Semana de novidades online no rádio paulistano (1)

Segunda-feira entrou no ar o "novo portal" da 89 FM que, além do www.89fm.com.br, passou a usar o endereço www.primeirona89fm.com.br.

Na sexta-feira anterior, a assessoria da rádio enviou um informativo à imprensa explicando as novidades. O texto, publicado no Radio Base, anunciava a inclusão e ampliação de videocast e audiocast, a inclusão de campo para comentários dos ouvintes na área de notícias, nova galeria de fotos, videoclipes, novo sistema de cadastro e newsletters customizadas.

Muitos dos recursos apresentados ainda não estão disponíveis. Quem entra no site hoje tem apenas as seções Música, com vídeos e streaming de áudio das músicas mais executadas na programação da FM, promoções e notícias, além do "acontece na 89", que traz descrição dos programas e destaques de edições específicas de cada um. As seções vídeos, games, filmes e multimídia - a maior parte do conteúdo diferenciado - do menu superior estão indisponíveis, e os links do menu inferior apontam para o "nada".

Nos próximos dias o restante do conteúdo deve ser disponibilizado, de acordo com o release:

"A cada 15 dias, novas ferramentas e funcionalidades serão disponibilizadas. A novidade mais aguardada é a possibilidade de customização da home page. O internauta poderá deixá-la do seu jeito, alterando cor, fonte, aparência e links mais acessados".

Falando no release, o parágrafo final merece ser comentado:

"A 89 FM foi uma das primeiras rádios a apostar na força da internet junto aos jovens, sendo inovadora em estratégias web, desenvolvendo promoções, conteúdo, programa e jogos on-line de impacto e sucesso. Além disso, seu site é um dos mais premiados do segmento, já ganhou diversos prêmios Ibest (vencedor em 2005 nas categorias Voto popular e Academia e Top 3 em 2002,2003,2004 e 2006). Hoje em dia a página tem um grande número de visitas, ultrapassando os 1.200.000 pageviews por mês."

Quem vê pensa que a 89 teve sempre a mesma programação e o mesmo público!

Um professor meu que trabalhava na Bandeirantes na época de transição entre as "duas 89s" comentou, uma vez, que a mudança no posicionamento surgiu depois de uma pesquisa que perguntava, entre outras coisas, "se a 89 FM fosse um carro, qual seria". Ele disse que as respostas mostravam a marca relacionada a carros antigos, longe dos desejos do público jovem. Aí transformaram a rádio num carro novo!

Eu tenho uma metáfora diferente: eles tinham uma padaria 24 horas suja e decadente em uma rua que só tinha puteiros. Em vez de reformar a padaria (que poderia ter um diferencial na mesmice da paisagem da rua e ter exclusividade de uma parte do público), resolveu copiar um puteiro bem-sucedido, chamando o seu gerente pra coordenar a transformação da padaria decadente num puteiro novo, mas com as atrações que todos os "bons" puteiros da rua tinham...

Mas, tá dando certo, o IBOPE diz que as pessoas gostam... e é isso o que importa!

Voltando ao site, não quero ser chato, mas ele não tem um "que" de Território Eldorado, pelo menos graficamente?

COMPARE
http://www.primeirona89fm.com.br/
http://www.territorioeldorado.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas