Confusões e distorções na cobertura de um golpe militar

O governo golpista de Honduras fechou, na última segunda-feira, uma emissora de rádio e uma de TV em Tegucigalpa. Estava lendo e vendo em alguns blogs e sites textos e vídeos sobre a cassação da concessão das emissoras, sobre a crise e sobre a forma como parte da imprensa brasileira têm se posicionado com relação ao golpe - e o "festival de distorções" que essa parte da imprensa traz de "brinde". Pensei em postar os links no Twitter, mas preferi organizar aqui, repetindo os vídeos que vi.

Todos os links desse post abrem páginas em novas abas ou janelas.

MidiaClipping
Soldados hondurenhos cercando prédio da rádio Globo, em Tegucigalpa. Foto de Henry Romero (Reuters), disponível no blog da Magaly Prado.

A CRISE

- No Conversa Afiada tem o áudio do momento em que a Rádio Globo de Honduras saiu do ar.

- Tem um resumo dos últimos acontecimentos, incluindo uma cronologia da crise, no blog da Magaly Prado. O material é do UOL Notícias, com colaboração da Agência Brasil, Agência Efe, Agência AFP e Folha Online.

O BRASIL E A IMPRENSA BRASILEIRA NA CRISE

- Uma explicação sobre a origem da crise, a atuação do Brasil e até sobre a cobertura da imprensa brasileira estão num artigo de Mauro Santayana no Jornal do Brasil de 23 de setembro. O texto foi reproduzido no Entrelinhas, blog do Editor Executivo do Observatório da Imprensa, Luiz Antonio Magalhães, e foi - merecidamente - classificado no Observatório como um "artigo-oásis".

- Uma análise mais aprofundada sobre a cobertura da mídia está, como de costume, no Observatório da Imprensa. O texto é de Maurício Caleiro.

- O foco da doutora em Direito Carol Promer é na diplomacia brasileira, em artigo disponível na Carta Maior. Algumas ações que outros países adotaram para reforçar o posicionamento contrário ao golpe também são expostas e comentadas.

DANDO NOMES AOS BOIS

- O blog Clipping do Tato traz dois vídeos disponíveis na Globo.com: no primeiro, Arnaldo Jabor comenta "a polêmica em Honduras". Veja o vídeo no player abaixo:


Alguém precisa avisar que, se a anuência da Igreja faz um golpe ser "democrático", então o Golpe de 64 também foi democrático e, por consequência, todo o regime militar brasileiro. A Igreja Católica apoiou todos os golpes militares da América Latina! É verdade que alguns setores da Igreja ligados à Teologia da Libertação foram contrários em todos os países, mas a posição do Vaticano sempre foi a mais conservadora e reacionária possível!

E alguém precisa explicar o que ele quis dizer com Lula no "olho do furacão do Caribe", logo depois de dizer que o mundo todo é favorável à "democracia de Chávez" - a expressão distorcida para defender o golpe. Jabor deu a entender que o presidente assumiu uma posição que vai prejudicá-lo, e o mundo inteiro é contrário ao golpe. Então Lula é a favor? E que história é essa de Chávez rindo à toa porque Lula sempre o apoiou e agora está no "olho do furacão"? Nem o próprio Jabor deve ter se convencido com essa história que inventou!

O segundo vídeo postado pelo blog esclarece a posição de Lula:


- A Globo não está sozinha (ou Jabor não está sozinho): a Folha de S. Paulo publicou um editorial apoiando os golpistas de Honduras. O Portal Vermelho reproduziu e comentou o texto.


P.S.: Tato Macedo, do Clipping do Tato, chamou Arnaldo Jabor de cineasta falido que virou cronista para não morrer de fome. Eu discordo. Jabor fez alguns filmes interessantes e escreve bem sobre outros assuntos. O problema é quando resolve falar de política. E o problema é que agora parece que ele só fala de política!

Comentários

  1. Ótimo post!

    Como disse o Jabor no governo de Chavez não há liberdade de imprensa, assim como no golpe de honduras onde rádio e TV foram tiradas do ar. Controverso o governo de honduras utlizar as mesmas técnicas de quem seria o seu adversário!

    E outra temos um governante que quis alterar a constituição para se reeleger através de referêndo a decidir pelo povo, se isso é "ditatura branca" como diz Jabor. Então Fernando Henrique Cardoso é o maior golpista militar de todos os tempos, pois alterou a constituição para se reeleger e fez um referêndo para consultar a opnião do povo. Autoritarísmo puro, segundo a lógica de Jabor!

    ResponderExcluir
  2. pelo visto este site apoia o chavismo na AL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas