O milagre da multiplicação de frequências

Há quase um mês, a Igreja Deus é Amor deixou o canal FM que alugava da Rede CBS/Mundial na Grande São Paulo (97,3 MHz). Os donos do espaço decidiram repetir em FM a Rádio Tupi AM, que passou a se chamar Super Rádio Tupi.

Com a perda da emissora, as pregações seriam ouvidas em São Paulo oficialmente "apenas" em 91,9 FM (antiga Litoral FM, sintonizada na região do ABC e na zona sul de São Paulo) e em AM nas frequências 560, 1260 e 1300 kHz.

Mas, de lá pra cá, brotaram no dial FM de São Paulo mais duas emissoras vinculadas à Deus é Amor: 99,7 e 103,5 MHz, somando quatro frequências FM da igreja na região - à relação de frequências oficiais, já era somada uma 91,7 FM, comentada aqui em maio.

A 99,7 FM surgiu logo depois da estreia da Super Rádio Tupi em FM e é a mais potente das quatro. Seu sinal é sintonizado desde o extremo leste de São Paulo e chega bem até o centro da cidade; a mais recente, 103,5 MHz, surgiu no dial esta semana, atrapalhando o sinal da Cultura FM (103,3 MHz) e com sinal local no centro e zona norte.

A 91,7 FM, que tinha "sinal impecável" e "som local perfeito" na zona leste em maio, está com potência reduzida, mas ainda é sintonizada em alguns pontos da zona norte.

No site da Anatel, não aparece nenhuma outorga para as frequências em cidades da Grande São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Um exemplo de rádio ilegal que deve ser fechada (23/04/2009)

Comentários

  1. Se a Anatel fosse organizada, deixava a FM para músicas e algumas (emissoras de) noticias e a AM para pregações, religiões e blá,blás.

    ResponderExcluir
  2. Eu também já havia sintonizado estas duas frequencias da Deus é Amor (99,7 e 103,5) na zona leste onde moro, em vários pontos. Sabendo que a Anatel não pune como deveria, fica fácil criar rádios a torto e a direito.
    Parabéns pela matéria Anderson Diniz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas