Pular para o conteúdo principal

Litoral FM volta à Baixada Santista em espaço de rádio comunitária

Fora do ar desde maio, quando foi substituída em 91,9 pela igreja Deus é Amor, a Litoral FM de São Vicente/SP (agora identificada como "Litoral Jazz") está de volta ao dial, em 92,5 FM. A emissora divulgou a nova frequência no último dia 11 em sua página no Facebook.

No sistema de comentários do post "Scalla FM é sintonizada na Baixada Santista", que reúne um pessoal participativo e ligado nas novidades do dial FM da região, há registros de ouvintes que até estão conseguindo sintonizar a Litoral nos 92,5 MHz, mas sempre com muita dificuldade e interferências.

Na quarta-feira, 26, o leitor Durval Santos afirmou ter recebido e-mail do coordenador artístico da Litoral Jazz informando que a programação estava de volta devido a um "convenio cultural com a emissora da Sociedade Cultural Desportiva Vicentina".

A Sociedade Cultural Despotiva Vicentina é a entidade autorizada a explorar o serviço de radiodifusão comunitária na cidade de São Vicente, conforme consulta ao Siscom da Anatel. Isso explica a dificuldade de sintonia, já que as rádios comunitárias são obrigadas a transmitir com potência reduzida em comparação com as comerciais.

Quanto às interferências, a resposta também está no Siscom: a frequência é a mesma das comunitárias autorizadas de Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Praia Grande e Santos.

Assim como a 98 FM - A Rádio Rock, a Litoral Jazz é vinculada à Mussi Comunicações.

Comentários

  1. aqui em santos a litoral jazz não pega, tem outra rádio na mesma frequencia.

    ResponderExcluir
  2. Essa radio não pega em lugar nenhum aqui em são vicente!!!! E quando pega existem mais duas radios na mesma frequencia (92,5)! Que humilhação a litoral está enfrentando!!!!! Do topo da Serra atingindo a maior metrópole do País e agora no fundo do poço de uma radio comunitária!

    ResponderExcluir
  3. si eu não me engano tem rádios comunirárias que são autorizadas apenas para transmitir para o proprio bairro, esse deve ser o motivo da litoral fm, não esta pegando em santos e são vicente.

    ResponderExcluir
  4. Até aonde eu sei, uma radio comunitária tem que ter programação diferenciada de uma radio comercial. O estilo da Litoral, apesar de ser do nosso gosto pessoal não tem nada a ver com radio comunitaria. Não sei como a Anatel deixa passar isso. Por isso é que a potencia dessas radios são pequenas, é para atingir apenas o bairro de onde transmite. A que ponto chegou a nossa radio !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e seu imbecil musica parab sao vicente tem que ser funk ne?

      Excluir
  5. Tô salva!!!
    Pelo menos essa rádio dá pra ouvir - o dial tá um lixo, meu ouvido não é penico - então vamu de Litoral Jazz messsmo que tá muito bommm...
    Evinha

    Não tão anônima assim...

    ResponderExcluir
  6. isso é simplesmente ILEGAL !!! #Vergonha

    ResponderExcluir
  7. Estou contente em poder sintonizar a LitoralJazz,pela qualidade musical impar!!!
    Um abraço ao amigo Mussi!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou de São paulo mas vou contantemente ao litoral quando estou descendo a serra já sintonizo a litoral fm em 91,9 mas qdo fui sintonizar que descepção a minha saber que uma radio de qualidade impar não estar mas no ar foi triste, uma pena mesmo, qdo se ouve musicas de qualidade e de uma hora para outra acaba é ruim, pelo que vejo estão nivelando tudo por baixa uma pena.

    ResponderExcluir
  9. Estive na virada de ano no litoral e zapiando achei a litoral jazz, mas so no apto. quando peguei o carro entrou pagode, musica gospel, oração para libertação...que pena...a litoral Fm era sensacional...fui até visitar a radio no tempo da Sonynha.....caros amigos da emissora...nao deixem que outros se apoderem ........92,5 não tem como pegar......abraços e feliz 2012

    ResponderExcluir
  10. mussi porco gordo viado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como é facil ter peito de ofender alguém se denominando anônimo. Acho que vc deve ser covarde desde a época da escola...e cresceu e continuou cagão e covarde Anônimo...em tempo...foi a sua mulher que quis me dar...eu não cantei ela..Claudio Mussi

      Excluir
  11. MOISÉS SANTOS QUE BALAIO DE GATO, QUE ME DESCULPE AS AUTORIDADES COMPETENTES,ISTO

    ResponderExcluir
  12. QUANDO PERCEBI QUE ESTA MARAVILHOSA RÁDIO TINHA RETORNADO FIQUEI MUITO CONTENTE, POIS SOU DA ÉPOCA DAS GRANDES ORQUESTRAS E GRANDES CANTORES, E ATUALMENTE RARIDADE É TER RÁDIO COM ESSE ESTILO MUSICAL O QUE TEMOS QUE OUVIR É LIXO, LIXO, LIXO QUE NOS ENFIAM OUVIDO ADENTRO INFLUENCIADO PELAS EMISSORAS DE TELEVISÃO TAMBÉM. ESTIVE SEMPRE CONECTADO AO PROGRAMA DO CÁSSIO LARANJA NA ÉPOCA PELO MOTIVO DE SER UM FACILITADOR DE RÍTIMOS, E GOSTO DE SEMPRE RENOVAR MEU REPERTÓRIO E SEMPRE OBTIVE NOME DE MUSICAS PARA COMPLEMENTAR MEU ACERVO. PARABÉNS E MUITO SUSSESSO PARA NÓS. E ESTOU LIGADO NESSE MOMENTO 22/12/2012 AS 23:08 SÓ FILÉ DE SOM.

    ResponderExcluir
  13. parabens pra vcs.programação da radio está SIMPLESMENTE maravilhosa. como é bom ouvir musicas de bom gosto,faz um bem pra nossa alma.estou ouvindo a tarde toda. parabens ao programador. gente tudo que eu queria ouvir e não sabia onde. santos,28.02.13. dantas.

    ResponderExcluir
  14. Hj consegui aqui na praia grande, ouvir a Litoral, programação de primeira.
    Tomara que ela tenha voltado mesmo.

    ResponderExcluir
  15. a boa está de volta finalmente

    ResponderExcluir
  16. Prazer inigualável em ouvir esta radio.
    Lamento muito a falta de potência, porém até com chiado ela é ótima.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela programação, dá prazer em ouvir, muito bom mesmo !!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que a Litoral Jazz devia de fazer uma Web Rádio que não precisa de transmissor não precisa de liberação da ANATEL de ninguém basta fazer um lindo site com as programações diferenciadas e pronto,ai vão me perguntar sai caro fazer um site desse kkkk sai nada me paga 200 reiais que faço agora só que o proprietário tem que pagar a hospedagem e o domínio de resto o programador web faz na boa com todo o suporte e outra a LITORAL FM é do lado da minha casa aqui em SÂO VICENTE na Capitão Mór Aguiar vlwww....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…