Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março, 2009

Rápidas da Semana no Twitter (22/03 a 28/03/09)

SEGUNDA (23/03)
Brasileiros gastam 82 horas por semana utilizando mídias, segundo o Propmark. Mas tem gente que gasta mais!
A TV continua sendo a "rainha do lar" (os anúncios nela são considerados os mais influentes por 75% dos pesquisados). E em segundo lugar, quem diria, as revistas.
Eu disse que "o missionário R. R. Soares está nas madrugadas do SBT em Campo Grande/MS", mas o negócio é mais "sério". A manchete do Portal Imprensa é "Igreja administrada pelo bispo R.R Soares arrenda afiliada no SBT em MS"; outros sites confirmaram essa informação.
O jornal Agora lançou sua versão online. AdNews

TERÇA (24/03)
Lula está na capa da Newsweek. No Meio&Mensagem tem nota sobre isso, mas a entrevista completa está disponível no site da revista.
Lalo Leal fala na Carta Maior sobre a Conferência Nacional de Comunicação.
São Paulo pode ter edital de animação adulta. Tela Viva
Nunca tenho certeza se "adulto" quer dizer pornô. "Bem adulto" de…

Mais um esforço da Globo contra a Internet

Mais uma vez, a Globo arrumou "especialistas" para dizer que a Internet é um perigo! A última foi no "Bom Dia Brasil" desta segunda-feira (23/03).

Veja o texto de Luiz Carlos Azenha, que viu a "reportagem" e colocou o vídeo no seu Vi o Mundo:

Depois de uma reportagem sobre a internet, em que "cientistas" e "especialistas" quatrocentões dizem que as amizades na internet são falsas, Renato Machado prevê: a rede vai acabar com o mundo. Ou pelo menos "parece que já há um estudo".
Veja a matéria completa, que inclui o comentário de Renato Machado:


Outro dia, alertaram sobre os perigos da Internet no "Domingão do Faustão" (comentei aqui). Agora é a vez do "Bom Dia Brasil". Estão atacando por todos os lados!

A Internet está acabando com o mundo... Com aquele mundo onde a informação era controlada por meia dúzia de famílias.

Não tem como não mencionar o artigo do Laurindo Leal Filho publicado no último sábado na Carta M…

Laser FM é a 5ª rádio com maior índice de audiência do Brasil

Não é implicância, é percepção seletiva. Desde quando ouvi a Laser FM de Mogi das Cruzes pedindo para os ouvintes não discriminarem "o pobre, o fraco, o feio e o idiota" comecei a prestar mais atenção na rádio e a lembrar mais dela. E comecei a prestar mais atenção nas notícias sobre ela.

Hoje li no Tudo Rádio.com que as duas rádios do grupo ganharam novos sites. Entrei, e acabei numa página de anúncios, onde dois deles informavam não só a liderança da Laser, mas também que ela é "a 5ª rádio com maior índice de audiência do Brasil". Isso não quer dizer que ela seja a 5ª mais ouvida, mas significa que seu índice de audiência na região deve ser bem alto!

Veja os dois anúncios:



Mas parece que a coisa não é bem assim. Ainda no Tudo Rádio.com, achei um texto sobre a pesquisa de audiência em Campinas, de fevereiro desse ano, e vi que nem todas as emissoras com concessão de Campinas assinaram a pesquisa do IBOPE e que nenhuma emissora com concessão de outra cidade assinou - …

Ouvintes da SulAmérica Trânsito organizam encontro

Recebi por e-mail há alguns dias:

No próximo dia 27/03/09, será realizado o 3º Encontro de Ouvintes e Profissionais da Rádio SulAmérica Trânsito.

O evento é organizado pelos ouvintes que participam da primeira comunidade da Rádio SulAmérica Trânsito no site de relacionamentos Orkut, que foi criada no dia 12 de fevereiro de 2007, no mesmo dia da inauguração da emissora.

Nas outras edições, foi dado destaque por vários veículos de comunicação pelo fato dos ouvintes organizarem um evento de uma rádio e conseguir reunir os profissionais que trabalham na emissora de forma direta ou indiretamente.

Para maiores informações, convido a entrar na nossa comunidade.


A sugestão foi passada pelo coordenador do encontro, Rodrigo Oliveira. Na comunidade do Orkut ele diz que que haverá uma área reservada no bar para os ouvintes da rádio.

É nessa sexta, no Lucena Bar (Av. Ermano Marchetti, 1058 - Lapa).

