Pantanal no SBT

E parece que a próxima novidade do SBT será a reprise da novela Pantanal, o maior sucesso da Rede Manchete, apresentada pela primeira vez em 1990.
A notícia foi destaque nesta quinta em reportagens de alguns dos mais conhecidos jornalistas de televisão, todos comentando sobre o imbróglio jurídico que a exibição da novela pode (ou não) acarretar.
Flávio Ricco antecipou em sua coluna “Canal 1” (disponível em vários jornais e no site Tele História) que o SBT pode ser impossibilitado de exibir a reprise da novela porque a Globo adquiriu os direitos do texto diretamente de Benedito Ruy Barbosa, autor da trama. Cristina Padiglione acrescentou no Estadão que, além da questão da propriedade do texto ser da Globo, o produto pertence a massa falida da TV Manchete Ltda., ao contrário das novelas da Manchete reprisadas por outras emissoras (“Xica da Silva”, no SBT, e “Mandacaru”, na Band), ambas produzidas sob o selo Bloch Som & Imagem - empresa criada pela Bloch em 1995 para impedir que as produções da Rede Manchete com maior potencial de venda corressem o risco de ser embargadas por algum credor da emissora e que, até onde eu sei, não faliu oficialmente.
O rolo judicial, que poderia render outro post quilométrico como o abaixo, foi explicado hoje pelo colunista do UOL, Ricardo Feltrin, em texto que reproduzo abaixo:

(...)
A decisão do SBT mobilizou não só a Globo, mas também advogados de atores globais que integraram a produção original da novela. Querem impedir a reexibição. O jurídico do SBT já preparou sua defesa com cópias de favoráveis precedentes judiciais (inclusive em vários casos sobre a massa falida da Manchete).

Por meio da CGCom a Rede Globo declara ser proprietária de "Pantanal", não só do texto, mas também das imagens. A TV Globo afirma ter comprado a obra diretamente do autor. No entanto, até o momento a Justiça considerou "Pantanal" um "ativo" da massa falida da Manchete. Tanto que foi a leilão no Estado.

Silvio Santos comprou a novela de um empresário (até agora anônimo) que, por sua vez, adquiriu a obra, com as fitas, em um leilão judicial realizado cerca de cinco anos atrás. O leilão foi realizado sob as barbas da Globo (e SBT, aliás).

Essa é a defesa do SBT: o leilão ocorreu sob a égide da Justiça e o dinheiro do arremate já foi usado no pagamento de dívidas trabalhistas da massa falida da TV Manchete. Caso encerrado.

Mesmo assim, Globo e alguns de seus atores não querem deixar a briga: alegam que a Globo é dona do texto de "Pantanal", que lhe foi vendido por Benedito Ruy Barbosa, por isso o SBT não poderia exibir a novela. Já os atores tentam impedir a exibição de suas imagens.

Não terão sucesso, de acordo com o que a Justiça vem reconhecendo há mais de uma década, inclusive em outras pendengas do caso Manchete: quem comprou patrimônio em leilão de massa falida tem direito total à propriedade. Faz o que quiser dela. O empresário que comprou os direitos da novela legalmente, também os vendeu legalmente a Silvio Santos.

Se cobrado em direitos de imagem, trilha e conexos, o SBT vai oferecer pagar o devido aos reclamantes. Se necessário, em juízo. E exibirá "Pantanal" enquanto o processo corre.

O site do SBT já vem lançando mensagens com a pergunta: "Qual novela você queria ver de novo?" Na lista há, inclusive, novelas que são exclusivas e eternas da Globo. Na verdade não é uma enquete, mas uma campanha publicitária: não por acaso, "Pantanal" é a novela que "lidera" a inexistente enquete.


“OS FILHOS DOS FILHOS DOS FILHOS DOS NOSSOS FILHOS VERÃO”
Pantanal foi um fenômeno indiscutível. Além do texto envolvente e das boas atuações, fez o que a Record até agora não conseguiu: ter mais audiência que a Globo com um produto diferenciado e de qualidade, dentro do gênero em que a Globo tem mais know how.
Benedito Ruy Barbosa escreveu a história para a Globo nos anos 80 e a produção foi engavetada porque o projeto previa a gravação da novela no pantanal, contrariando a estética engessada do tal “Padrão Globo de Qualidade”. Na época foi até sugerido ao autor que a história fosse ambientada em uma fazenda paulista ou carioca para facilitar a produção.
Quando Jayme Monjardim foi contratado pela Manchete chamou Benedito Ruy Barbosa para levar seu projeto à concorrente. Lá, ganhou ares de superprodução, com um cuidado cinematográfico com a fotografia e a trilha. Em reportagem de capa da revista Veja em 1990, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor geral da Globo, disse que a novela “trouxe uma paisagem nova e atraente para a televisão” com “uma maior ousadia no tratamento dado às cenas de sexo, sem ultrapassar os limites do bom gosto”.
É certo que o sucesso de Pantanal em 1990 não vai se repetir, mesmo porque a novela já foi reprisada mais de uma vez, entre 1991 e 1999. Mas vai ser interessante rever na TV de Silvio Santos a Juma Marruá, os tuiuiús e sucuris do auge da Manchete!

Só espero que não destruam a trilha sonora e abertura, como fizeram em “Xica da Silva”.

Capa da revista Veja de 09/05/1990 e quadro publicado na revista da mesma semana com números de audiência medidos pelo IBOPE durante a semana de aniversário de 25 anos da Rede Globo.
Clique nas imagens para ampliar.


SAIBA MAIS
http://www.telehistoria.com.br/thnews/colunas_integra.asp?id=1957
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080529/not_imp179989,0.php
http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2008/05/29/ult2548u522.jhtm
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/090703/capa_090590.html

Comentários

Postagens mais visitadas