Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2008

Comunique-se conversa com presidente da EBC

Na última terça-feira (25/11), o Comunique-se conversou com a jornalista Tereza Cruvinel (foto), presidente da EBC - Empresa Brasil de Comunicação. Na longa conversa com Sérgio Matsuura - tão longa que foi publicada pelo site em duas partes - a jornalista analisou o primeiro ano da EBC, com destaque para a TV Brasil, falou sobre audiência, o preconceito contra a "TV Lula" e a questão da cobertura, entre outros assuntos polêmicos, como a saída de Orlando Senna e Luiz Lobo, a recente greve e a situação dos funcionários da Acerp, mantenedora da TVE. Para terminar, Tereza Cruvinel falou sobre as perspectivas da EBC para 2009, que priorizam a renovação dos equipamentos e incluem a realização de concurso público para preenchimento do quadro funcional.

A entrevista é esclarecedora em muitos pontos, e foi realizada um dia depois da "análise" do Daniel Castro em sua coluna na Folha de S. Paulo da segunda-feira (24/11), intitulada "TV de Lula faz um ano sem conteúdo, sin…

RBS além do Sul: não é de hoje

A intenção da família Sirotsky de atuar além dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina não é coisa recente. Procurando material sobre a compra da concessão da Manchete FM que traria (ou trará) a Itapema FM para São Paulo, achei um texto no Radiocamp citando a atuação do Grupo RBS em outros estados. O site diz que "no passado, os gaúchos chegaram a ter uma participação no grupo Gazeta, do Espírito Santo. Na década de 60, o patriarca do grupo, Maurício Sirotsky, controlou a TV Excelsior, do Rio".

A TV Gaúcha se tornou afiliada da Globo em 1967. Acho que foi a partir daí que o grupo passou a fortalecer seu foco na comunicação regional com os dois estados, onde tem atuação em diversas mídias. A reportagem do Meio&Mensagem citada no post anterior contabilizou "18 emissoras de televisão aberta (afiliadas à Rede Globo), duas emissoras de televisão comunitária, uma emissora segmentada focado no agronegócio, uma rede de 25 emissoras de rádio, oito jornais diários, qua…

RBS volta a investir em São Paulo, mas não estréia Itapema FM

O Grupo RBS anunciou nessa semana a aquisição de três empresas em São Paulo. Segundo reportagem do Meio&Mensagem, o conglomerado agora é proprietário de 90% dos portais Guia da Semana e !ObaOba, e de 30% da Pontomobi, agência especializada em mobile marketing criada no mês passado.

As aquisições foram apontadas pelo vice-presidente de Mercado e Desenvolvimento de Negócios do grupo, Eduardo Sirotsky Melzer, como forma de ampliar a oferta de serviços para os públicos já atendidos pela companhia. A escolha das três empresas se deu porque elas têm "profundo conhecimento de seus públicos-alvo, agilidade e capacidade de inovação em tudo o que fazem", segundo Eduardo Smith, diretor executivo de desenvolvimento de negócios da RBS.

Essa notícia me faz lembrar de outro negócio que ampliaria a área de atuação do grupo gaúcho: a compra da outorga da Manchete FM de São Paulo, ocorrida no final de 2005.

Em 1998 as rádios da Bloch foram arrendadas à Igreja Renascer em Cristo e, posteriorm…

Crise na CBM vai retirar metade da Editora Peixes das bancas

O Portal Imprensa publicou na quarta-feira que a CBM (Companhia Brasileira de Multimídia) anunciou reestruturação que levará ao encerramento de cinco publicações da Editora Peixes. Os títulos "eleitos" pelo grupo para extinção compõem metade do portfólio atual da editora. Tratam-se das revistas Terra, DOM, SKT, Speak Up e ¡Habla!. O objetivo é "reequilibrar as finanças da empresa".

