A morte de Fernando Barbosa Lima

Na última sexta-feira morreu o jornalista Fernando Barbosa Lima (foto), vítima de falência múltipla dos órgãos, após 15 dias de internação no Hospital Pró-Cardíaco de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Fernando Barbosa Lima foi um dos nomes mais criativos da televisão brasileira. Em 50 anos de trabalho foram concebidos, aproximadamente, 100 programas. E muitos fizeram História (com H maiúsculo): entre suas criações estão o "Jornal de Vanguarda" (Excelsior), "Abertura” (Tupi), "Canal Livre", "Cara a Cara" e "Preto no Branco" (Bandeirantes), "Sem Censura" (TVE), Conexão Internacional, Persona, Diálogo e Xingu (Manchete).

Em 2007, lançou pela Ediouro o livro "Nossas Câmeras São Seus Olhos", falando sobre sua experiência na TV e "suas reflexões sobre o veículo que foi a principal fonte de informação do século XX".

Elmo Francfort, em artigo publicado nesta segunda-feira no site TeleHistória, conta mais detalhes sobre a biografia de Barbosa Lima, fala sobre sua participação no livro sobre a história da Rede Manchete e reproduz alguns vídeos relacionados ao jornalista, como a abertura do programa "Abertura" e trecho do especial "TV Ano 50", exibido pela Globo em 2000, mencionando o "Jornal de Vanguarda". O texto está disponível no link abaixo:

http://www.telehistoria.com.br/thnews/colunas_integra.asp?idColuna=3117

Falar sobre a importância de Fernando Barbosa Lima ou da perda que a televisão tem com sua morte é tão óbvio que chega a ser redundante. Prefiro recomendar o texto do Elmo, que tem bem mais a dizer.

Comentários

Postagens mais visitadas