de hoje sobre o assunto. O Flávio Ricco já falou tudo!

R. R. Soares vai continuar na faixa nobre da Band

O pastor R. R. Soares vai continuar ocupando a faixa das 21 horas na Bandeirantes. A sua saída, como chegou a ser anunciada, não vai mais acontecer. Um novo acerto foi "$acramentado" com a família Saad.

Conseqüências diretas:

- a decisão tomada mostra com muita clareza que, para o alto comando da emissora, o dinheiro do pastor é mais importante que o estrago causado na sua audiência nesta faixa das 21 horas. E, principalmente, para o que vem depois dela.

- coloc…

Sobre ativismo na mídia - II

A edição de julho da Revista do Brasil traz uma matéria sobre o 1º Fórum de Mídia Livre, que aconteceu em junho no Rio de Janeiro, e aborda mais alguns pontos importantes sobre o ativismo na mídia. Abaixo alguns trecos da matéria, disponível no site da revista:

Em 2007, as cinco principais redes de TV do Brasil abocanharam 60% do total das verbas de publicidade empenhadas pelo governo federal. Desse montante, 40% ficou com a TV Globo. Jornais e revistas ficaram com 25% e o restante foi dividido entre as empresas de rádio e veículos on-line. O Sistema Globo (servido de TVs, rádios, jornais, revistas, internet) tem ficado, segundo o Observatório do Direito à Comunicação, com mais de 60% do total da receita publicitária oriunda do setor público, de quase R$ 1 bilhão anuais. Essa hegemonia produzida artificialmente obstrui o desenvolvimento de novas mídias. A luta pela democratização da circulação e do acesso à informação no Brasil foi o objetivo comum que levou mais de 400 pessoas de vári…

Sobre ativismo na mídia - I

O ativismo na mídia é um tema político. Quando você questiona a concentração da mídia e isso é base pra estímulo do protagonismo na produção de informação, já está numa discussão política.

E quando o que determina a concentração é o poderio financeiro (gerador de competição desigual entre os próprios grupos de comunicação e reponsável pela multiplicação de canais de um mesmo grupo, que seguem um modelo de produção "da casa" por dar mais lucro - sendo o lucro a prioridade para as grandes emissoras, vide o recente caso do Grupo Bandeirantes com a Igreja da Graça na Band e com a Igreja Mundial na Rede 21), falar em estimular a produção do que coloque a criação pessoal acima das leis de mercado parece discurso radical de esquerda! Ainda mais quando os partidos de direita são os grandes "donos" da mídia e quando há grandes veículos com postura quase partidária, de direita.

Tive uma "discussão" sobre isso nos comentários da página da REMA recentemente. Como opini…

São Paulo tem 2º Dia de Mídia Ativista

Neste sábado acontece em São Paulo o 2º Dia de Mídia Ativista, promovido pela REMA (Rede de Mídia Ativista). A primeira edição do evento aconteceu em 08 de junho e contou com oficinas de rádio, vídeo e mídia impressa.

Segue a programação do 2º Dia. Para mais informações acesse www.remativista.tk

Clique na imagem para ampliar

TV Brasil, devagar e sempre

Ainda não é dessa vez que vou falar sobre a prometida estréia da TV Brasil em canal aberto na Grande São Paulo. Em maio foi noticiada a previsão de entrada do canal 69 analógico para o final de julho, como já foi comentado aqui. Estamos em agosto e o espaço continua vazio, por mais que o site da TV pública coloque uma animação em flash descrevendo "como sintonizar a TV Brasil" onde mostra o canal para São Paulo (reprodução ao lado).

Mas a TV Brasil está caminhando. Na terça-feira passada (29/07) ela ganhou o reforço de Aziz Filho na gerência de jornalismo, "depois de nove anos na IstoÉ, sendo sete na chefia da sucursal do Rio de Janeiro". Em entrevista ao Portal Imprensa, o jornalista disse que pretende "atuar bastante na pauta, para fazer com [que] elas sejam mais aprofundadas e, por isso, diferenciadas" e que "o jornalismo deve ajudar a construir o público da TV Brasil".

A programação também tem novidades. A Folha Online disse em 25/07 que a TV …

Anatel faz consulta pública sobre cobrança de ponto extra na TV por assinatura

A extinta revista virtual TV Magazine enviou ontem e-mail aos endereços cadastrados com informação importante sobre a questão do ponto extra na TV paga. Recentemente a Anatel editou regulamento proibindo a cobrança de mensalidade do serviço pelas empresas de TV por assinatura, permitindo apenas taxa de instalação e manutenção, mas a Justiça deu liminar permitindo a volta da cobrança. Até o dia 25 a Anatel fará uma consulta pública para discutir o assunto.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que "a discussão sobre a cobrança do ponto extra na TV por assinatura beneficia apenas as classes A e B. Segundo ele, apenas pessoas dessas classes sociais conseguem pagar hoje pela TV por assinatura, já que as mensalidades são de, no mínimo, R$ 40", segundo reportagem da Folha de São Paulo, lembrando que a resolução pode alterar o custo da mensalidade para o ponto principal: "Quando você mexer nesse procedimento, tem que perguntar quem é que paga a conta lá embaixo",…

Band confirma igreja na Rede 21

Ou, em outras palavras, "Band confirma ter merda na cabeça".