Terra, DOM, SKT, Speak Up e ¡Habla!: metade do portfólio da Editora Peixes que deixará de circular
De acordo com a matéria, a CBM garantiu que "os conteúdos relacionados às cinco publicações que serão encerradas deverão compor um megaportal de informação e entretenimento" a ser lançado em breve.

A reportagem do site procurou a Peixes, que alegou, via assessoria de imprensa, que as notícias "não conferem exatamente com o que de fato aconteceu" e que a editora se pronunciaria a respeito do assunto ainda na quarta-feira. Procurei alguma informação sobre o tal pronunciamento…

Mais "mudanças" na Tupi AM de São Paulo

Vou repetir a nota do Bastidores do Rádio com o layout original e tudo:

Clique na imagem para ver no tamanho original
Comentário: aspas [reforçando incertezas] demais pro meu gosto! "Estaria" negociando, corre o "boato", a idéia "seria" reforçar a programação com mudanças que "podem" acontecer.

Quanto aos "grandes comunicadores", não se sabe quem pode vir. De repente o uso da expressão entre aspas pode ter algum dia, querendo ou não, um sentido irônico. Continuo achando que os comunicadores que estão na emissora hoje são grandes comunicadores e que o "problema" da rádio (também entre aspas) não está no conteúdo.

No dia 14/11 o Bastidores do Rádio já tinha publicado nota sobre a saída de Rubens Palli da emissora, "que alegou queda na audiência nos últimos meses e contenção de despesas". Pois é, vamos aguardar.

SAIBA MAIS
http://midiaclipping.blogspot.com/2008/11/tupi-am-paulistana-altera-programao.html

Oi pensa em comprar SKY

Quando postei aqui sobre o crescimento da Oi na mídia eletrônica, disse, com uma dose de exagero, que esperava que a "liberdade" pregada na propaganda da operadora não se transformasse na liberdade de escolha entre Oi e Oi. O que não esperava é que minha frase pudesse ser tão verossímil!

Depois do processo de aquisição da Brasil Telecom, que foi iniciado no começo desse ano e pode ser concluído nos próximos dias - a finalização do negócio aguarda a assinatura do decreto que altera a regulamentação do PGO (Plano Geral de Outorgas), prevista para esta semana, de acordo com a Folha de São Paulo desta terça - a Oi mira a maior operadora de TV por assinatura via satélite do Brasil, a SKY.

Segundo reportagem de Elvira Lobato para o mesmo jornal, a SKY nega a existência de qualquer negociação, mas a Globo (acionista da empresa) considera que "a venda é apenas uma questão de preço e oportunidade". A matéria apurou que o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco (foto), chegou a s…

Jovem Pan FM revive anos 80 e 90 em webrádios

Falando no Radio Base, um outro post deles da semana passada indicou o novo projeto da Jovem Pan, o site www.webradiofm.com.br

No texto do dia 10, eram 9 webrádios diferentes. Agora já são 11 canais: Black (antes chamada de Power), Rock (antes Rocker), Moovin (patrocinada pela Ford), Love, Next (patrocinada pela Pepsi), Madonna, Daslu, as duas versões da Jovem Pan e a Classic Pan.

Confesso que não tive tempo (e nem disposição) para ouvir todas, e que passo a indicação das duas destacadas pelo Marcos Lauro no Radio Base: as webrádios que reproduzem a programação da Jovem Pan nos anos 80 e 90, com direito a vinhetas de cada época e quadros de humor. Na Jovem Pan 80 ouvi uma edição das dicas do vestibular que o Marcos Lauro ouviu e na 90 ouvi o "Caqui Amora" e um dos "milagres" da seita do Pastor Abu. Uma viagem no tempo!

