Pular para o conteúdo principal

Laser FM é a 5ª rádio com maior índice de audiência do Brasil

Não é implicância, é percepção seletiva. Desde quando ouvi a Laser FM de Mogi das Cruzes pedindo para os ouvintes não discriminarem "o pobre, o fraco, o feio e o idiota" comecei a prestar mais atenção na rádio e a lembrar mais dela. E comecei a prestar mais atenção nas notícias sobre ela.

Hoje li no Tudo Rádio.com que as duas rádios do grupo ganharam novos sites. Entrei, e acabei numa página de anúncios, onde dois deles informavam não só a liderança da Laser, mas também que ela é "a 5ª rádio com maior índice de audiência do Brasil". Isso não quer dizer que ela seja a 5ª mais ouvida, mas significa que seu índice de audiência na região deve ser bem alto!

Veja os dois anúncios:

MidiaClipping
MidiaClipping
Mas parece que a coisa não é bem assim. Ainda no Tudo Rádio.com, achei um texto sobre a pesquisa de audiência em Campinas, de fevereiro desse ano, e vi que nem todas as emissoras com concessão de Campinas assinaram a pesquisa do IBOPE e que nenhuma emissora com concessão de outra cidade assinou - em Campinas, assim como em São Paulo, tem muita rádio com concessão de outra cidade direcionando sua programação para a cidade mais populosa. Além disso, os dados apontam para a liderança da Educadora FM, do Grupo Bandeirantes, e, segundo o site, as "audiências são computadas, porém não reveladas". Ou seja, cada um fala o que quer!

Mesmo assim, tanto a Laser quanto a Cidade são fortes na Grande Campinas, e isso ninguém discute. Fica a dúvida do que eles pretendem fazer com os 88.5 MHz de Mogi que, por enquanto, é uma "Paulista 2".

LEIA TAMBÉM
Laser FM pede para ouvinte não discriminar os idiotas

Comentários

  1. P.S.: Como é ruim o jingle da Rádio Cidade!

    http://www.radiocidade.fm.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem observado que ser a quinta com maior índice nao quer dizer que seja a quinta mais ouvida. Se fosse a quinta mais ouvida o título diria exatamente isso. Quando nao diz é porque está passando uma informaçao CORRETA mas dando a impressao de passar outra informaçao.

    Por que destacar o CORRETA?

    1 - O Tudo Rádio nao é uma fonte muito confiável. Nada contra o Daniel Stark e a equipe do site (tem gente muito boa lá, como a Fernanda Lima), mas eles tem uma sede por hard news tao grande que faz com que as notícias sejam checadas depois de publicadas. Isso quando sao checadas!

    Hoje até sao checadas, mas é comum vc ler que a Xiboquinha do Sul FM contratou o locutor da madrugada da Difusora Paugrandense AM. Mas nisso nao culpo eles, rádio nao tem hard news como TV e nem rende fofoca. O Bastidores do Rádio segue essa linha um pouco mais fofoqueira (no bom sentido) e é comum vc ler uma notícia e perguntar... E daí?

    Mas é sempre bom pensar duas vezes antes de confiar cegamente nas fontes.

    2 - As peças que vc postou tem asteriscos. E os asteriscos levam a letras miúdas, que explicam de onde surgiu esse dado. Isso nao pode ser ignorado.

    No mais, parabens pelo blog. Os textos sao bem escritos e as noticias geralmente sao relevantes mesmo. E cuidado com o hard news! :)

    ResponderExcluir
  3. Não confio "cegamente" nas fontes. Tanto que, quando é possível, coloco informações de mais de uma fonte sobre a mesma notícia. Já reparei em notícias não confirmadas no Tudo Rádio.com - na semana passada, por exemplo, li que o pastor Silas Malafaia tinha arrendado a BandNews FM de Curitiba, quando o que aconteceu, na verdade, foi um vazamento do áudio da TV Bandeirantes na frequência da rádio - mas não acho que isso desqualifique o site. Faz parte dessa abordagem focada em hard news, que você mesmo falou. E até os grandes jornais erram, pelo mesmo motivo!

    Sobre o asterisco, concordo com você e reconheço que deveria ter mencionado no post. Na figura original, disponível no site da Laser FM, não consegui ver o que tem nessas letras miúdas dos dois anúncios, e não encontrei eles em nenhum outro lugar. Se alguém souber e puder passar, agredeceria. Ficou faltando isso, mesmo!

    Mas, mesmo assim, não desmenti completamente os dados da rádio. Só disse o que vi, que no Tudo Rádio.com havia um "texto sobre a pesquisa de audiência em Campinas" realizada em fevereiro, apontando a Educadora como líder. E escrevi que "SEGUNDO O SITE, as 'audiências são computadas, porém não reveladas'". E, nesse contexto - contando que o texto da matéria é verdadeiro -, continuo achando que cada um fala o que quer!

    E é isso! Obrigado pelo comentário, e por ler o blog. Sobre o hard news, não é a intenção, mesmo! Só escrevo o que penso sobre assuntos que gosto! =)

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…