Pular para o conteúdo principal

Rápidas da Semana no Twitter (15/03 a 21/03/09)

MidiaClipping
SEGUNDA (16/03)
  • Já foi criado um conversor para TV digital com interatividade! Tela Viva

  • "Saiu O Dia nem tabloide nem berliner" (manchete no Blue Bus)

  • O site também mudou: http://www.odia.com.br/
  • A diferença entre rádios na Internet e canais de áudio na Internet. Rádio Agência


  • TERÇA (17/03)
  • O SBT encerrou a parceria com a Paramount, passando a exibir só conteúdo da Warner. Portal Imprensa

  • E a Globo vai parar de produzir para o SporTV. Descobriram que o custo do canal é maior na Globo que na Globosat. Blue Bus

  • E a pior do dia: quem dá as "notícias" na BandNews FM de Curitiba é... Silas Malafaia! O pastor arrendou o horário das 06h às 07h. Tudo Rádio.com

  • P.S.: Teria sido a pior da semana, se fosse verdade. No dia seguinte, o mesmo site desmentiu a notícia e informou que os ouvintes da BandNews FM ficaram com o pastor porque o áudio da TV Band vazou nos 96.3 MHz.
    O Rodney Brocanelli disse que "esses vazamentos bizaros são comuns nas rádios do Grupo Bandeirantes". Ontem dei RT em algumas das respostas dele sobre esse assunto:
    RT @rbrocanelli A Rádio Bandeirantes, de POA, já transmitiu uma sessão de filmes...outro dia, dizem, veiculou o Globo Ecologia...
    RT @rbrocanelli Olha a história do filme na Rádio Bandeirantes, Porto Alegre. Rádio Base


    QUARTA (18/03)
  • Mais uma da multiprogramação na Cultura. Paulo Markun encontrou o ministro na terça-feira para pedir a volta dos canais. Meio&Mensagem

  • Impressão minha ou esse assunto tem tido mais destaque do que merecia? Parece que tudo já ta tão resolvido ou encaminhado!
  • Falando em repercussão, "mesmo num dia em que São Paulo parou e ficou alagada, a morte de Clodovil foi o principal assuntos dos jornais". Isso quem diz é o José Armando Vanucci.

  • Estava na rua praticamente o dia inteiro e, pelo menos na BandNews, só se falava da chuva! O que não quer dizer que o assunto não tenha repercutido!
  • Última do dia: texto do Luis Nassif sobre as mudanças na mídia. Do Blog do Nassif, reproduzido no Observatório do Direito à Comunicação.


  • QUINTA (19/03)
  • O melhor resumo sobre a trajetória de Clodovil na televisão foi feito pelo O Globo. Não esqueceram de quase nenhum programa e de nenhuma polêmica.


  • SEXTA (20/03)
  • Silvio Santos não desistiu do "Olha Você. Mas vai mudar os apresentadores, a partir de segunda. Portal Imprensa

  • O AdNews deu que a Globo está sendo acusada de plágio por causa da abertura de "Caminho das Índias".

  • Dizer que a Globo está sendo "acusada" dá a impressão de que existe alguma reclamação formal na Justiça - o que não é o caso (ou parece não ser). A semelhança foi notada por André Luiz Sens, do blog Televisual. O artigo sobre isso está em destaque no Tele História.
  • Mais uma Transamérica Pop vai virar Hits. Daqui a pouco vão sobrar só Rio e São Paulo como Transamérica Pop! Tudo Rádio.com


  • SÁBADO (21/03)
  • Polêmica póstuma: entrevista de assessora de Clodovil ao "Fantástico" é interrompida pela Polícia Legislativa. Portal Imprensa

  • A última tentativa de deixar aquele "Programa da Tarde" da Record mais atraente deve sair do ar. Parabólica

  • Fico feliz em não estar em casa de tarde pra ver a programação da Record! A dobradinha "Balanço Geral" / "Programa da Tarde" é complicada...
    Em tempo: não acho a Maria Cândida tão excelente... e acho que para esse "projeto de ataque a Globo" da Record o que falta é criatividade! E cópia inédita não é criatividade!

  • A rádio Roquette Pinto exibiu hoje uma homenagem ao Carlos Imperial. O Rádio Base deu a dica durante a semana.

  • Era hoje, às 17h. Eu perdi, mas durante a semana vou ouvir no http://geleiamoderna.podomatic.com/
    Carlos Imperial foi um dos maiores homens de comunicação do Brasil. Ator, cineasta, compositor, produtor musical e apresentador de TV. E um GÊNIO do marketing. Philip Kotler teria muito o que aprender com o Imperial!
    Compôs "Nem vem que não tem", "Você passa, eu acho graça" e "Vem quente que eu estou fervendo". Lançou Tim Maia, Roberto Carlos e Gretchen!

    P.S.: No YouTube tem a primeira apresentação da Gretchen, no programa dele na TV Tupi, em 1978.

    Siga o MidiaClipping no Twitter

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Relembrando a Líder FM de São Paulo

    Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

    De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

    Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

    Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

    Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

    Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

    Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

    O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

    Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

    Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

    Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

    Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


    GLOBO

    Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


    Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…