Pular para o conteúdo principal

OBM aponta exposição favorecida de Kassab na imprensa

Ctrl+C, Ctrl+V no texto do Comunique-se sobre o assunto:

Kassab continua com matérias mais favoráveis no segundo turno
Da Redação

Como aconteceu durante o primeiro turno, Gilberto Kassab (DEM), candidato à Prefeitura de São Paulo, continua recebendo tratamento mais favorável da imprensa. Segundo levantamento do Observatório Brasileiro da Mídia, a quantidade de textos favoráveis e equilibrados para o democrata tiveram o mesmo percentual, de 41,4%.

A campanha de Marta Suplicy (PT) teve 49,1% do total de reportagens noticiadas de forma desfavorável – 15,1% foram favoráveis. O resultado deve-se ao debate travado em torno das questões levantadas pela propaganda da petista sobre a vida pessoal do concorrente.

O Observatório Brasileiro de Mídia analisa cinco jornais:
Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agora São Paulo e Diário de S. Paulo.

O site já havia publicado matéria que apontava favorecimento do atual prefeito de São Paulo na cobertura sobre a campanha do primeiro turno, também de acordo com o OBM.

Veja o gráfico do Observatório Brasileiro de Mídia sobre a qualificação das reportagens por candidato nos jornais acompanhados. O relatório completo, disponível no site da instituição, conta com índice de exposição, variação de exposição e qualificação dos candidatos semana a semana e qualificação de reportagens em cada um dos cinco jornais.


O gráfico analisa a proporção de matérias de acordo com a exposição de cada candidato nos jornais. Foram 99 textos sobre Kassab, 106 sobre Marta e 10 sobre Kassab prefeito. Ou seja, os 60% de textos com conteúdo desfavorável a Kassab prefeito, que visualmente equilibram um pouco mais as diferenças entre os dois candidatos, se referem a seis matérias.

O jornal O Estado de São Paulo apresenta o maior contraste: do material publicado pelo jornal na semana analisada, 66,7% é desfavorável à ex-prefeita Marta Suplicy e apenas 4,8% é favorável, enquanto Kassab enconta situação praticamente inversa: 45,5% dos textos favorecem o candidato do DEM e 9,1% não o favorecem, como mostra o gráfico abaixo.


LEIA TAMBÉM
http://midiaclipping.blogspot.com/2008/06/partidos-conservadores-de-direita-e-de.html
http://midiaclipping.blogspot.com/2008/06/direita-default.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…