Rápidas da semana (18 a 24/05/08)

REDETV! COM CORRESPONDENTES INTERNACIONAIS
Na segunda-feira (19/05) o Portal Imprensa publicou que a RedeTV! passou a ter, a partir da data, os jornalistas Daniel Fabris e Franz Vaceck como correspondentes internacionais em Nova York e Paris, respectivamente.
Provavelmente a RedeTV! acha que seu jornalismo nacional é bom e, por isso, quer também ter correspondentes internacionais pra reforçar ainda mais o conteúdo de seus telejornais. Ou então simplesmente acha que é chique ter correspondentes internacionais, que todo mundo tem e que eles não podem ficar de fora - afinal, são "a rede de TV que mais cresce no Brasil"!
Qual a hipótese mais provável?

COMO É POLÊMICO O QUE A GLOBO QUER QUE SEJA POLÊMICO
O desnecessariamente polêmico beijo gay da novela da Globo (que tem uma repercussão muito mais plantada que real, diga-se de passagem) está sendo gravado a sete chaves, ainda que amplamente divulgado (inclusive no jornal O Globo). E por que não ter a mesma "polêmica" na Record?
Terça, 20/05, saiu no Blue Bus que a Record poderia exibir seu Ctrl+V antes mesmo de existir o Ctrl+C: "Caminhos do Coração" poderia ter cena semelhante.
Tiago Santiago, autor da novela da Record, desmentiu três dias depois, segundo a coluna Zapping, dizendo que a informação teria sido criada pelo autor da Globo para pressionar a direção da emissora a aceitar sua tão polêmica cena.
Se o beijo acontecesse primeiro na Record seria um primeiro passo importante, fugindo da simples cópia para a provocação - ainda que tivesse precisado surgir comentário sobre o assunto na novela da Globo primeiro para a emissora do bispo poder pensar no assunto. Mas já seria um passo!

TV BRASIL QUER NOVO CANAL PARA SÃO PAULO
E a EBC pediu para a Anatel, segundo a coluna do Daniel Castro do dia 21 na Folha de São Paulo, estudos para analisar a possibilidade da TV Brasil ocupar um canal mais baixo na Grande São Paulo, pois consideram os canais atualmente reservados muito longes das demais emissoras.
Pedido semelhante foi feito pela TV Bandeirantes de São Paulo nos anos 70, que achava o 13 muito longe nas redes importantes - a idéia era ocupar o canal 9, fora do ar desde o fechamento da TV Excelsior, em 1970.
O argumento da Band até tinha sentido na época, mas perdeu tão rápido!
A TV Brasil podia se preocupar em iniciar logo as transmissões em São Paulo e não arrumar uma coisa que pode atrasar ainda mais a sua estréia, que já foi tantas vezes adiada!

GLOBO NEWS COM NOVAS VINHETAS...
A partir de hoje a Globo News passa a usar novas vinhetas interprogramas, conforme informado pelo Blue Bus também no dia 21. As novas vinhetas são divididas em dois tipos: algumas com seqüências de imagens urbanas para as chamadas de "A Seguir" e "Ainda Hoje" e outras com paisagens naturais para a volta dos intervalos (foto).

Qualquer novidade visual para a Globo News é bem-vinda. A identidade visual do canal ainda é muito mais fraca que a de qualquer concorrente.

...COM AUDIÊNCIA...
A coluna do Daniel Castro da segunda-feira informou que a Globo News teve crescimento de audiência de 25% em abril.

...E COM FURO FURADO
Nesta terça-feira o canal pago noticiou um incêndio na região do aeroporto de Congonhas como queda de avião, sem que a informação fosse apurada. Imediatamente, sites como UOL, Terra e Último Segundo repetiram a notícia (veja no Portal Imprensa print screens das páginas). A Record News também copiou, mas usando a expressão "suspeita de queda de avião", bem mais responsável.
A Globo News se justificou, conforme comunicado disponível na Folha Online.

A CNN DA UNIVERSAL
Não sei se a idéia é de ter mais uma TV all news, mas a coluna da Mônica Bergamo na Folha de hoje de hoje diz que Edir Macedo iniciou um projeto para montar uma TV com sede em Miami que deve começar a operar no início de 2010. A nova emissora, que deverá ser disponibilizada via satélite para o mundo todo é, de acordo com a colunista, "uma espécie de CNN em português".
Que Deus ajude!

EX-SCALLA SERÁ RÁDIO MIT, SEGUNDO LEITOR DA MAGALY PRADO
E o leitor Ricardo Antonio, do blog da Magaly Prado, anunciou que a ex-Scalla FM definiu o patrocinador que dará nome à emissora. Será a Mitsubishi do Brasil, ficando o nome como Rádio MIT. O leitor explica o perfil da nova rádio: "Esportes Radicais e modalidades que não tem vez nas outras emissoras estarão na Mit, vela, rally, bike, skate, etc. A trilha sonora será mais moderninha, acompanhando esse tipo de público jovem e que tem renda!"
Será esse o "novo jeito de fazer rádio"?

ÚLTIMA SOBRE A SCALLA (E SOBRE O BLOG)
O MidiaClipping tem como proposta selecionar notícias sobre rádio e TV de várias fontes e comentar sobre elas, mas no caso da Scalla saiu na frente de site de "hard news" sobre rádio. Só hoje o Tudo Rádio.com publicou nota informando que a ex-Rede CBS "voltou todas as suas atenções para a região metropolitana de Campinas", conforme publicado aqui em 11/05.

Comentários

Postagens mais visitadas