OBM aponta exposição favorecida de Kassab na imprensa

Ctrl+C, Ctrl+V no texto do Comunique-se sobre o assunto:

Kassab continua com matérias mais favoráveis no segundo turno
Da Redação

Como aconteceu durante o primeiro turno, Gilberto Kassab (DEM), candidato à Prefeitura de São Paulo, continua recebendo tratamento mais favorável da imprensa. Segundo levantamento do Observatório Brasileiro da Mídia, a quantidade de textos favoráveis e equilibrados para o democrata tiveram o mesmo percentual, de 41,4%.

A campanha de Marta Suplicy (PT) teve 49,1% do total de reportagens noticiadas de forma desfavorável – 15,1% foram favoráveis. O resultado deve-se ao debate travado em torno das questões levantadas pela propaganda da petista sobre a vida pessoal do concorrente.

O Observatório Brasileiro de Mídia analisa cinco jornais:
Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agora São Paulo e Diário de S. Paulo.

O site já havia publicado matéria que apontava favorecimento do atual prefeito de São Paulo na cobertura sobre a campanha do primeiro turno, também de acordo com o OBM.

Veja o gráfico do Observatório Brasileiro de Mídia sobre a qualificação das reportagens por candidato nos jornais acompanhados. O relatório completo, disponível no site da instituição, conta com índice de exposição, variação de exposição e qualificação dos candidatos semana a semana e qualificação de reportagens em cada um dos cinco jornais.


O gráfico analisa a proporção de matérias de acordo com a exposição de cada candidato nos jornais. Foram 99 textos sobre Kassab, 106 sobre Marta e 10 sobre Kassab prefeito. Ou seja, os 60% de textos com conteúdo desfavorável a Kassab prefeito, que visualmente equilibram um pouco mais as diferenças entre os dois candidatos, se referem a seis matérias.

O jornal O Estado de São Paulo apresenta o maior contraste: do material publicado pelo jornal na semana analisada, 66,7% é desfavorável à ex-prefeita Marta Suplicy e apenas 4,8% é favorável, enquanto Kassab enconta situação praticamente inversa: 45,5% dos textos favorecem o candidato do DEM e 9,1% não o favorecem, como mostra o gráfico abaixo.


LEIA TAMBÉM
http://midiaclipping.blogspot.com/2008/06/partidos-conservadores-de-direita-e-de.html
http://midiaclipping.blogspot.com/2008/06/direita-default.html

Comentários

Postagens mais visitadas