Acho legal essa proximidade entre os ouvintes e os profissionais da SulAmérica Trânsito. Um amigo meu, que …

Bárbara e rádio Paulista

Vou repetir aqui um post de ontem do Rodney Brocanelli no Rádio Base sobre a Rádio Paulista (AM 560 KHz - São Paulo), baseado numa conversa que a gente teve pelo Twitter. Tem algumas coisas que eu quero falar sobre a rádio e sobre a Bárbara, da rádio Atual, quando ainda operava nos 1370 KHz:

Nesse sábado eu estava conversando via Twitter com o considerado Anderson Diniz Bernardo. Ele me perguntou se eu lembrava de uma apresentadora da extinta Rádio Atual chamada Bárbara, que entre os anos de 1993 e 1994 comandava o horário entre meia-noite e 04h. Respondi que não. Contudo, uma série de twittadas anteriores por parte dele me chamaram a atenção: falava da Rádio Paulista, que opera aqui em São Paulo nos 560Khz.

José Maria Marin é um nome conhecido da política e do futebol de São Paulo. Ele foi vice-governador de São Paulo, na gestão de Paulo Maluf (que começou em 1978). Assumiu o cargo de governador quando Maluf se licenciou para concorrer a uma cadeira a deputado federal nas eleições de 1…

De cara nova

Dei uma "recauchutada" no blog nesse final de semana. A ideia era deixar a página com aspecto mais leve, além de trocar a faixa que ficava embaixo do logotipo. A imagem anterior ficava mal alinhada para quem tinha monitor com resolução superior a 1024 x 768 pixels - no Firefox não ficava boa nem em 1024 x 768 -, sem contar que era um desenho que foi feito sem muito cuidado, quando o blog foi criado, e que eu achava que não tinha muito a ver com o conteúdo.

Além dessa faixa, mudaram a disposição e o tamanho do logotipo e saíram as linhas que contornavam as imagens. O menu lateral, que tinha sido alterado no mês passado, também perdeu as linhas de contorno.

Para quem nunca tinha visto o blog ou não repara nessas coisas, deixo um print screen do layout anterior. Para ver com mais detalhes, é só clicar na imagem.


Aproveitei a mudança para redefinir os critérios da busca personalizada. Agora a pesquisa é restrita ao conteúdo postado aqui e não abre em uma nova janela. O layout també…

Record x Folha

A Rede Record e o jornal Folha de S. Paulo estão, há pouco mais de uma semana, em "guerra". A emissora veiculou no dia 17/03 uma reportagem de mais de sete minutos atacando o jornal, que respondeu aos ataques, dando início a um "bate-boca" via reportagens e editoriais.

A briga começou no dia 13, quando o jornalista Daniel Castro publicou em sua coluna que a audiência da Record News era abaixo do esperado. Segue o texto original:

Traço no Ibope, Record News empaca vendas

Lançada em setembro de 2007 com a presença do presidente Lula e ameaçando quebrar o "monopólio" da Globo, a Record News ainda não saiu do traço no Ibope. O mau desempenho do canal de notícias, que estaria dando prejuízo a Edir Macedo, frustrou expectativas.

Na época, Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record, afirmou que a meta era faturar R$ 100 milhões no primeiro ano. Zagari afirma agora que o canal faturou R$ 48 milhões em 2008, mas analistas do mercado duvidam.

Em seu melhor mês, …

Rápidas da Semana no Twitter (15/03 a 21/03/09)

SEGUNDA (16/03)
Já foi criado um conversor para TV digital com interatividade! Tela Viva
"Saiu O Dia nem tabloide nem berliner" (manchete no Blue Bus)
O site também mudou: http://www.odia.com.br/
A diferença entre rádios na Internet e canais de áudio na Internet. Rádio Agência

TERÇA (17/03)
O SBT encerrou a parceria com a Paramount, passando a exibir só conteúdo da Warner. Portal Imprensa
E a Globo vai parar de produzir para o SporTV. Descobriram que o custo do canal é maior na Globo que na Globosat. Blue Bus
E a pior do dia: quem dá as "notícias" na BandNews FM de Curitiba é... Silas Malafaia! O pastor arrendou o horário das 06h às 07h. Tudo Rádio.com
P.S.: Teria sido a pior da semana, se fosse verdade. No dia seguinte, o mesmo site desmentiu a notícia e informou que os ouvintes da BandNews FM ficaram com o pastor porque o áudio da TV Band vazou nos 96.3 MHz.
O Rodney Brocanelli disse que "esses vazamentos bizaros são comuns nas rádios do Grupo Bandeirantes". Onte…

Rádios paulistanas fazem "dança das cadeiras" com RDS

Tenho uma dúvida com relação ao uso do RDS (Radio Data System) nas emissoras. Não é a primeira vez que reparo em FMs que exibiam mensagens na tela e que deixaram de exibir, e vice-versa.

