A nova cara da Rede CNT

Nesta semana, a CNT apresentou sua nova identidade visual, depois de dez anos sem nenhuma alteração significativa. Apesar da mudança envolver logotipo, chamadas, vinhetas e site, a grande novidade é a criação de uma unidade entre todos os elementos, coisa que não existia até então.

As novas vinhetas e chamadas abusam dos tons claros de cinza, destacando o verde e amarelo do símbolo e deixando o conjunto mais limpo e moderno. O predomínio dos tons neutros também foi mantido nas chamadas, que tiveram o início e o final padronizados. Ficou bem melhor do que era!


Chamada do programa "No Pique" dentro dos novos padrões

Na maioria das chamadas disponibilizadas no site, o canal é identificado como "Rede CNT", e não mais como "CNT". Mesmo assim, não dá para dizer que este seja um novo padrão, pois também existem anúncios que não mencionam o "Rede".

O site também está diferente, mas continua tão simples que ultrapassa os limites do estilo para ser simplesmente vazio. Focando na forma, dá para dizer que o contraste entre a tipologia serifada no texto escrito (estilo Times New Roman) e as fontes usadas nos demais elementos deixa as páginas com aspecto amador. Mas é impossível não citar a foto do primeiro link da seção "CNT NOTÍCIAS.web", que demonstra que o mau gosto e amadorismo - no sentido pejorativo - não ficaram só na forma:

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Independente da visão política, é extremamente grosseiro ilustrar a nota com uma foto desse tipo - que ainda foi salva como "dilmadandodedo.jpg", como lembrou o Micael Silva no Twitter. Uma "licença poética" digna do finado Alborghetti!

O logotipo também mudou, como Micael "resumiu" no seu Ionosfera da Mídia:

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A semelhança não é novidade, mas foi acentuada com as sutis alterações que a marca sofreu:

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Apesar dos pesares, as mudanças foram positivas. Em termos de programação, ainda falta muito para a CNT chegar ao seu patamar dos anos 90 - e mais ainda para chegar ao que pretendia ser em 1993. Sei que o visual mais cuidadoso não sinaliza, necessariamente, o primeiro passo para um maior cuidado com outras áreas, como a artística. Mas é um avanço e vale o post!

Por enquanto, já ficaria contente se o padrão Alborghetti de jornalismo descansasse em paz, como o lendário apresentador. O resto pode esperar mais um pouco.

Comentários

  1. Ri muito. Boa análise! Saca de tipologia assim, paulista?

    É só investirem em um designer ou agência por trás que tuuuudo melhora. RBS + Band, principalmente soou bem BRASIL. Já no ritmo da Copa?rs

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