Veja a reportagem publicada agora há pouco no Meio & Mensagem:

Band coloca programação evangélica na Rede 21
Após romper a parceria com a Play TV no início de julho, a emissora cederá, a partir do próximo dia 10, 22 horas de sua grade para a Igreja Mundial do Poder de Deus

Bárbara Sacchitiello
04/08/2008 - 16:34

A música cederá lugar ao altar na nova fase da programação da Rede 21. A partir do próximo dia 10, a Bandeirantes comercializará quase que a totalidade do espaço do canal com a Igreja Mundial do Poder de Deus, que já veicula sua programação evangélica também nas manhãs da Rede TV, na faixa entre 5h e 8h30.

A informação, confirmada pelo Grupo Bandeirantes à reportagem de M&M Online, completa a fase de transição da Rede 21, iniciada desde o dia 8 do mês de julho, quando a Band rompeu a parceria de mais de dois anos com a Play TV, pertencente ao Grupo Gamecorp (leia mais aqui -
e aqui também). Na ocasião, a e…

Igreja Mundial terá 22 horas diárias na Rede 21

Sábado o Flávio Ricco publicou em sua coluna e hoje o Daniel Castro confirmou (ou repetiu): a Rede 21 foi arrendada pela Igreja Mundial do Poder de Deus.

As duas colunas afirmam que foi fechado um acordo que fará com que a programação da igreja, que hoje ocupa sete horas na grade do canal (das 3h às 10h), passe a ser exibida durante 22 horas por dia, sobrando apenas duas horas para jornalismo, única parte que continuaria sob responsabilidade do Grupo Bandeirantes.

O tal acordo passaria a valer a partir do próximo domingo, dia 10 - escrevo "passaria" porque esse é aquele tipo de notícia que eu faço força pra não acreditar, de tão absurda que é.

A Igreja Mundial produz, talvez, o pior programa religioso que exista - e também só coloco o "talvez" por não saber o que pode aparecer em horários alugados de TVs locais por aí. Tudo é ruim: a locução, o som, a iluminação e, porque não, o discurso. O programa é, basicamente, um grande culto que apresenta todo tipo de milagre, d…

Falando em arquivos sonoros...

Nunca é demais recomendar: um dos catálogos mais interessantes de arquivos sonoros de rádio está no http://www.aimore.org/. O site tem tem a inusitada mistura de bandeiras de países, bandeiras dos estados brasileiros, desenhos do autor... e o maior acervo de raridades do rádio que já vi na Internet!

E dizer que são "raridades" não é exagero. Entre os arquivos disponíveis, é possível conferir a 97 FM de Santo André como 97 e como ABC FM, com locução do Lombardi, e a Pool FM 89,1 MHz, ambas em caráter experimental, a AM e FM Record (empresas "dos grupos Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos"), a Transamérica em sua fase "adulta", trechos da programação da Rádio Relógio Federal (aquela mesmo, a que a Macabéa ouvia!), a 105 FM de Jundiaí com o nome de Notícias FM e o slogam "uma rádio alternativa", a Transcontinental com "Garota de Ipanema" como trilha de fundo para vinheta de prefixo, trechos da Excelsior FM com Maurício Kubrusly e da …

Exposição do Senac São Paulo homenageia a história do rádio no Brasil

Mais um evento interessante pra quem se interessa por rádio. Quem está em Curitiba tem até o dia 17 para ver gratuitamente na Caixa Cultural exposição sobre a história do rádio paranaense, como divulgado em post de 29/07. Pra quem está em São Paulo, o Senac traz a exposição "Rádio, brasileiro, 85 anos" na Unidade Lapa Scipião a partir desta quinta-feira (07/08), também com entrada franca. Confira o texto de apresentação da exposição, disponível no site do Senac São Paulo.


Para homenagear a longa e importante trajetória do rádio no Brasil, o Senac Lapa Scipião oferece ao público, entre os dias 7 de agosto e 13 de setembro, a exposição “Rádio, brasileiro, 85 anos”. Com entrada franca, a mostra é composta por equipamentos, aparelhos, fotos e arquivos sonoros, fazendo um resgate da forma de ouvir e “fazer” rádio ao longo dos 85 anos deste veículo no País.

Da válvula ao digital, do “radiouvinte” ao “internauta”, o rádio tem se mantido como um dos mais importantes meios de comunicaç…