Por exemplo: a Expressão FM exibia, ficou um bom tempo sem exibir, e agora voltou. Os aparelhos com o recurso mostram o nome da rádio, frequência e telefone. A mesma coisa aconteceu na repetidora em FM da Bandeirantes; quem ouve os 90.9 MHz pode ler o nome e o slogam da rádio.

Ao mesmo tempo, duas emissoras pararam de exibir mensagens na tela: a a SulAmérica Trânsito e a Metropolitana. Na SulAmérica, os receptores com RDS continuam acusando a disponibilidade do recurso; na Metropolitana, não - até outro dia quem sintonizava os 98.5 MHz sabia o nome da música que estava tocando.

O que impede uma emissora de usar o RDS? Será que existe algum custo para as rádios ativarem o sistema? Por que os canais da CBS acusam a disponibilidade do RDS, mas não exibem mensagens (com exceção da Kiss FM, que passou a mostr…

Laser FM pede para ouvinte não discriminar os idiotas

A Laser FM de Mogi das Cruzes (88.5 MHz) é uma "versão" na Grande São Paulo da Laser FM de Campinas, emissora que pertence ao grupo que também é dono da rádio Cidade e, até pouco tempo, da Mix FM na região. Começou a operar na Grande São Paulo em 2006, mas nunca estreou uma programação: pulou do caráter experimental para um arrendamento à igreja Paz e Vida, quando recebeu o nome de Feliz FM. Em setembro do ano passado voltou a usar o nome Laser, transmitindo um vitrolão de música sertaneja, intercalado por pequenas mensagens de prestação de serviços (dicas de alimentação, algumas notícias etc.).

Utiliza o mesmo slogam da irmã campineira ("A rádio da Cidade"), apesar de ter algumas vinhetas que anunciam a frequência em Mogi das Cruzes. Tenta há algum tempo mudar de classe para, provavelmente, direcionar sua programação para São Paulo, como fazem as conterrâneas Transcontinental e SulAmérica Trânsito - e para, quem sabe, passar a usar o nome de Cidade, seguindo a plás…

São Paulo parou e a TV continuou...

Hoje li no blog do José Armando Vanucci que "mesmo num dia em que São Paulo parou e ficou alagada, a morte de Clodovil foi o principal assuntos dos jornais". Postei o link no Twitter, mas disse que "estava na rua praticamente o dia inteiro e, pelo menos na BandNews, só se falava da chuva"!

Não estou dizendo que a morte de Clodovil não repercutiu, muito menos que não foi anunciada no rádio, mas a prioridade das FMs all news no dia ficou com os transtornos causados pela chuva.

Quando o temporal começou eu estava na rua e sem guarda-chuva, perto do Parque Dom Pedro. Fiquei esperando a chuva passar num posto de gasolina na esquina da rua Frederico Alvarenga com a rua Alexandria por mais ou menos duas horas. A água foi subindo - chegou a invadir o posto -, a energia elétrica acabou e, quanto mais chovia, menos parecia que estava perto de parar! Naquele momento, pra mim, o destaque que as rádios deram pra isso foi bem mais útil do que seria o destaque a qualquer outro fato…

Folha destaca o "ter ou não ter" audiência da TV Cultura

A polêmica sobre a audiência levantada pelo secretário de relações institucionais do governo Serra, presidente do diretório municipal do PSDB e membro eletivo do Conselho da Fundação Padre Anchieta, o advogado José Henrique Reis Lobo (foto abaixo), foi abordada na Folha de S. Paulo desta terça. Confira o texto:

TV Cultura sob pressão
Secretário do governo Serra prega implosão do sistema de gestão da emissora e critica aparente desprezo pela audiência


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Secretário de Relações Institucionais do governador José Serra e presidente do PSDB paulistano, o advogado José Henrique Reis Lobo, 65, sacudiu o conselho curador da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura

Em carta enviada aos conselheiros (são 47), Lobo questionou a falta de preocupação com a baixa audiência da emissora e defendeu a implosão do próprio conselho, além da "profissionalização" da diretoria executiva, presidida por Paulo Markun. A Cultura tem média atual de só 1,4 ponto no Ibop…

Rede CBS - Com Brasil Sempre?

Estava ouvindo agora há pouco a Rádio Iguatemi AM, substituta popular da também popular Rádio Dacidade (1370 KHz - São Paulo/SP). Não tinha sintonizado a frequência depois da mudança e, no tédio da tarde de domingo, descobri que é possível ouvir online a nova programação no site da antiga Dacidade.

