Cenas raras sobre o rádio estarão em festival no RJ

Dica da Simone Magalhães, do blog Portal 80:

A força do rádio e sua relação com o cinema são o tema da edição 2009 do Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine), de 21 a 25 de setembro, no Rio de Janeiro. Com o tema "O Cinema nas Ondas do Rádio", o festival reunirá, na sede do Arquivo Nacional, cineastas, especialistas em audiovisual e profissionais do rádio do Brasil e do exterior.

Na abertura do festival serão exibidos o filme "O Ébrio" (Gilda de Abreu, 1946) e os curtas-metragens "O Cinema ligado no rádio", produzido pelo Arquivo Nacional, e "Mesmo se ela fosse criminosa", do francês Jean-Gabriel Periot. Além da mostra competitiva, de 22 a 24, o festival oferecerá ao público em geral palestras e debates que discutirão temas como a preservação de acervos de áudio, rádio do futuro e radioarte.

O evento será encerrado no dia 25 com homenagens a Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Roquette-Pinto, Mário Lago e as Cantoras do Rádio, com a entrega dos prêmios aos vencedores da mostra competitiva e com apresentação musical das Cantoras do Rádio Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas e Ellen de Lima. Os cinco dias do festival, que conta com parceria da UNESCO, apresentarão exposições montadas pelo Arquivo Nacional, pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pelo Institut National de l'Audiovisuel (França).

Fonte: UNESCO Brasil

Saiba mais no site do Recine

Comentários

Postagens mais visitadas