Sobre a programação musical, separei uma seqüência de cada uma das webrádios, pra dar uma idéia do que toca lá:

JOVEM PAN 80



Kenny Logins - Footloose
Cult…

Brasil 2000 (também) pode ter futebol em 2009

A defasagem de posts desse blog nos últimos dias fez com que tenha lido o artigo do Radio Base indicado pelo Rodney Brocanelli nos comentários do post da quarta-feira passada, mas não tenha comentado. O link indicado reproduz texto do narrador esportivo Jorge Vinicius sobre a suposta inclusão da Brasil 2000 FM (atual 107 FM - eles têm dito mais esse nome ultimamente - na rede retransmissora da Eldorado/ESPN. Apesar de já fazer uma semana, não é notícia velha. Vamos ao texto (com grifos meus):

Depois da Transamérica, CBN, Bandeirantes, 105 FM e Jovem Pan, vem aí ao que tudo indica mais dois novos prefixos transmitindo futebol pela faixa da frequência modulada no ano de 2009 em São Paulo.
A Expressão FM - 106,9 - já está com boletins esportivos diários, preparando as últimas contratações e as jornadas esportivas para o mês de janeiro, com o Paulistão-09.
A grande novidade do momento é a antiga Brasil 2.000 FM - hoje 107,3 - começar as atividades esportivas também no mês de janeiro do próxi…

Alexandre Raposo e a "xerox mal feita"

Disse no post anterior que não lembrava onde tinha lido que o problema da Record era seu presidente, Alexandre Raposo. Lembrei: isso foi enviado para mim por scrap pelo Peter Shelton, participativo [e "colaborativo"] leitor desse blog. Lendo o texto inteiro depois da nota de hoje do Daniel Castro, concordo mais ainda:

Anderson,

Estive lendo sobre o fim dos programas da IURD na Rede Record

Creio que a Record está a milênios-luz da liderança, afinal a TV dos Bispos exibe um jornalismo sensacionalista, novelas de gosto duvidoso, desrespeito em relação áo comprimento dos horários da programação (nunca entra no horário), programas de auditório popularecos (O Melhor do Brasil, Show do Tom), sem contar os cenários horriveis, a péssima iluminação

Em 2004, a Record lançou uma programação com qualidade, mas depois que Alexandre Raposo assumiu a presidência do canal, a Record colocou na cabeça que iria ser a Globo, com isso, ao invés de ser alternativa virou uma xerox mal feita da Globo, i…

Record desmente saída da IURD da programação

Pois é. O presidente da Rede Record, Alexandre Raposo, desmentiu a saída dos programas da Igreja Universal da grade da Record.

Veja o que diz a coluna do Daniel Castro na Folha de São Paulo de hoje:

Record nega fim de programas da Universal

Racha na cúpula da Record. Presidente da emissora, Alexandre Raposo negou ontem que os programas da Igreja Universal do Reino de Deus deixarão as madrugadas da rede a partir de 2010, como vem anunciando o vice-presidente comercial, Walter Zagari.
"Não discutimos esse assunto", afirmou Raposo à Folha. "[A programação da igreja] Não vai sair. Não tem porquê sair. É um horário em que a emissora fatura e que não atrapalha em nada [na média do Ibope], porque a audiência que conta é a das 7h à 0h", sustenta.
Na semana passada, a versão on-line da revista "Meio & Mensagem", baseada em informações de Zagari, publicou que a saída dos programas da Universal são uma "estratégia formulada" pelo bispo Edir Macedo para &quo…

Record pretende retirar conteúdo da Igreja Universal em 2009

O vice-presidente comercial da Rede Record, Walter Zagari, disse nesta terça-feira (11/11), durante 22º Prêmio Veículos de Comunicação da revista Propaganda, em São Paulo, que a emissora vai iniciar um processo de retirada dos programas da Igreja Universal do Reino de Deus de sua grade a partir do ano que vem.

A idéia, apresentada pelo próprio bispo Edir Macedo, é que a programação religiosa da IURD, bem como eventuais horários vendidos a outras denominações, sejam extintos a partir de junho de 2009, conforme reportagem do Propmark. A matéria diz que "a transição vai durar cerca de um ano".