Programação musical popular ligada no "vitrolão" (talvez pelo dia e horário), e as mesmas vinhetas de antes, só com o nome da emissora trocada. Até aí, nada surpreendente.

Nada surpreendente até a identificação. O final da vinheta trazia o texto: "emissoras vinculadas à Rede CBS - Com Brasil sempre". Com Brasil sempre?

Sei que não seria nada estranho a Rede CBS virar Rede Mundial e depois voltar a ser Rede CBS - aliás, nada seria estranho na Rede CBS, inclusive se resolvessem mudar o nome para algo como "Sistema Tupi de Comunicação" ou "Rede Tupi de Rádio e TV", aproveitando a mudança do nome da sua TV Mundial para Tupi TV - mas será que voltaram a ser C…

Rápidas da Semana no Twitter (08/03 a 14/03/09)

DOMINGO (08/03)
O novo CQC vai lembrar ainda mais o Ernesto Varela: Folha Online

SEGUNDA (09/03)
A Folha se retratou sobre a "ditabranda". Portal Imprensa
E Alberto Dines comentou. Observatório da Imprensa

TERÇA (10/03)
Pelo menos Folha e Estadão falaram da multiprogramação da Cultura como uma afronta ao ministério das Comunicações.
E não é! O ministro falou que a multiprogramação vai ser regularizada... e a multiprogramação da Cultura está em caráter experimental.
Claudio Manoel, do "Casseta e Planeta", alfineta o CQC. Pra mim isso é um atestado de decadência! Estadão
"Cercar os caras em Brasília já era. (...) Vamos deixar isso com o CQC, que acha que é inédito". E o que é inédito no "Casseta", mesmo?
Estudo mostra que comercial de TV é mais eficiente do que na mídia impressa e Internet (mesmo com controle remoto). Coletiva.net
Falando nisso, a TV vai ter anúncios personalizados! 500 mil casas nos EUA vão testar a tecnologia. Coletiva.net

QUARTA (11/03)
Pub…

Outro lado - ligando os pontos

O programa "Ver TV" que foi reproduzido no post anterior também tratou das mudanças causadas pela Internet no hábito de ver televisão. Falou sobre a decadência da programação linear (padrão implantado na TV Excelsior e mantido até os dias de hoje), sobre a "debandada da televisão aberta" do público mais jovem (que troca a TV pela Internet), que o crescimento de audiência da Internet é proporcional à queda da de audiência da TV por assinatura e, no último bloco, o diretor de conteúdo da Tela Viva, André Mermelstein, disse que "a indústria de televisão no mundo inteiro tem muito medo de que aconteça com ela o que aconteceu com a indústria do CD, [...] que praticamente acabou por causa da Internet".

Enquanto isso, na Globo o "Domingão do Faustão" exibia o quadro "Papo de Família", com o "psiquiatra renomadíssimo" Içame Tiba, sobre os malefícios da Internet. O perigo nos sites de relacionamento, a necessidade de restringir o tempo…

"Ver TV" debate o que esperar da TV aberta em 2009; veja aqui

O Ver TV debate quais são os planos para as emissoras neste ano. A grade de programação é quase a mesma há pelo menos 50 anos, com telejornais pela manhã, programas femininos, juvenis na parte da tarde, e novelas à noite, com um telejornal principal no meio. Onde está a ousadia dos programadores? Como as emissoras vão reagir à presença cada vez mais forte da internet nos lares brasileiros?

O programa, único a discutir a televisão na televisão, é normalmente muito bom para quem gosta de falar sobre TV, mas o debate dessa semana é especialmente interessante para qualquer telespectador.

A conclusão não surpreende: nesse ano as emissoras devem dar ainda mais preferência aos formatos já consagrados, tanto por causa da "ditadura da audiência" quanto pela crise financeira mundial. Uma consequência disso é a crescente compra de formatos prontos, como fez o SBT fez com seus novos "Esquadrão da Moda" e "10 anos + Jovem". Mas os convidados acreditam numa renovação de …

Luiz Carlos Azenha: "E os arquivos da Folha?"

Um Ctrl+C Ctrl+V necessário, do site de Luiz Carlos Azenha, o Vi o Mundo, que conheci há pouco tempo. Fica a indicação: viomundo.com.br, e esse texto repercutindo a "ditabranda" da Folha, bastante comentada por aí nos últimos dias:

E os arquivos da Folha?
por Luiz Carlos Azenha

O último jornal que eu assinava, o
Valor Econômico, vai dançar em breve. É ruim, com algumas exceções. Raro encontrar algo que valha a pena. Tem muito de "relações públicas" e pouco Jornalismo. Poucas matérias instigantes, das quais você se lembre no dia seguinte. Tal é o estágio do jornalismo brasileiro, vítima da arrogância dos patrões, conivência ou má qualidade dos profissionais -- frequentemente uma combinação dos dois -- e submissão a interesses políticos ou econômicos de certos grupos.

