Pular para o conteúdo principal

Rápidas da Semana no Twitter (20/09 a 26/09/09)

MidiaClipping
DOMINGO (20/09)
- Do Tela Viva: "Contrato com TV Alagoas é válido até 2012, diz SBT"
- E a briga entre Record e Globo não acabou. A Época publicou matéria sobre a IURD e o "Domingo Espetacular" rebateu. Fábio TV

TERÇA (22/09)
- Do Portal Imprensa: "Acervo fotográfico da Bloch Editores não recebe lances em leilão"
- Imperdível: uma viagem pela 97 FM, muito antes de ser Hot Nine Seven ou Energia, com Magaly Prado na USP FM (1990). Relíquia do Rádio Base em duas partes:
- Parte 1
- Parte 2
Apesar do programa ser sobre a 97 FM, cita Bandeirantes, Excelsior e Cidade - e, indiretamente, até a música de elevador paga da Imprensa!
Pena que só deve ter esse programa disponível. A série mostrou a história de todas as FMs da época. Queria muito ouvir sobre a Excelsior, Manchete, Bandeirantes, Cidade, Difusora, Metropolitana, Transamérica e Brasil 2000, pelo menos!
- Fabíola Reipert, Daniel Castro e Rosana Hermann no G1 da Record. São R$ 100 mil investidos só na infraestrutura e contratação da equipe. Veja a reportagem do meio&mensagem sobre o lançamento do R7.

QUINTA (24/09)
- Primeiramão lança jornal de notícias focado nos jovens. Pra mim, é um "Metro 2". meio&mensagem

SÁBADO (26/09)
- Enquanto o ministro das Comunicações praticamente anuncia a decisão em adotar o sistema europeu para transmissão de rádio digital, tem gente em Minas Gerais atropelando e colocando no ar rádio em IBOC. É a Cultura FM de Uberlândia, segundo o Tudo Rádio.com
- Do Comunique-se: "Marqueteiro de Obama confirma contrato com PT para eleição de 2010". Caramba, hein?
- No Portal Imprensa, deputado Dr. Rosinha (PT-PR) acredita que a Band está fazendo antijornalismo contra Lula e o MST. E está mesmo!
Sempre tento mandar SMS para a BandNews FM reclamando dos editoriais anti-MST, mas não consigo porque meu celular é Oi. Quase desisti de ouvir a volta do José Simão, na quinta-feira, porque antes veio um desses editoriais!
O deputado explica o que motivou a mobilização do Grupo Bandeirantes: a família Saad é dona de "16 fazendas com 4,5 mil hectares em São Paulo".
- Do blog Brasil, um País de Tolos, de Marcelo Delfino: "Depois da TV Alagoas, Igreja Mundial arrenda TV Piauí" (com informações da coluna Canal 1)

Siga o MidiaClipping no Twitter

Comentários

  1. Anderson,

    Venho acompanhando o crescimento da "Rede IMPD de Televisão", e isso vem me preocupando, vou fazer vestibular pra jornalismo nas proximas semanas.

    Numa rápida ánalise, a IMPD, tem uma estratégia clara: inflacionar o mercado, pagando às emissoras de TV, muitas vezes, o triplo do valor de mercado, á curto prazo, beneficia a IMPD e prejudica demais igrejas, porém a longo prazo, a IMPD pode sair perdendo, pois se o ritmo de arrecadação não crescer, a IMPD pode perder terreno, além do mais, cautela, é uma palavra que não existe no dicionário do Ap. Waldemiro Santiago, isso não se sabe como vai ser no futuro...

    Portanto, não posso arriscar uma previsão, pode ser que a Rede IMPD cresça muito ou mesmo pode ocorrer o inverso

    ResponderExcluir
  2. Será que a IMPD está dando o passo maior que a perna ou será que a arrecadação já dá e sobra pra financiar esse crescimento?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relembrando a Líder FM de São Paulo

Em janeiro deste ano, publiquei aqui e no Tele História um post sobre o curto período em que a Líder FM, emissora popular da Grande São Paulo de grande audiência nos anos 90, adotou o slogam "Cheia de Charme" e passou a se dedicar à Black Music. No final do post, pedia para quem tivesse mais informações sobre esse período enviasse comentários, para que todo mundo que lê o blog e a coluna do Tele História - inclusive eu - pudesse resgatar um pouco da história dessa simpática emissora que acabou caindo um pouco no esquecimento.

De lá pra cá, recebi comentários de pessoas relembrando a Líder FM dessa e de outras fases. Alguns são tão bons que me deixaram, já na época, com vontade de escrever um novo post só para que eles ficassem mais "visíveis".

Nesta terça-feira, o Edmauro Novais, que teve participação essencial no primeiro post, enviou imagem da capa de outro CD da rádio na fase Black, retirada de um blog que disponibiliza a playlist e o link para download do CD. Foi…

Um pouco da história da Rádio Tupi AM (SP)

Muita gente reclama da "falta de memória" da TV, não só pelo descaso das emissoras que apagavam seus arquivos sem a menor culpa, mas também pela dificuldade em encontrar informações consistentes e confiáveis sobre a história da televisão. Quem reclama tem razão, mas essa falta de memória nem se compara com a escassez de registros sobre a história do rádio!

Tive que procurar, para um trabalho, a história da Tupi AM de São Paulo, e descobri que não existe nenhum lugar que traga essas informações. Para se ter uma ideia, não consegui encontrar nem o ano em que a Tupi AM de Paulo Abreu foi inaugurada!

Encontrei alguns dados em diversos endereços na Internet - faço questão de deixar os links ao longo do texto - que, aliados ao pouco que lembrava, me ajudaram na montagem do quebra-cabeças da trajetória (ou das trajetórias) da Tupi.

O resultado não ficou tão completo quanto esperava, mas deixo aqui o que encontrei, primeiro por não ter visto essa história resumida em nenhum lugar, e de…

Especial: As vinhetas de abertura e encerramento da programação na TV

Antes da TV paga ou da multiplicação de televendas e telepastores, era padrão as emissoras de TV não permanecerem no ar 24 horas por dia. No máximo, a Globo "virava" as noites de sexta e sábado com o lendário "Corujão"; as demais - incluindo a Globo em outros dias - só funcionavam de madrugada em ocasiões esporádicas e especiais.

Por isso, quase todas se preocupavam em criar vinhetas específicas para a chegada e despedida diárias. E, diferente do que se esperaria de vinhetas exibidas duas vezes por dia nos horários mais periféricos da grade, muitas delas foram marcantes na história das emissoras e são lembradas até hoje.

Preparei uma lista com algumas das mais famosas. Os vídeos são antigos e estão no YouTube há muito tempo, mas são alguns dos meus favoritos - e imagino que não sejam só meus.


GLOBO

Nos primeiros anos de Hans Donner, uma sequência de formas tridimensionais ilustrava a mensagem de encerramento:


Na década de 1980, a mensagem foi substituída pela apresentaç…