Oficialmente, a igreja arrenda os horários para exibir suas produções na Record. Até mesmo o tradicional "Fala Que Eu Te Escuto" se enquadra nessa condição, ainda que funcione muitas vezes como espaço para exposição de idéias e convicções da igreja - e da TV - sobre temas polêmicos considerados inadequados para discussão nos programas jornalísticos "seculares".

Por exempl…

Radio Base na USP FM: o "Manifesto contra a mediocridade radiofônica"

Do Radio Base (07/11/08):

Depois de sete longos anos comentando e criticando as coisas do rádio e vendo que em termos de programação musical a coisa simplesmente não anda nas rádios do segmento "jovem", resolvemos ensinar à Mix, à Jovem Pan e congêneres como se faz um programa de pop rock levado a sério. Um programa que mostre o que está acontecendo na grande vitrine da música de hoje em dia, a Internê; um programa que abra espaço a quem realmente TEM TALENTO e precisa apenas de uma chance para mostrar a quem curte música pop o eu valor; um programa de gente que faz o circuito da música funcionar nas grandes capitais e no interior também; um programa que traga artistas de todos os cantos do país, desde o interior do Mato Grosso, até o baixo Leblon e as periferias de São Paulo; um programa como simplesmente qualquer programa musical de bom senso deveria ser: RÁDIO BASE URGENTE.

É claro que esse programa só poderia etar numa rádio que pensa igual a gente e investe pesado na qual…

Revista do Brasil fala da semelhança entre sua marca e novo logotipo da Rádio USP

Quando foi definido o trabalho vencedor do concurso que definiu o novo logotipo da USP FM, confesso que foi inevitável a comparação com o logotipo da Revista do Brasil, publicação mensal ligada a um grupo de sindicatos, criada em 2006.

Pelo visto não fui o único. No sistema de comentários do blog a leitora Xandra Stefanel já tinha escrito que "os vencedores do 'concurso' deveriam explicar aos demais concorrentes a incrível semelhança entre sua criação e o logo da Revista do Brasil", em 16 de outubro. Na edição deste mês da Revista, eles mesmos questionaram a semelhança:

Tirando os parênteses...
A Rádio USP, da Universidade São Paulo, noticiou intensamente o concurso para a escolha do novo logotipo da emissora. O trabalho vencedor, selecionado entre 100, é de Andrea Silva Ribeiro, Leandro Lopes de Oliveira e Aline Coutinho de Araújo, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Tentamos falar com os autores durante cinco dias, para saber deles se conheciam a Revista d…

E a TV Brasil?

Desde quando foi publicado que o impasse para a estréia da TV Brasil em canal aberto em São Paulo se dava porque o sinal do canal 69 analógico causava interferências no serviço da Nextel, não se tocou mais no assunto.

A TV pública federal completa um ano no início de dezembro. E um ano desde a primeira data prevista para início das transmissões na Grande São Paulo.

Será que já existe alguma definição sobre isso?

Tupi AM paulistana altera programação

Segue texto de hoje do Bastidores do Rádio sobre mudanças recentes na programação da Rádio Tupi AM de São Paulo (1150 KHz):

Pessoas ligadas a Rádio Tupi AM (1.150 kHz - São Paulo/SP), revelam que algumas pessoas infelizmente estão inseguras quanto ao futuro da emissora, tendo em vista recentes mudanças realizadas de última hora.

Segundo informações, a emissora está sob o comando geral de Raul de Abreu, filho do Sr. Paulo de Abreu, proprietário da Rede CBS de Rádio. Em conjunto com o Departamento Comercial da emissora, a cargo da Sra. Cacilda, Raul resolveu mudar a grade de programação.