Pela internet recebo artigos. Um deles, de Janio de Freitas, faz críticas ao historiador Marco Antonio Villa, aquele que "reescreveu" a História da ditadura militar brasileira para se enquadrar na…

Rápidas da Semana no Twitter (01/03 a 07/03/09)

A partir de hoje vou repetir algumas das notícias da semana postadas no Twitter. É uma forma de falar resumidamente sobre fatos que só apareceram aqui na coluna ao lado - que é bem fácil de passar despercebida!


DOMINGO (01/03)
A Tribuna da Imprensa vai voltar! Portal Imprensa

SEGUNDA (02/03)
Pop, Hits, Pop, Hits (isso porque não é nem afiliada) Tudo Rádio.com

TERÇA (03/03)
Vai demorar cinco anos para que as pessoas "normais" usem o Twitter. Blue BusO novo logo da Sony Music, que matou de vez a BMG, no Meio&Mensagem. Significa alguma coisa ou é só uma mancha de tinta vermelha?Primeira vez que leio uma notícia sobre a Oi FM que não fala sobre a estreia dela em alguma cidade. Tudo Rádio.com

QUARTA (04/03)
A Classic Pan vai se chamar Classic Hits a partir do dia 15. Faz diferença? Tudo Rádio.comO Tele História voltou a ser atualizado normalmente. Repeti o texto sobre a NGT e a Rede Brasil, postado aqui em 18/02.

SEXTA (06/03)
O Dia vai virar tabloide (sem acento), mas um tabloide maio…

Sem substituição

Da coluna Tele Blog, de Edu César, na Tele História:

Muito tem se falado sobre o que será do "Casos de Família" agora que Regina Volpato se foi do SBT. Eu, particularmente, acho que o programa sem ela não existe. Nunca achei que um gênero como este, de discussões de conflitos familiares, desse certo com uma moça pautada pela delicadeza, amabilidade, sensibilidade e irresistível charme como a Regina. No entanto, deu certo, e como deu certo. Tão certo que o "Casos" é Regina e vice-versa. Querer mantê-lo com outras apresentadoras, como Christina Rocha, Olga Bongiovanni, Claudete Troiano e afins não terá resultado. Faltará algo. Faltará aquele sorriso lindo.
Não tem como discordar!

Record Sports?

Nessa semana me chamou a atenção um post do Blog da Francfort, que reproduzia um texto intitulado "O nascimento do Record Sports", do blog Blogaritmox.

Segue o techo que detalha a notícia:

A Rede Record acaba de dar mais um grande passo para se consolidar sua influência na tevê brasileira. Depois do Record News, canal só de notícias, já foi confirmada a criação do Record Sports, em que eles deverão dedicar 24 horas à cobertura de eventos esportivos e a notícias do tipo.

Com o Pan do México vindo aí, tanto quanto as Olimpíadas de Londres em 2012, fica muito claro que a Record já tem em mente o que fazer com o Record Sports, concorda? Até porque, sabemos que a mesma Record que condena tanto o monopólio da Globo, não quer dividir com nenhum canal aberto a transmissão nem dos jogos olímpicos nem do Pan. Mas, com a chegada do Record Sports, que também será transmitido de graça em tevê aberta, agora eu já sei que esses eventos terão uma cobertura completíssima, claro… Com um canal só…

Governo volta atrás e promete regularizar multiprogramação

Na semana passada o ministério das Comunicações anunciou a ideia absurda de proibir a multiprogramação nas frequências digitais das emissoras comerciais, como informou Daniel Castro em sua coluna da última sexta-feira (texto reproduzido e comentado aqui). Felizmente, parece que voltou atrás.

O ministro Hélio Costa afirmou, segundo reportagem do Jornal do Brasil de hoje, que a multiprogramação das TVs comerciais será regulamentada em 90 dias. O controle foi justificado porque "a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou em São Paulo transmissões digitais não autorizadas". Não sei se tem relação, mas saiu ontem, também na coluna do Daniel Castro, que o missionário R. R. Soares comprou do Grupo Abril o canal 30 paulistano, cuja classificação (TVA) permite até 11 horas por dia de transmissão em sinal aberto. O jornalista explicou que "o canal 30 não figura na lista oficial de canais digitais de SP. Mas, como canais TVA são juridicamente telecomunicação, e não…