Capital pode ser a próxima AM a ocupar uma frequência em FM

Mal saiu a notícia de que a Antena 1 do Rio de Janeiro dará lugar a outra emissora, que tem chance de ser um clone da Super Tupi AM, e já se fala em outra emissora popular do AM querendo repetir (literalmente) seu "sucesso" em FM. Trata-se da Capital, segunda colocada no IBOPE em São Paulo e casa de grandes nomes do AM popular, como Eli Corrêa e Paulo Lopes. Rodney Brocanelli explica melhor, em texto disponível no Rádio Base.

O Grupo Rádio Capital está fortemente interessado em adquirir uma emissora FM na cidade de São Paulo para agregar a esse grupo empresarial liderado pela Rádio Capital AM. Na lista das emissoras AM da Grande São Paulo, a Capital está em segundo lugar em audiência e chega a liderar em várias faixas da programação. Entre os comunicadores da Rádio Capital está o campeão de audiência Eli Corrêa, com um programa pela manhã e um à tarde. A Capital AM, que também conta com equipe de Jornalismo e uma completa equipe de Esportes, está em etapa de expansão, num momento de saudável estabilidade financeira e ampla credibilidade entre ouvintes e anunciantes, daí a decisão de levar sua programação para um público ainda maior, por meio de uma FM.

No mesmo post, Marco Ribeiro classificou quais FMs de São Paulo teriam mais chances de dar lugar ao clone da Capital. Veja a lista completa aqui.

Apostaria, mais uma vez, na Brasil 2000, mas o acordo com a Eldorado deixa ela um pouco mais longe do "alvo".

Entre as apontadas como "arrendáveis", as candidatas mais fortes são a Ômega (atual Expressão) e a Imprensa (mesmo a segunda tendo audiência e tendo uma programação estável há mais de 10 anos).

Também acredito nas "chances" da Tropical, a maior perda nos três casos: é uma rádio popular muito competente e com um estilo em "extinção" que lembra muito os últimos anos da Cidade/Sucesso - e lembra propositalmente, a começar pelo slogam "Sucesso em 1º Lugar".

Contudo, nem todas foram citadas, incluindo algumas das candidatas mais fortes:

- A Laser (88.5) ainda não estreou programação;

- A Vida (96.5) está com o sinal bom em toda a Grande São Paulo;

- A Delta (97.3) está alugada para o David Miranda, mas poderia repetir o que aconteceu com a Metropolitana Paulista, que chegou a renovar o contrato com a Deus é Amor e rescindiu em seguida, trocando as pregações pela SulAmérica Trânsito (leia "trocando o dinheiro da igreja por mais dinheiro da Band/SulAmérica");

- A Terra (98.1) já tem público de AM popular e poderia transferir sua programação para os 1330 KHz - ou para outro canal da Mundial/CBS em AM;

- A Musical (105.7), arrendada há 10 anos, também está no esquema do "quem paga mais, leva".

A maioria dessas, pra não dizer todas, não representariam grande perda para o dial de São Paulo - ainda que eu também seja contra essas réplicas de AM em FM.

Comentários

Postagens mais visitadas