No período da manhã, a emissora sofreu sua primeira alteração. Rubens Palli, que apresentava seu programa das 11h00 às 15h00, foi convidado a mudar de horário mas não aceitou. Com isso, seu programa não está mais sendo veiculado na emissora. Apesar dessa mudança, ele continua no cargo de diretor artístico e voz padrão da Tupi AM. Também estará auxiliando na produção de alguns programas.
No final da tarde, i…

Festival mistura debates, palestras e exibições sobre TV em quatro capitais

Começa hoje (03/11), no Rio de Janeiro, a quarta edição do Festival Internacional de Televisão. Realizado pelo IETV - Instituto de Estudos de Televisão, em parceria com o Oi Futuro, SESC-RJ, SESC-PA, SEBRAE e MIS, o evento mistura debates e exibições diversas e acontece em quatro capitais: Rio de Janeiro (cidade onde "nasceu" o festival), São Paulo, Salvador e Belém.


Toda a programação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para as mostras e palestras, as senhas serão distribuídas no local, 30 minutos antes de cada sessão. Para os debates, as inscrições são feitas pelo site do evento.

A programação deste ano traz, entre outras atrações, a segunda edição da mostra competitiva de projetos para TV - a Mostra de Pilotos Brasileiros - dividida nas categorias jornalismo, ficção e entretenimento. A mostra será formada por executivos de programação de virtualmente todas as redes abertas e fechadas de televisão do país, assim como das teles que neste momento ingressam no negócio de di…

Clipes bonitinhos para o MTV Lab Matinal

Comentei no outro post que o MTV Lab Matinal tem entre os clipes da playlist alguns "clipes bonitinhos" (pelo menos nas vezes que vi o programa apareceram pelo menos um por programa). Como domingo não é dia muito apropriado para acordar às seis da manhã, selecionei alguns clipes bonitinhos no YouTube, pra quem se interessou pela descrição do MTV Lab Matinal - ou pra quem nem leu, mas gosta desse tipo de clipe.

Alguns desses clipes nem vi no programa, mas servem como exemplo.

Blind Melon - No Rain


Blur - Coffee & TV


Gram - Você Pode Ir Na Janela

Pra não deixar dormir

Criticar a programação da MTV virou lugar comum, sobretudo depois da diminuição de espaços para videoclipes na programação, mas o fim - ou a diminuição de tempo - de programas como o Top 20 Brasil e o Disk MTV não é, pra mim, nada negativa. No Mini Disk, versão reduzida do antigo Disk MTV apresentada dentro do MTV na Rua (segunda a sexta, das 18h às 19h), mais da metade dos dez clipes mais pedidos no dia parecem ser de músicas da mesma banda, pra não dizer que parecem ser da mesma música - um cenário que justifica bem as alterações!

Mas a diminuição de espaço para programas de clipes no horário nobre não significa que o canal tenha eliminado os clipes da grade, como chegou a se pensar quando a "morte" das tradicionais atrações citadas foi anunciada. Tanto que um dos maiores destaques da programação é justamente um programa que só tem clipes!


O MTV Lab apareceu no começo de 2006 como programa do verão, mas foi mantido devido a repercussão que teve e pela simplicidade do formato…

Expressão FM estréia site, investe em esporte... e faz rádio!

A rádio Expressão FM de São Paulo (106.9 MHz - antiga Ômega FM) vem estruturando sua programação e se tornando uma opção em rádio popular, principalmente na região metropolitana - seu transmissor está localizado na cidade de Mogi das Cruzes, o que garante sinal de qualidade em algumas cidades da Grande São Paulo, Auto-Tietê e Vale do Paraíba.

Desde a mudança de nome, contratou locutores, estreou programas, produziu um novo site (no ar há pouco mais de uma semana) e está formando uma equipe esportiva, coordenada pelo repórter Altieris Junior e composta, entre outros nomes, pelo jornalista esportivo Luís Henrique Gurian (TV Gazeta) e pelo o narrador Marcelo Tadeu (Difusora AM/Jundiaí), conforme informado pelo site Bastidores do Rádio e pelo blog Expressão da Bola, criado recentemente pelo coordenador da equipe. A emissora iniciará a cobertura esportiva na próxima segunda-feira (03/11) com sete boletins diários (às 08h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 21h).

Reprodução da página inicial do site d…