Rádios paulistanas fazem "dança das cadeiras" com RDS

Tenho uma dúvida com relação ao uso do RDS (Radio Data System) nas emissoras. Não é a primeira vez que reparo em FMs que exibiam mensagens na tela e que deixaram de exibir, e vice-versa.

MidiaClippingPor exemplo: a Expressão FM exibia, ficou um bom tempo sem exibir, e agora voltou. Os aparelhos com o recurso mostram o nome da rádio, frequência e telefone. A mesma coisa aconteceu na repetidora em FM da Bandeirantes; quem ouve os 90.9 MHz pode ler o nome e o slogam da rádio.

Ao mesmo tempo, duas emissoras pararam de exibir mensagens na tela: a a SulAmérica Trânsito e a Metropolitana. Na SulAmérica, os receptores com RDS continuam acusando a disponibilidade do recurso; na Metropolitana, não - até outro dia quem sintonizava os 98.5 MHz sabia o nome da música que estava tocando.

O que impede uma emissora de usar o RDS? Será que existe algum custo para as rádios ativarem o sistema? Por que os canais da CBS acusam a disponibilidade do RDS, mas não exibem mensagens (com exceção da Kiss FM, que passou a mostrar o nome das músicas há pouco mais de um mês). E uma pergunta idiota: existe alguma "cota" para uso do sistema? Desde quando comecei a reparar, parece que o número de emissoras que deixam de exibir mensagens é sempre igual ao número de emissoras que passam a exibir.

Se alguém souber mais sobre isso e puder explicar, agradeço!

UPDATE (21/03/09 - 18h15): A rádio SulAmérica Trânsito já está exibindo informações na tela dos receptores com RDS.

Comentários

  1. É simples. Para usar este serviço, é preciso contratar um grupo de pessoas que atualize esse serviço 24 horas por dia. Entendeu?

    ResponderExcluir
  2. Isso explica porque a Brasil 2000 não tem e porque a Oi FM já estreou com RDS, coisa que a Atual também nunca teve!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas